Reinventando o básico: veja o novo drop da marca Muitas Coisas, do DF
Neste mês, a etiqueta independente lançou peças inspiradas na nova identidade visual, que marca um momento diferente
atualizado
Compartilhar notícia
Novo ano, novos ares. A marca brasiliense Muitas Coisas está de cara nova e lançou um drop neste mês, inspirado na identidade visual repaginada. A coleção-cápsula Reinventando o Básico, disponível na loja virtual da marca, faz um trocadilho entre a pegada básica das peças e a necessidade de reinvenção proposta pelo momento atual. De quebra, o lançamento acompanha uma campanha com parcerias marcantes, mantendo o lema Vista-se de você.
Vem saber mais detalhes!
Novidades do drop
Este novo drop inclui três camisetas básicas, óculos de sol, meias e uma ecobag. Desde o início, as t-shirts são o carro-chefe da Muitas Coisas, mas a intenção é expandir o leque de opções. “Todos estamos aprendendo a reinventar as coisas básicas, valorizar o simples e, mais do que nunca, temos que renovar pensamentos e atitudes, dar valor ao que antes era cotidiano”, explica Pedro Martins, fundador da marca, sobre o conceito da coleção.
O logotipo atual, que decora as novidades, forma o desenho de uma folha com as iniciais da etiqueta. O idealizador da label explica que a ideia da tipografia é transmitir humanidade, modernidade e atitude, sem deixar de lado a irreverência, que aparece nas letras invertidas. A identidade visual foi desenvolvida pela designer Mirela Marques, dona da agência Ginga, de Americana (SP).
Quando lançou a Muitas Coisas, em outubro de 2018, Martins queria que ela fosse vista além da moda, como uma marca de comunicação. Inspirada pela música, a label baseada em Ceilândia (DF) sempre propõe reflexões nos lançamentos. “Provas disso são os feedbacks que recebo. Hoje, a Muitas Coisas deixou de ser vista como um hobby. As pessoas estão enxergando como uma marca que comunica ideias e agrega valor”, comenta.
O jovem empresário acredita que a pandemia acelerou o processo de amadurecimento da etiqueta. “Esquecemos o lucro e focamos no mínimo que precisamos para passar por este momento e continuar gerando renda para quem trabalha com a gente: costureiras, serigrafos, motoboys, ilustradores e designers”, destaca.
Reinvenção de lugares
Sob o olhar do fotógrafo Renato Mori, a campanha da coleção Reinventando o Básico tem como cenário a Piscina com Ondas, endereço icônico do Parque da Cidade que marcou a memória dos brasilienses, mas fechou em 1997. Nos últimos anos, o espaço recebeu eventos esporádicos. No entanto, segue desativado.
A necessidade de uma “reinvenção” da piscina foi o que motivou Pedro a escolher o local. “É inacreditável a quantidade de locais irados que temos aqui e estão completamente abandonados. Eu pude perceber isso mais de perto quando saí para fazer a curadoria dos possíveis locais para fazer o ensaio”, explica.
Relação com a música
Reafirmando os laços com a música, a Muitas Coisas fez parcerias de divulgação com dois músicos para este lançamento. Lucas Furtado, baixista da banda Scalene e apoiador de longa data da marca, fez direção, roteiro, captação, edição e produção do vídeo da campanha. A música de fundo é uma faixa de um projeto solo do artista. O rapper Nauí, por sua vez, é o autor e narrador do texto que acompanha o registro.
Pedro Martins conta que fez o convite a Nauí pelo Instagram e sempre admirou o trabalho do artista. “Curtia as letras e o estilo dele nas batalhas de improviso e, também, por ele vir de uma realidade bem próxima à minha. Ele foi criado ali em Taguatinga, e eu sou de Ceilândia”, conta.
Desde 2018, a marca fez collabs com o bloco de carnaval Divinas Tetas e a Banda Lupa. Vestiu artistas no palco de diferentes festivais, incluindo Lollapalooza, Rock in Rio, Porão do Rock e Lifa Brasil.
Festival Se Liga!
Em julho do ano passado, a Muitas Coisas organizou um festival de música on-line beneficente, com lives das bandas Scatolove, Scalene, Plutão Já Foi Planeta e Francisco, El Hombre, além de participações de grupos brasilienses na abertura de cada apresentação. Por meio de QR codes exibidos nas telas durante as lives, a Muitas Coisas recebeu doações e, com isso, arrecadou 1 tonelada de alimentos para apoiar o coletivo Backstage Brasília.
Antes do festival, realizado com patrocínio de uma rede de supermercados, a marca já havia arrecadado 1 tonelada de alimentos na campanha beneficente do drop O Inverno Vai Passar, lançado em junho. O Backstage, como a coluna contou anteriormente, surgiu para apoiar os profissionais que trabalham nos bastidores de eventos musicais.
Para este ano, não existem planos de uma nova edição do festival, a princípio. Contudo, Pedro Martins gostaria de organizar uma edição presencial quando a pandemia acabar. Quanto às próximas novidades da marca, ele adianta que está avaliando a possibilidade de algumas collabs.
Colaborou Hebert Madeira