Quer economizar? Veja dicas de como comprar roupas na Black Friday
A aguardada sexta-feira de descontos está chegando. Confira algumas estratégias para garantir os itens desejados por preços reduzidos
atualizado
Compartilhar notícia
Para os consumidores mundo afora, a Black Friday é uma das ocasiões mais aguardadas do calendário. O “evento” ganhou força nos Estados Unidos, mas já virou um costume mundial, inclusive no Brasil. Antes mesmo da última sexta-feira do mês de novembro, data oficial, o varejo já apresenta as promoções em cima dos produtos ofertados. Com as marcas de moda, não é diferente. A coluna lista algumas recomendações para quem deseja garantir boas peças por um valor interessante.
Vem conferir!
A Pesquisa de Expectativas Black Friday 2022, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), feita em todo o país, aponta uma estimativa de venda 6% superior ao da mesma data do ano passado. O ticket médio esperado nos shoppings é de R$ 229,30. Já os descontos oferecidos variam entre 10% a 70%.
Com tantas ofertas, um simples passeio pelas lojas pode ser tentador. À medida que as decorações de Natal iluminam os centros de compras, as vitrines estampam adesivos chamativos de promoções. Para quem vai às compras sem uma lista pré-definida, a data comemorativa pode se tornar uma verdadeira cilada.
Na euforia, muitos deixam de provar as peças, olhar os detalhes e possíveis avarias, e, inclusive verificar se o tamanho de fato é correto. A consultora de estilo Camile Stefano, especialista em imagem pessoal e corporativa, avalia que em cenário de saldos significativos, os consumidores precisam agir com a razão ao invés da emoção. Mas, grande parte das vezes, faz-se o contrário.
“Na hora de comprar, é importante ter em mente o que realmente condiz com o seu guarda-roupa e combina com as outras peças. Assim como uma lista de supermercado, ter um ‘guia’ do que faz sentido para você pode ser uma estratégia para enfrentar as tentações em liquidação”, aconselha.
A temporada de promoções também podem ser a oportunidade perfeita para sair da zona de conforto — seja para comprar uma peça mais ousada, seja para aproveitar as últimas tendências. Depois de verificar se aquilo realmente faz sentido para você, talvez valha a pena arriscar. Camile explica que apenas usando a roupa é possível ter a certeza se dá certo ou não. Caso contrário, o desapego é mais fácil, visto que não foi um grande investimento.
O mesmo se estende ao ambiente virtual. Há uma variedade infinita de modelos e estilos na internet, e, é claro, a principal desvantagem é a impossibilidade de provar as roupas. Para não ter erro, a consultora de estilo indica comprar modelagens de costume, com cortes que caiam bem. Vale usar a tabela de medidas disponibilizadas pelas lojas; na dúvida, optar sempre pelo tamanho maior. “Ajustar é sempre possível, mas aumentar uma peça não”, enfatiza.
Oportunidades
Muitas marcas já começam a fazer o “esquenta” para a Black Friday, disponibilizando, de forma antecipada, descontos imperdíveis para quem quer aproveitar a oportunidade. Uma delas é a Fiever, etiqueta jovem do grupo Arezzo & Co. Nos dias 25, 26 e 27, os descontos chegarão até 70% off. Além dos calçados, bolsas e mochilas também entram na promoção. Entre os dias 28 e 30, vouchers extras serão liberados pela empresa.
A Troc, plataforma online de roupas e acessórios de segunda mão, colocará mais de 20 mil peças com redução de preços, tanto nas lojas físicas quanto no site. “Com os descontos da Troc Friday, chegaremos a até 90% de desconto do valor em peças selecionadas. Entendemos que essa é, realmente, uma super oportunidade para os nossos consumidores”, comentou a CEO da Troc, Luanna Toniolo, em comunicado à imprensa.
O Gallerist, multimarcas de luxo fundada pelas irmãs Mariana, Fernanda, Carolina e Amanda Cassou, já está em clima de sale. O cashback de 10% para gastar no próximo mês foi a aposta da empresa. Além disso, o e-commerce do Gallerist está com a liquidação Shop by Shape. Todos os dias há descontos disponíveis para diferentes categorias de produtos.
A Dafiti também preparou condições especiais para os clientes. No dia 17 de novembro, o e-commerce realizou uma ação inédita, onde, das 17h às 18h, mais de 30 bolsas de marcas selecionadas saíram a R$1. A maior fashiontech da América Latina está com diversas promoções exclusivas em itens de mais de 7 mil marcas presentes em seu portfólio, como Hugo Boss, Le Lis Blanc, Adidas, Santa Lolla, GAP, Vans, Ralph Lauren, e Colcci.
Cuidado com os preços baixos…demais
No entanto, é preciso ficar atento ao locais escolhidos para realizar as compras. Fellipe Guimarães, CEO da Codeby e especialista em negócios digitais, destaca que deve-se sempre dar preferência a empresas consolidadas. “Não caia na tentação ao ver um preço muito abaixo dos praticados pelas lojas oficiais. Às vezes, uma oferta tentadora esconde um golpe”, destaca o profissional.
Antes de comprar, analise se a URL é compatível com o site que deseja ir. Em alguns casos, elas não são escritas de forma correta. O especialista afirma que as formas de pagamento disponíveis também podem ser um alerta. Normalmente, os sites falsos oferecem somente as opções via boleto bancário ou Pix. Caso esteja indo pagar por algum produto e se deparar com essa situação, desconfie.
O Instagram também está repleto de marcas com produtos interessantes. Para que as compras em lojas menores sejam um sucesso, Fellipe Guimarães indica checar o CNPJ, número de telefone para contato, comentários de compradores e até mesmo se as fotos parecem autênticas.
“Veja também a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui e Google Pesquisa, que são um termômetro para saber sobre a qualidade e entrega dos produtos. Verifique se a loja online possui um ambiente seguro através de selos como ‘Internet Segura’ e ‘Site Seguro’ no topo ou final da página”, recomenda o especialista Fellipe Guimarães.
Colaborou Marcella Freitas