Projeto incentiva o trabalho de novos talentos da moda brasiliense
A primeira edição do Sense Moda Criativa chega com o propósito de apresentar novos designers da capital. Desfile encerrá a programação
atualizado
Compartilhar notícia
Fazer da indústria fashion um instrumento de inclusão é a principal motivação para a realização do Sense Moda Criativa. Na primeira edição, o projeto selecionou cinco novos estilistas do Distrito Federal com o propósito de alavancar as carreiras dos criativos.
Vem entender!
Dividido em três etapas, o Sense Moda Criativa tem como tema Corpos Livres em Movimento. Por conta disso, a diversidade foi levada em consideração no momento da seleção dos talentos. Ao fim das inscrições, cinco nomes foram escolhidos para fazer da parte da primeira equipe recrutada.
Cada um dos novos talentos recebeu R$ 5 mil para criar e executar minicoleções a partir da temática. Um trio referência no cenário fashion brasiliense foi eleito para a curadoria. Fernanda Ferrugem, Rafaella Lacerda e Victor Hugo Soulivier são os responsáveis por auxiliar e dar dicas aos selecionados.
Além dos trabalhos desenvolvidos pelos designers, o Sense Moda Criativa apresenta uma rodada de workshops sobre negócios e diversidade, todos direcionados ao universo fashion. Entre os dias 6, 13 e 20 de maio, nomes como Iara Vidal, Leandrinha Du Art e Sergio Calado ficaram à cargo de debater e ensinar de sustentabilidade a empregabilidade. Todas as oficinas são gratuitas e ocorrem no Distrito Drag, em Brasília.
Talentos emergentes
Com diferentes localidades e contextos, os cinco selecionados pelo Sense Moda Criativa têm em comum a vontade de crescer na indústria fashion. Entre os destaques, Crystal Iconic utiliza a arte, dança, desenho e pintura para se expressar. Atuante na área há cerca de 4 anos, a jovem utiliza vários tipos de corpos e técnicas com o intuito de promover o que é feito na periferia, além do estilo sustentável.
Ao fim do processo de criação, os talentos irão apresentar as criações em um desfile que encerrará as atividades da primeira temporada do projeto, em junho. Igor Alessandro, idealizador do Sense Moda Criativa, compartilhou que a falta de oportunidades no mercado fashion da capital foi o motivador para o projeto.
“Sei o quanto é difícil se lançar no mercado, principalmente aqui em Brasília! Dificilmente o talento de um designer recém-formado é aproveitado no mercado local. É para mudar esse cenário que surge o Sense Moda Criativa”, explicou, em comunicado à imprensa.
Serviço
O desfile com as criações dos selecionados do Sense Moda Criativa será no Museu de Arte de Brasília (MAB), no dia 7 de junho, às 16h. A entrada é gratuita.