metropoles.com

Primavera/verão 2022: confira destaques da Semana de Alta-Costura

Marcas como Schiaparelli, Dior, Chanel, Valentino e Fendi apresentaram coleções para o segmento em Paris, na França

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Peter White/Getty Images
Primavera/verão 2022 da Schiaparelli na Semana de Alta-Costura
1 de 1 Primavera/verão 2022 da Schiaparelli na Semana de Alta-Costura - Foto: Peter White/Getty Images

A Semana de Alta-Costura, com a temporada de primavera/verão 2022, movimentou a moda entre os dias 24 e 27 de janeiro. Realizado em Paris, na França, o evento teve o luxo, o handmade e o toque artístico que a haute couture pede. Marcas tradicionais do calendário, Schiaparelli, Dior, Chanel, Valentino e Fendi voltaram ao presencial e deram o que falar.

Vem conferir!

Giphy/Peter White/Pascal Le Segretain/Kristy Sparow/Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images

Schiaparelli

A abertura da Semana de Alta-Costura aconteceu em grande estilo: com o surrealismo da Schiaparelli, no Petit Palais. O retorno ao presencial, depois da pausa devido à pandemia de Covid-19, mesmo em tempos ainda incertos, trouxe um ar de esperança e o esperado escapismo.

O diretor criativo da maison, Daniel Roseberry, apostou em uma paleta levemente sóbria, com foco nas cores preta e branca, sem deixar de lado o dourado, que sempre está nas criações da label. Além disso, a pegada maximalista não ficou de fora.

O estilista explicou o compilado com base no termo “l’appel du vide“, usado em francês. “Existe para quando você está dirigindo em um penhasco e sente uma vontade repentina de sair da estrada. É chamado de ‘o chamado do vazio’”, destacou à Vogue Runway. “O vazio é a ausência da realidade”, completou.

Características marcantes do DNA da maison, o drama e o volume deram vida a looks repletos de detalhes minuciosos, apesar de exagerados. Penas e emblemas da casa, como o cadeado, a lagosta e a famosa pomba apareceram nas composições.

Entre as referências evidentes, está o sistema solar. Nos detalhes, anéis de Saturno e o próprio Sol. Em um mix nada convencional, águas-vivas, bicos de aves e baguetes foram representados nas formas dos visuais. Vale reparar na bolsa em shape de cabeça humana, mais especificamente o rosto da modelo Maggie Maurer.

Primavera/verão 2022 com a alta-costura da Schiaparelli
A Schiaparelli abriu a Semana de Alta-Costura

 

Primavera/verão 2022 com a alta-costura da Schiaparelli
O surrealismo não poderia faltar

 

Primavera/verão 2022 com a alta-costura da Schiaparelli
A coleção foca no preto, no branco e no dourado

 

Primavera/verão 2022 com a alta-costura da Schiaparelli
Sem perder o drama e o maximalismo, sempre presentes nas coleções da Schiaparelli, Daniel Roseberry mirou na simplicidade – de um jeito particular

 

Primavera/verão 2022 com a alta-costura da Schiaparelli
Que tal um acessório que remete a uma baguete, literalmente?

 

 

Dior 

Padrões geométricos de cristal, manipulações complexas de tranças, adereços de tule e faixas de crepe de seda chamam atenção nos outfits apresentados pela Dior para a alta-costura na primavera/verão 2022. É claro que o artesanato, um dos pilares mais fortes da marca, esteve presente.

“Sou obcecada pelo bordado, é muito pessoal. Sou italiana, toda a minha vida vi mulheres bordar: minha avó, minhas tias, minha mãe… Sempre me fascinou, é toda uma linguagem com a qual as mulheres se expressam”, destacou a estilista Maria Grazia Chiuri à AFP.

O mood da coleção é festivo, em meio a uma mistura de elegância e ousadia. Muito brilho, silhuetas marcadas e sobreposições compõem os looks. Na paleta,  preto, cinza e marfim se sobressaem.

Pela terceira vez na história da Dior, a decoração do desfile foi realizada por jovens da escola Chanakya, de Mumbai, na Índia. A estrutura remete a uma instalação dos artistas indianos Madhvi e Manu Parekh, com pinturas reinterpretadas pelas bordadeiras.

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Dior
A Dior se apresentou no dia 24

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Dior
Com coleção festiva

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Dior
O desfile aconteceu no museu Rodin de Paris

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Dior
O artesanato está no DNA da Dior

 

Chanel

Na alta-costura da Chanel, o Grand Palais já é uma locação tradicional. Para a primavera/verão 2022, a escolha da marca foi novamente o exuberante edifício parisiense. O cenário foi projetado pelo artista Xavier Veilhan.

“Sébastien Tellier, autor-compositor e amigo da maison, apresentou uma série de novas faixas compostas especialmente para a ocasião em instrumentos de grandes dimensões, e o Cristal Baschet, órgão de cristal raro do Studio Venezia do Pavilhão da França na 57ª Bienal de Veneza em 2017″, explicou a Chanel em comunicado.

Com inspiração nos anos 1920, as peças de vestuário trazem detalhes como penas e franjas. “É uma coleção de verão, então, é muito fresca, mesmo com muitos bordados”, explicou a diretora artística da Chanel, Virginie Viard, à imprensa internacional.

Um dos momentos mais comentados do desfile foi a abertura, com um cavalo na passarela. Embaixadora da maison e neta de Grace Kelly, a princesa e cavaleira Charlotte Casiraghi entrou no desfile montada no animal. Vale ressaltar que a fundadora da label, Coco Chanel, era declaradamente fascinada pelo universo equestre.

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Chanel
A princesa Charlotte Casiraghi abriu o desfile, no dia 25, com um cavalo

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Chanel
A coleção é inspirada no estilo dos anos 1920

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Chanel
Plumas estão entre os highlights

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Chanel
Virginie Viard mirou em um toque fresh, sem perder o glamour inerente à Chanel

 

Valentino

“Uma nova abordagem. Um estudo baseado na silhueta”: foi assim que a Valentino definiu a própria coleção de alta-costura com a temporada de spring/summer 2022. “Uma harmonia composta de tipos físicos e as roupas que os vestem”, explicou a marca francesa.

Batizado de Anatomy of Couture (Anatomia da Alta-Costura), o novo trabalho do designer italiano Pierpaolo Piccioli desafia regras e construções clássicas do segmento. Segundo a Valentino, em comunicado, a ideia é retirar a idealização e reescrever os processos.

Nos looks, modelagens fluidas e mix de texturas. Brilho e decotes se destacam em meio às composições. Como de praxe na etiqueta, cores vibrantes formaram majoritariamente a cartela, principalmente rosa e verde. Mesmo em visuais com tons sóbrios, como preto e branco, recortes deixaram as produções mais ousadas.

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Valentino
Anatomy of Couture (Anatomia da Alta-Costura) é a coleção de primavera/verão 2022 da Valentino

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Valentino
A marca se apresentou no dia 26 na Semana de Alta-Costura

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Valentino
Plumas e tonalidade enérgica

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Valentino
Alfaiataria desconstruída e ampla

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Valentino
Recortes estão nos itens revelados

 

 

Fendi

Nessa quinta-feira (27/1), último dia de programação, a Fendi apresentou a primeira coleção com plateia desde que Kim Jones assumiu o comando das criações de alta-costura. Trata-se do terceiro compilado desenhado pelo estilista britânico para a casa.

“Neste momento, a alta-costura é uma coisa muito estranha com o que está acontecendo no mundo. Os clientes não podem ver, então, tudo é enviado para eles. É um pouco fantasioso”, disse Jones, durante uma prévia com a imprensa internacional, em relação às restrições de viagens por causa da pandemia.

Na coleção, o resultado são peças para a noite. Mais uma vez, Jones exalta códigos romanos da marca italiana, com direito a estampas que remetem a esculturas antigas. Corpetes, drapeados, capas e assimetria estão no trabalho, assim como saias longas com barra no estilo mullet.

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Fendi
O desfile da Fendi foi realizado no espaço de eventos Bureau Betak

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Fendi
No último dia da Semana de Alta-Costura com a primavera/verão 2022

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Fendi
Espaço, astrologia e o céu estão entre as inspirações

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Fendi
Kim Jones aposta em códigos romanos

 

Alta-costura

A alta-costura é o setor mais luxuoso da moda: as peças de haute couture exigem alto rigor técnico e são sempre feitas à mão. Organizado pela Federação Francesa de Alta-Costura e da Moda, o evento que reúne as coleções do segmento acontece duas vezes por ano. Na primavera/verão 2022, também participaram etiquetas como Alexis Mabille, Julien Fournié, Alexandre Vauthier, Zuhair Murad, Jean Paul Gaultier, Elie Saab, Julie de Libran e Yanina Couture.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?