metropoles.com

Reebok e Maison Margiela lançam tênis com o polêmico bico dividido

A nova colaboração reinterpreta um sneaker clássico da etiqueta esportiva com o detalhe marcante da marca francesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reebok/Maison Margiela/Divulgação
Classic Leather Tabi
1 de 1 Classic Leather Tabi - Foto: Reebok/Maison Margiela/Divulgação

A parceria entre a Maison Margiela e a Reebok, anunciada ano passado, trouxe mais uma novidade. No último mês de setembro, a primeira collab chegou às vitrines com um calçado híbrido que reúne códigos das duas marcas. Um desses códigos é o polêmico bico dividido das botas Tabi, introduzidas pela grife francesa em 1988. Agora, o detalhe aparece em um tênis famoso da etiqueta esportiva, o Classic Leather.

Vem saber mais detalhes!

Giphy/Reebok/Maison Margiela/Reprodução

Classic Leather Tabi

O tênis Classic Leather Tabi traz outra assinatura marcante da Margiela, além do bico dividido. O couro napa preto do cabedal tem um revestimento branco pintado à mão, que craquela e descama propositalmente com o tempo. Esse acabamento, utilizado em peças da grife francesa, chama-se Bianchetto.

Entre os detalhes adicionais, é possível notar símbolos vetoriais da Reebok e o logotipo da Maison Margiela na lingueta, enquanto a lateral do calçado ganha o logotipo da marca esportiva. A entressola é feita de EVA. As duas etiquetas descrevem a peça como a “versão mais destilada” de seus códigos até hoje.

Há alguns dias, Kim Kardashian West soltou a primeira prévia do tênis colaborativo por meio do Stories do Instagram. Em um post, a empresária e influenciadora digital mostrou que recebeu o calçado de presente da equipe das duas marcas. Pelo “spoiler”, já era possível notar o revestimento feito à mão.

Maison Margiela x Reebok - Classic Leather Tabi
Este é o tênis Classic Leather Tabi, nova colaboração entre a Reebok e a Maison Margiela

 

Maison Margiela x Reebok - Classic Leather Tabi
O calçado é uma mistura do tênis Classic Leather com o bico dividido, batizado de Tabi, detalhe icônico (e polêmico) que aparece em calçados da Margiela

 

Maison Margiela x Reebok - Classic Leather Tabi
A lingueta do sneaker mostra o logotipo da Margiela e os vetores da Reebok

 

Maison Margiela x Reebok - Classic Leather Tabi
O cabedal é de couro napa e a entressola, de EVA

 

Maison Margiela x Reebok - Classic Leather Tabi
O calçado é revestido com o acabamento Bianchetto: uma camada de tinta branca que craquela propositalmente e descama a cada uso

 

Kim Kardashian mostra o Classic Leather Tabi
Há alguns dias, Kim Kardashian deu a primeira prévia do modelo pelo Instagram Stories

 

Silhueta Tabi

A silhueta Tabi foi introduzida pela grife francesa na coleção primavera/verão 1989, inspirada nas meias japonesas de mesmo nome, do século 15. Desde então, o icônico (e polêmico) bico dividido, que lembra patas de camelo, apareceu em botas, scarpins, sapatilhas e outros modelos de calçados.

No ano passado, as duas marcas apostaram no estilo Tabi quando lançaram os sneakers de cano longo Tabi Instapump Fury Hi e Lo. Os modelos apareceram pela primeira vez no desfile de primavera/verão 2020 alta-costura e, depois, no show de outono/inverno 2020 prêt-à-porter.

O tênis Classic Leather foi lançado pela Reebok em 1983 e é um dos mais famosos da empresa esportiva. Com a parceria, as duas etiquetas reúnem funcionalidade e atemporalidade.

Maison Margiela x Reebok
Este é o Tabi Instapump Fury Lo, uma mistura das botas Tabi com o tênis Instapump Fury, da Reebok. A versão com salto se chama Tabi Instapump Fury Hi

 

Desfile de primavera/verão 2020 alta-costura da Maison Margiela
O calçado foi o primeiro lançamento da colaboração de “várias temporadas” anunciada pelas duas marcas em 2020, e apareceu pela primeira vez no desfile de alta-costura primavera/verão 2020, em janeiro daquele ano

 

Desfile de outono/inverno 2020 prêt-à-porter da Maison Margiela
A peça curiosa também apareceu no show de outono/inverno 2020 prêt-à-porter, em fevereiro do ano passado

 

Calçado da linha Tabi - Maison Margiela
A silhueta Tabi, conhecida pelas botas da Maison Margiela, foi introduzida no ano de criação da marca, 1988, na coleção primavera/verão 1989

 

Calçado da linha Tabi - Maison Margiela
O polêmico bico dividido pode até não agradar a todo mundo, mas já foi interpretado em vários modelos diferentes de calçados

 

Parcerias com outras marcas

O Classic Leather Tabi chegará exclusivamente aos e-commerces da Maison Margiela e da Reebok no dia 30 de janeiro. A parceria entre as duas empresas deve durar várias temporadas, conforme anunciado em 2020. Desde que John Galliano assumiu a direção criativa, em 2014, a grife francesa nunca havia feito colaborações com outras marcas, exceto pelas collabs da linha MM6 Maison Margiela.

Em 2013, a etiqueta parisiense lançou tênis em parceria com a Converse, utilizando a mesma técnica que desgasta a tinta branca. “A Maison sempre foi obcecada pelo branco; é usado como uma camada para dar uma sensação de incógnito. Uma espécie de poesia, com o passar do tempo, o sapato se afirma”, compartilhou a marca, à época.


Colaborou Hebert Madeira

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?