Profissionais de moda são chamados a integrar o Mapa Design Brasília
O projeto, que cataloga profissionais e estúdios de design em Brasília, tem o segmento fashion como importante parte do mapeamento
atualizado
Compartilhar notícia
Até o dia 20 de junho, estão abertas as inscrições para o Mapa Design Brasília, projeto que reúne profissionais e estúdios de design. Trata-se de um mapeamento de centenas de pessoas e empresas que atuam no ramo, no Distrito Federal. Profissionais de moda, tanto de vestuário quanto de joias, podem participar.
Vem saber mais!
Lançado em 2018 por Raquel Chaves, o Mapa Design Brasília listou, na última edição — de 2020 —, mais de 400 profissionais, empresas e estúdios do DF que têm o design como serviço ofertado. A coletânea resultou em um catálogo que se tornou referência no mercado para consultas dentro do mercado criativo da capital.
“Acreditamos que o aumento da visibilidade de profissionais é uma ótima forma de gerar novas conexões, ideias e oportunidades”, afirma a fundadora do projeto. No site oficial, é possível realizar a inscrição para integrar o novo mapeamento, de 2024, por meio do envio de um portfólio de trabalhos.
No mapeamento de 2020, marcas e estilistas já apresentados pela coluna, como Quero Melancia, Atelier Sabiá e Thais Fread, passaram a integrar a lista, construída a fim de contribuir com o fortalecimento da rede profissional criativa do DF. Para a idealizadora, apesar de o mapa envolver diversas áreas do design, a moda é de extrema importância para a solidificação da plataforma.
“A moda é uma área crescente na cidade, significa uma parcela relevante do capital criativo em Brasília. Assim como a joalheria, ela requer muita técnica, muita pesquisa de materiais, além do lado poético que também buscamos”, compartilha Raquel Chaves.
A iniciativa tem como um dos principais objetivos criar uma comunidade, na qual conexões e diálogos são estabelecidos. “Um designer de moda pode encontrar um gráfico, e disso surgir uma parceria, uma colaboração. É um lugar de encontros, além de o profissional fazer parte de uma rede onde ele é visto. São abertas possibilidades de empresas, curadores e clientes de encontrarem esses profissionais”, conclui a fundadora do projeto.
Moda Brasília
A coluna deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.