Projeto do Sesc-DF proporciona curso de modelo profissional a idosas
Com sede na unidade da Ceilândia, o GMV Fashion lança a 1ª edição com foco em resgatar a autoestima de mulheres com mais de 60 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos anos, o etarismo, ato de discriminação contra pessoas idosas, tem feito parte das principais discussões da sociedade. Na moda, o assunto também ganhou espaço. A indústria é criticada frequentemente por incentivar uma jovialidade eterna — e inalcançável. Como forma de ampliar o debate, o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) lançou a primeira edição do GMV Fashion Show, projeto que selecionou 20 idosas para um curso de modelo e manequim profissional.
Vem conhecer mais!
Durante quatro meses, as participantes terão aulas de expressão corporal e facial, etiqueta social, técnicas de vídeo, fotografia e teatro. De acordo com informações do Sesc, cerca de 50 mulheres compareceram para a seleção. Os critérios para escolher as selecionadas levaram em consideração a história, a disposição e a autoestima.
O projeto é organizado pelo Grupo dos Mais Vividos (GMV) da unidade do Sesc em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, em parceria com Leonardo Romanzeira, ex-Mister Brasil, comunicólogo e gerontólogo. As aulas tiveram o início na primeira semana de agosto e irão ocorrer às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h.
Retomar a autoestima
A ideia principal do GMV Fashion é proporcionar o retorno da autoestima das idosas, como defendeu Leonardo Romanzeira. “O curso forma e capacita mulheres acima dos 60, que encaram um grande desfile show e exposição fotográfica, com temática elaborada seguindo as tendências mundiais, o que dá vida a cada edição”, contou em comunicado.
Após o encerramento do projeto, o desejo é que as 50 mulheres passem pelo mercado publicitário. “Elas comprovam que a mulher na melhor idade pode apresentar muita beleza, talento, atitude e elegância”, afirmou o idealizador.
Oportunidades de capacitação são uma ótima oportunidade da indústria fashion para incentivar novas narrativas e a introdução de personagens diversos nesse cenário. O GMV Fashion vai além ao proporcionar o resgate da autoestima para mulheres que possivelmente acreditavam estarem esquecidas pela sociedade.