Primavera/verão 2022: veja destaques do New York Fashion Week
A semana de moda aconteceu de 8 a 12 de setembro, com destaque para marcas como Collina Strada, Carolina Herrera, Coach e Tom Ford
atualizado
Compartilhar notícia
Com a volta de desfiles presenciais, após duas temporadas de apresentações majoritariamente virtuais, o New York Fashion Week abriu o calendário internacional da primavera/verão 2022. A temporada seguirá para as semanas de moda de Londres, Milão e Paris. O evento norte-americano aconteceu entre os dias 8 e 12 de setembro. Entre os destaques da programação, estão as marcas Collina Strada, Carolina Herrera, Coach e Tom Ford.
Vem conferir!
Collina Strada
A abertura do New York Fashion aconteceu no fim do dia 7 de setembro. A responsável por dar a largada foi a marca Collina Strada. A apresentação foi realizada no jardim da cobertura do Brooklyn Grange, no Sunset Park.
A fundadora da label, Hillary Taymour, comandou o show. A coleção é repleta de cores e estampas divertidas. Com ar despreocupado e casual, os looks englobam peças em jeans, modelagens fluidas, recortes e sobreposições.
Segundo a etiqueta, a mensagem principal do compilado é que, depois de tempos turbulentos de pandemia, todos devem ser livres para “se vestir como rainhas”. No entanto, a realeza da Collina Strada não tem nada de tradicional. As composições são descontraídas e autênticas.
Carolina Herrera
Para celebrar 40 anos da grife Carolina Herrera, o local escolhido foi a galeria Salon 94. O diretor criativo da marca, Wes Gordon, inspirou-se na passarela de primavera/verão 1983 para o spring/summer 2022.
O estilista revisitou características clássicas da label, como o tradicional poá e as mangas dramáticas. Na paleta de cores, o preto e o branco foram os protagonistas. No entanto, também houve espaço para tons vibrantes, como vermelho e rosa.
O show foi um verdadeiro baile, com direito a vestidos de gala e alfaiataria. Destaque para materiais acetinados e tafetá. Saias volumosas e ombros marcados também chamaram a atenção.
Coach
Quem também celebrou aniversário no New York Fashion Week foi a Coach, que completou 80 anos. A marca nova-iorquina investiu em uma abordagem híbrida, com direito a um desfile transmitido ao vivo com o episódio especial da Coach TV, batizado de Public Access (Acesso Público, em tradução livre).
Segundo a marca, a coleção de spring/summer 2022 une o DNA criativo da primeira designer da Coach, Bonnie Cashin, com as tendências da atualidade. Tudo sob o olhar de Stuart Vevers, atual estilista à frente da label.
“Apresentada em um elenco de novos rostos que representam a energia, a diversidade e o espírito da próxima geração, a coleção é uma carta de amor à Nova York e celebra lugares emblemáticos da cidade, como Central Park, Zabar’s, Serendipity e a Brooklyn Bridge. Vevers apresentou uma bolsa feita em colaboração com artesãos independentes locais, como uma forma de apoiar e retribuir à comunidade da moda de Nova York”, comunicou a Coach.
Modelagens maximalistas com caimento leve e despojado estão nas composições. Um ponto alto do compilado da Coach são as estampas: xadrez, formas geométricas e desenhos lúdicos estão no repertório.
Tom Ford
O encerramento da semana de moda foi responsabilidade da grife Tom Ford, comandada pelo estilista que também é charmain do Conselho de Designers de Moda da América (CFDA, na sigla original). O show aconteceu no Teatro David Koch, no Lincoln Center.
Casualidade deslumbrante (paradoxal) e esperança foram os pontos de partida para a coleção. “Minhas roupas desta temporada são simples no corte, mas não no impacto”, ressaltou Tom Ford em comunicado.
Contrastes harmônicos em blocos de cores e muito brilho são os highlights da temporada. O designer também apostou em cintilância e um toque disco vintage.
Em geral, a Semana de Moda de Nova York reuniu mais de 90 desfiles. Para a realização da semana do evento, neste momento em que a pandemia está mais controlada mundialmente, a organização estabeleceu medidas de segurança. Entre os protocolos sanitários, estão a apresentação de comprovante de vacinação e o uso de máscara.
Parte da programação foi transmitida on-line. No cronograma, também estiveram labels como PatBo, Gabriela Hearst, Moschino, Michael Kors, Rodarte, Thom Browne, Tory Burch, Altuzarra e Oscar de la Renta. Além das apresentações, a iniciativa englobou palestras e ativações de marcas, além dos desfiles em si.
O NYFW foi hospedado no Spring Studios, mas as marcas tiveram a liberdade de escolher outros locais da cidade de Nova York para revelar as coleções da temporada. Para a edição, o CFDA firmou uma parceria com a empresa IMG, responsável pela plataforma NYFW: The Shows. As organizações criaram um lineup conjunto, com a intenção de revitalizar o evento.
Colaborou Rebeca Ligabue