RBD: o estilo inconfundível da banda que marcou uma geração
Com shows marcados para novembro no Brasil, o grupo mexicano usa visuais ousados na turnê de comeback. Confira análise
atualizado
Compartilhar notícia
O início dos anos 2000, sem dúvidas, foi marcado pela novela mexicana Rebelde. O fenômeno foi tão grande que os atores intérpretes dos personagens deram vida à banda RBD. As músicas da obra cinematográfica foram um sucesso e a canção Y Soy Rebelde, à época, virou trilha sonora nas escolas entre as crianças e os adolescente. Discussões para decidir quem se transformaria na Mía ou na Roberta – Lupita, claro, frequentemente de lado – também tomavam conta das brincadeiras.
A última apresentação ao vivo do RBD havia ocorrido em Madri, na Espanha, no dia 21 de dezembro de 2008. Recentemente, quase 15 anos depois, a banda decidiu voltar aos palcos, com oito apresentações em solo brasileiro marcadas. Para entrar no clima de “rebeldia”, a coluna então traz alguns dos looks da turnê que o grupo têm ousado em usar. Vem conferir!
Las chicas
O look Rebelde já foi o auge da moda jovem. Quem nunca quis sair por aí de minissaia, camisa branca e gravata vermelha? Mas, para além dos famosos uniformes da Elite Way School, Anahí, Dulce Maria e Maite Perroni, que interpretavam Mía, Roberta e Lupita na novela, respectivamente, sempre apostaram em visuais audaciosos.
A característica mais marcante desse estilo era a cintura baixa, que se tornou uma das assinaturas das meninas da banda. Minissaias, croppeds que mal cobriam o umbigo, pedrarias extravagantes em todas as peças e jeans skinny são apenas alguns exemplos dos elementos que compunham esses looks únicos e polêmicos.
As tendências dos anos 2000, claro, nunca poderiam ser deixadas de lado. Para a turnê deste ano, o trio segue com roupas curtas e repletas de brilhos, com as personalidades bem definidas por meio das estéticas das produções escolhidas.
Los chicos
Quem acompanhou o grupo mexicano desde o começo sabe que o visual de Christopher von Uckermann, Christian Chávez e Afonso Herrera (que não está no comeback do grupo), os intérpretes de Diego, Giovanni e Miguel, sempre foi de fato rebelde. Camisas desabotoadas, calças rasgadas e regatas faziam parte do guarda-roupa de cada um deles.
Porém, com a evolução da moda masculina na sociedade, do começo dos anos 2000 para cá, a pegada agênero se fez mais presente. Agora, Christopher e Christian ousam ainda mais na turnê e mostram que normas de vestimentas são para quem tem masculinidade frágil.
Calças de couro coladas, croppeds, transparência, paetê e muita cor são destaque nas escolhas do figurinos. Apesar de muito diferente do que era apresentado antigamente, o estilo de Christopher e Christian na turnê mostra que a banda nunca parou no tempo — ela apenas evoluiu.
Uma volta no tempo
A banda RBD não era apenas um fenômeno musical; foi uma influência inegável no mundo da moda que marcou toda uma geração. Os looks, tanto nas premiações quanto nos palcos, eram dominados por uma estética ousada e inconfundível, que dividia opiniões, mas, ao mesmo tempo, conquistou muitos fãs.
Para aguçar ainda mais essa nostalgia, vale a pena revisitar alguns dos looks icônicos usados por esses artistas memoráveis. Confira:
O estilo característico dos personagens da novela Rebelde marcou uma geração. Agora, com o retorno do RBD, os fãs têm a oportunidade de reviver não apenas as músicas, mas também o visual que fez parte de muitas vidas durante anos. É uma celebração de uma era inesquecível da cultura pop e da moda, que continua a cativar os corações daqueles que cresceram com o fenômeno.
A turnê Soy Rebelde está programada para desembarcar no Brasil em novembro deste ano, com apresentações marcadas para os dias 9 e 10 no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, e nos dias 12, 13, 16, 17 e 18 no Allianz Parque, em São Paulo. Todos os ingressos estão esgotados.