metropoles.com

Ralph Lauren e Gucci cancelam desfiles por causa do Covid-19

Semanas de moda de Tóquio e Seul também foram canceladas nos últimos dias devido ao surto do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniele Venturelli/Getty Images for Gucci via Getty Images
modelos vistos através do vidro
1 de 1 modelos vistos através do vidro - Foto: Daniele Venturelli/Getty Images for Gucci via Getty Images

O impacto do surto de Covid-19 trouxe mais consequências para a indústria da moda nos últimos dias. O grande evento mais recente a ser cancelado é o desfile de outono/inverno 2020 da Ralph Lauren, que ocorreria no fim de abril. A marca italiana Gucci também anunciou o cancelamento do desfile Cruise 2021, que teria São Francisco como endereço.

A etiqueta norte-americana, que não desfilou na última Semana de Moda de Nova York, planejava uma apresentação na Big Apple no fim do próximo mês. Com ela, sairia do formato see-now-buy-now, no qual investe desde setembro de 2016.

Na noite dessa terça-feira (03/03), um porta-voz da label informou que a medida visa saúde e segurança. “À luz das incertezas relacionadas ao novo coronavírus em todo o mundo, decidimos cancelar nosso programa de outono 2020 como medida de precaução e por respeito a nossas equipes, parceiros e consumidores”, comunicou.

Já o desfile da Gucci, adiado nessa segunda-feira (02/03), estava agendado para o dia 18 de maio. Alessandro Michele, diretor criativo da label, havia escolhido a cidade californiana devido à diversidade cultural local.

“A decisão sobre o novo horário e a localização será anunciada posteriormente, quando a situação se tornar mais clara. No momento, nossos pensamentos estão com todos os afetados em todo o mundo”, comunicou a etiqueta de luxo.

Randy Brooke/Getty Images
A Ralph Lauren é a grife mais recente a cancelar um desfile por causa do novo coronavírus

 

@gucci/Instagram/Reprodução
O desfile Resort 2021 da Gucci, que ocorreria em São Francisco, foi adiado devido ao surto da doença Covid-19

 

Juan Gartner/Getty Images
O novo coronavírus tem impactado na indústria da moda, com efeitos no calendário de grandes eventos do segmento

 

Ore Huiying/Getty Images
As semanas de moda de Tóquio (Japão) e Seul (Coreia do Sul) também foram canceladas

 

Resta aguardar se as outras grifes com desfiles marcados no exterior, para a temporada resort, tomarão medidas similares à Gucci. As francesas Dior e Chanel, por exemplo, pretendem desembarcar na Itália para apresentar as novidades de alto-verão.

Na última Semana de Moda de Milão, Giorgio Armani transmitiu pela internet o desfile de outono/inverno 2020, realizado sem audiência. A marca tem um show agendado para o mês de abril, em Dubai. A Versace escolheu os Estados Unidos como point do resort 2021, enquanto a Max Mara pretende desembarcar em São Petersburgo, na Rússia.

Outra marca italiana que cancelou o desfile da temporada resort foi a Prada, em fevereiro. A grife conduzida por Miuccia Prada – e, agora, Raf Simons – apresentaria a coleção em Tóquio, no dia 21 de maio.

Pouco antes, a Chanel adiou um show na China, também marcado para maio, que reproduziria o último desfile Métiers D’Art. Sem falar no cancelamento de várias feiras de negócios, como a tradicional de relógios de Genebra, na Suíça, agendada para abril.

@giorgioarmani/Instagram/Reprodução
Temendo a contaminação dos convidados em meio ao surto do novo coronavírus na Itália, Giorgio Armani apresentou a nova coleção sem audiência, com transmissão on-line

 

Max Mara/Divulgação
Resta aguardar se outras grifes com desfiles marcados em outros países tomarão medidas similares. A Max Mara, por exemplo, pretende desembarcar na Rússia para o resort 2021

 

Estrop/Getty Images
A Chanel já cancelou um desfile na China, que ocorreria em maio, e deve desfilar o cruise 2021 na Itália

 

Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
A Prada adiou um show no Japão

 

Estrop/Getty Images
Francesa, a Dior também marcou a apresentação de alto-verão na Itália

 

Tóquio e Seul

Os calendários de moda dos países asiáticos têm sido os mais afetados pelo surto da doença. Na China, as fashion weeks de Xangai e Pequim foram adiadas, assim como a Seul Fashion Week, na Coreia do Sul. As três ocorreriam em março. Depois de longas discussões, a Japan Fashion Week Organization decidiu cancelar a Rakuten Fashion Week, semana de moda de Tóquio, como foi anunciado nessa segunda-feira (02/03).

“Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para pedir desculpas a todas as pessoas que dedicaram tempo e esforço para participar deste evento. Lamentamos sinceramente por ter que chegar a essa decisão decepcionante”, informa o comunicado no site oficial.

A exemplo do que fizeram as semanas de moda europeias, que forneceram recursos digitais para as marcas chinesas que deixaram de desfilar, a Japan FW promete oferecer às grifes “suporte para todas as oportunidades comerciais”. O evento ocorreria entre os dias 16 e 21 deste mês.

Koji Hirano/Getty Images
O cancelamento da Rakuten Fashion Week para a temporada outono/inverno 2020 foi anunciado nessa segunda-feira (02/03)

 

Chung Sung-Jun/Getty Images
A Seul Fashion Week, na Coreia do Sul, também foi cancelada

 

VCG/VCG via Getty Images
O adiamento das semanas de moda de Xangai e Pequim, inicialmente previstas para o mês de março, foi anunciado ainda em fevereiro

 

O surto da doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, começou no fim de dezembro de 2019, na China, onde já matou mais de 2,9 mil pessoas. Em outros países, provocou, até o momento, 120 óbitos.

O Brasil tem dois casos confirmados da doença. O primeiro deles foi anunciado no dia 26 de fevereiro. O país tem mais 488 casos suspeitos, como informou o Ministério da Saúde nessa terça-feira (03/03/2020). No mundo inteiro, são quase 91 mil casos suspeitos, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Colaborou Hebert Madeira

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?