Projeto Top Cufa busca revelar modelos do DF para a moda brasileira
Na 6ª edição, o concurso procura talentos das periferias brasilienses para atuar nas passarelas e em campanhas publicitárias
atualizado
Compartilhar notícia
O Top Cufa, concurso organizado pela Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa DF), tem como objetivo revelar modelos para a indústria da moda e ser uma porta de entrada para jovens no mercado de trabalho. A sexta edição do do evento começa em maio, com as inscrições, e termina em junho, com o anúncio dos vencedores após as provas finais.
Vem saber mais!
Para muitos, a moda é sinônimo de tendências que vêm e vão na velocidade da luz e de consumo desenfreado. Para outros, a área pode significar um universo de possibilidades e até uma mudança de vida. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a moda emprega 8 milhões de pessoas, entre trabalhadores diretos e indiretos.
Com o objetivo de abrir portas e mostrar oportunidades que não foram antes almejadas, até por falta de conhecimento, a unidade brasiliense da Central Única das Favelas criou o Top Cufa. O concurso visa ser a ponte para um futuro melhor e dar o suporte necessário para que modelos da periferia acreditem em si e mostrem seu potencial.
Datas e etapas
Após uma primeira edição nacional, em 2012, o concurso foi regionalizado e ganhou o formato atual. No Distrito Federal, o evento chega à sua sexta edição com uma estrutura mais consolidada e apoio da Secretaria de Turismo.
Segundo Anderson Quack, diretor artístico da iniciativa, o mercado de moda ainda é muito restrito, daí a necessidade de expandir, de diversificar e espalhar conhecimento. “A Cufa atua incentivando e dando acesso para esses jovens da periferia, dialogando com temas fundamentais como racismo, diversidade e equidade de gênero, sustentabilidade, entre outras frentes”, explicou em comunicado.
Os interessados em participar podem fazer a inscrição entre os dias 10 e 26 de maio e escolher as duas categorias para concorrer: Fashion e Street. A primeira busca talentos para as passarelas, enquanto a segunda é voltada para jovens que pretendem ser modelos em áreas mais diversas, como a publicidade.
No dia 29 de maio acontece a primeira seletiva. Como educação e instrução são dois pontos importantes da iniciativa, no dia 5 de junho terá um workshop para que participantes entendam os processos que envolvem o mercado de modelos.
A etapa seguinte é uma sessão de fotos, que será entre 11 e 12 de junho. A tão esperada final, onde serão revelados os vencedores, será realizada nos dias 25 e 26 de junho, com direito a atrações musicais e uma feira de produtos e serviços de beleza, estética, moda e turismo. Um dia será para a final Street, e o outro, para a Fashion.
Serviço
As inscrições para o Top Cufa DF começam em 10 de maio e ficarão abertas até o dia 26. Etapas seletivas e preparatórias acontecem até os dias 11 e 12 de junho, grandes finais do concurso. As informações e novidades da iniciativa são divulgadas no Instagram do evento.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Carina Benedetti