Projeto Izzy Wheels oferece aros com estampa colorida para cadeirantes
A marca de acessórios para cadeira de rodas surgiu em 2016 e viralizou na internet. Vem comigo!
atualizado
Compartilhar notícia
Cansada de ver pessoas olharem para a irmã mais nova e enxergarem apenas as dores de uma vida na cadeira de rodas, a irlandesa Ailbhe Keane, 25, teve uma ideia genial. Criou a Izzy Wheels (Rodas da Izzy), marca de acessórios estrelada por Isabel Keane – a “Izzy” – a integrante caçula da família.
Com o intuito de mostrar que a vida sobre rodas é também alegre, colorida e cheia de estilo, Ailbhe desenvolveu aros com estampas geométricas, cores do pop art e muita descontração. A ideia, iniciada durante um trabalho de faculdade, expressa empoderamento e liberdade.
Quer saber mais? Então, vem comigo!
A dupla colabora com diversos artistas para transformar as rodas da cadeira em uma verdadeira plataforma de autoexpressão.
A ideia surgiu em 2016, quando Ailbhe estava no último ano da faculdade de design e precisava apresentar um projeto. A inspiração veio de Izzy, 21, nascida com espinha bífida, doença que pode causar paralisia e má-formação das pernas. Confiante e cheia de personalidade, a jovem nunca viu a cadeira de rodas como sinônimo de deficiência, e, sim, como uma própria forma de se mover pelo mundo.
Foi daí que surgiu a novidade. Ailbhe aproveitou o trabalho da faculdade para criar algo que refletisse toda a individualidade e a personalidade da irmã. Quando divulgou a invenção pelo Instagram, a novidade se espalhou rapidamente.
Izzy Wheels já forneceu para mais de 30 países e ganhou oito prêmios. Com quase 43 mil seguidores no Instagram, o projeto promete ir bem longe.
A sacada foi genial, e o business, com base em Dublin, na Irlanda, já tem o nome na lista 30 Under 30 da revista de negócios Forbes.
É incrível ver o quanto a moda está envolvida no cotidiano de cada um de nós. Ainda mais admirável é perceber que, a cada dia, tomamos rumos mais inclusivos. Há algumas semanas, a Aros, marca britânica de fast fashion, lançou uma coleção especial para garotas cadeirantes.
É por isso que gosto tanto de escrever sobre o assunto. A moda está ligada à arte, à expressão e, muitas vezes, à política. O poder de influência da indústria tem se mostrado cada vez maior ao longo das décadas. Roupas e outros acessórios são hoje muito mais do que vestimentas e refletem o zeigeist de cada geração. Várias têm sido as quebras de barreiras: desde minissaia e salto alto aos mamilos expostos e a moda genderless.
Confira mais Izzy Wheels na galeria:
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira