metropoles.com

Randoseru: descubra a história da tradicional mochila escolar japonesa

Usado por crianças nativas há mais de 100 anos, o modelo de bolsa simboliza o início da relação do país com o Ocidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kwanchaichaiudom/Getty Images
Duas moças posam para a foto. De mãos dadas à uma mulher adulta, a jovem menina carrega sua mochila preta.
1 de 1 Duas moças posam para a foto. De mãos dadas à uma mulher adulta, a jovem menina carrega sua mochila preta. - Foto: Kwanchaichaiudom/Getty Images

Entre tantas as peculiaridades que diferenciam o Japão do Ocidente, a moda é uma das mais notáveis. Com a randoseru, tradicional mochila escolar, os nativos são introduzidos desde pequenos a histórias e costumes que formam a cultura local.

Vem conhecer!

Duas garotas posam de costas expondo suas mochilas vermelhas idênticas
Randoseru é o modelo de mochila usado pela maioria dos japoneses na escola

 

A história da randoseru começou no século 19, ao fim do período Edo. O Japão teve o primeiro contato com o Ocidente europeu, após a queda da era Xogunato Tokugawa.

Por se tratar de um período de evolução industrial e expansão de influências, o país passou a importar costumes de outras regiões do mundo. As primeiras randoseru devem ter aparecido nessa época como um dos itens deixados pelos viajantes, segundo historiadores.

Acredita-se que o modelo tenha chegado ao Japão por meio dos holandeses ou alemães, por conta da similaridade na pronúncia e escrita da palavra “mochila” em ambas as línguas (ransel, em holandês, e ränzel, em alemão). Na Primeira Guerra Mundial, a peça foi fundamental durante os conflitos: permitia que os militares carregassem objetos enquanto empunhavam armas.

Mulher posa para a foto. De costas, ela exibe sua mochila em tom caramelho enquanto se protege da chuva com seu guarda-chuva branco. A mulher veste um casaco preto e calça jeans azul enquanto caminha.
O modelo atende a diversas idades

 

Rapaz posa para a foto. Abrindo uma porta, o jovem menino apoia sua mão na lateral enquanto abre a porta. Vestindo um terno preto listrado, ele carrega sua randoseru de couro preto nas costas.
As crianças esperam pela primeira mochila, como um marco

 

O design da randoseru

Em momentos de guerras, as mochilas podiam ultrapassar a linha da cintura, para carregar o máximo de materiais e equipamentos possíveis. Inicialmente, feitas em tecidos leves para os soldados, as randoseru passaram ao longo do tempo a ter um desenho mais alinhado, deixando as necessidades táticas de lado.

Há mais de 100 anos, as crianças japonesas usam a bolsa feita em couro — ou outros materiais resistentes — com formato quadrado, como um símbolo passado entre gerações. No interior, o produto vem com um compartimento principal, separado para livros, cadernos e até tablets digitais, além de vários bolsos menores. Algumas peças englobam alça e fivela coberta pela aba que aperta os objetos dentro das divisões da mochila.

Tradicionalmente, a uniformidade era mais evidente, com meninos carregando randoseru pretas, e meninas, vermelhas. Nos últimos anos, a crescente discussão sobre diversidade e individualidade levou varejistas a oferecerem as mochilas mais variadas, com direto a estampas, personagens de desenhos animados e bordados.

Atualmente, o lilás tem mais popularidade que o vermelho entre as garotas, de acordo com a Randoseru Association. Apesar das variações de tonalidades e mais volume interno, o formato e a estrutura das bolsas permaneceram consistentes ao longo de décadas.

Garota posa para a foto. Sentada no chão de madeira em frente a uma porta também amadeirada, a menina observa sua bolsa lilás, segurando uma das alças. A jovem garota veste um macacão jeans azul e uma meia longa cinza.
As bolsas podem ter formato quadrado ou retangular

 

Três pessoas aparecem na imagem. De costas, duas crianças estão de mão dadas à um homem no meio. A direita, um garoto carrega uma bolsa azul e a esquerda, uma menina leva uma bolsa marrom com bordas rosas.
Atualmente, há variações de cores, mas as silhuetas são padronizadas

 

A tradição de igualdade

Assim que uma uma criança japonesa completa 6 anos, ela é introduzida aos estudos de forma obrigatória no Japão. Divida em três períodos — escola primária, ginásio e colegial — a fase escolar consiste em cerca de 12 anos de estudos, antes da faculdade.

Pela história, a tradição surgiu após o príncipe Yoshihito, que viria a se tornar o imperador, ter ganhado uma mochila do então primeiro-ministro, Ito Hirobumi. Naquele tempo, passou a ser proibido que nobres levassem servos para carregar os materiais escolares, o que transformou a randoseru em um símbolo de igualdade.

Na atualidade, o ato representa uma espécie de rito de passagem, pelo qual diversas crianças são presenteadas com as primeiras mochilas, com custo de em média 60 mil ienes (aproximadamente R$ 2.134). Em abril, começo do ano letivo japonês, a busca pelo modelo tende a crescer; isso eleva o valor da bolsa, mas não impede que as pessoas mantenham a tradição.

Duas moças posam para a foto. A direita, uma mulher adulta vestindo um terno e carrendo uma bolsa comum, estende sua mão direita sob a cabeça de uma jovem com um casaco branco e mochila azul.
Presentear uma criança com uma randoseru pode simbolizar uma passagem de conhecimento

 

Garota posa para a foto. Em frente a uma árvore com flores rosas, a menina suegre de costas para a imagem, vestindo um casaco preto e carregando sua mochila
A cultura japonesa entende a randoseru também como um símbolo de igualdade social

 

Geralmente, os pequenos estudantes ganham a peça dos avós, mas a tradição não impede que os pais presenteiem as crianças. Pela legislação, não existem regras do governo que obriguem as pessoas a comprarem a randoseru como acessório escolar. O item é mantido pelos japoneses por gosto pessoal e costume.

Os primeiros itens duram em média seis anos com cada criança, correspondente ao tempo da escola primária. Cada mochila suporta até três quilos. São confeccionadas, inclusive, versões resistentes à água que tendem a ter mais durabilidade.

Garota posa para a foto. Olhando para a imagem, ela carrega sua mochila preta enquanto veste um conjunto de camiseta e short verde água
A Nike Randoseru está disponível na Nike Japan

Curiosidades

Em 2023, a marca norte-americana Nike lançou a própria versão da randoseru, com fabricação e venda no Japão. O produto foi desenvolvido com variações em preto e vermelho; preto e azul; e, por fim, preto e prata.

Como uma peça exclusiva para o público japonês, a Nike Randoseru é uma demonstração de apreço pelo país oriental. Pode ser encontrada para compra apenas na Nike Japan.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?