Projeto estimula conscientização sobre importância das abelhas
Com venda on-line de acessórios e camisetas, iniciativa canadense Save the Bees contribui com pesquisas em prol da preservação das colmeias
atualizado
Compartilhar notícia
Você já parou para pensar na importância de pequenos seres para o meio ambiente? Por menores que sejam, alguns insetos, como as abelhas, são fundamentais para o equilíbrio do planeta. Em 2007, a animação infantil Bee Movie chamou atenção para o tema e, 11 anos depois, o assunto continua em evidência.
A população de abelhas, responsável por 40% da polinização, está cada vez menor. Foi no sentido de mudar esse cenário que o projeto Save the Bees surgiu no Canadá. Criado por apicultores, o site vende anéis, camisetas e colares inspirados nos bichinhos, e reverte o lucro para a divulgação de informações sobre o cuidado com eles.
Vem comigo saber mais!
Por meio dos recursos adquiridos com as vendas, o Save the Bees promove campanhas on-line com mensagens de sensibilização, bem como listas de e-mail para divulgar petições contra o uso de pesticidas e práticas inadequadas contra os insetos. Além disso, fornece produtos para lojas, contribui com pesquisas científicas e incentiva o trabalho da apicultura ecológica.
A loja on-line entrega no mundo inteiro, e o preço dos itens varia entre US$ 30 e US$ 50.
Distúrbio do Colapso das Colônias (DCC)
As abelhas são os principais insetos polinizadores na natureza e estima-se que um terço dos alimentos consumidos pelos seres humanos dependem delas. Em 2006, estudos sobre o Distúrbio do Colapso das Colônias (DCC) deixaram cientistas atentos ao desaparecimento de espécies ao redor do globo. O fenômeno é resultado de uma série de fatores, desde o uso de agrotóxicos e inseticidas até a destruição de habitats naturais.
Vale lembrar que as abelhas são a base do trabalho da marca de cosméticos ecológicos Burt’s Bees. Criada nos anos 1980, o empreendimento oferece produtos à base de cera dos bichinhos e geleia real, sendo reconhecidos pela qualidade e produção sustentável. A brand chegou ao mercado brasileiro em 2013, e também incentiva o cuidado com esses insetos tão importantes para o ecossistema.
Confira outros itens à venda no Save the Bees:
Saiba mais sobre o projeto no site oficial. Já mostrei na coluna outra iniciativa similar, com anéis inspirados em tubarões, para incentivar a proteção dos oceanos.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira