Primavera/verão 2021: confira seis tendências de bolsas para a temporada
Os destaques selecionados pela coluna reúnem detalhes, como franzidos, textura croc, tamanho maxi e outros estilos
atualizado
Compartilhar notícia
Passada a agitação da programação “phygital” das últimas semanas de moda, a atenção se volta para os detalhes das coleções de primavera/verão 2021. A cada estação, as bolsas são tão aguardadas quanto as roupas e os sapatos – ou até mais – e surgem com novos detalhes e formatos à medida que modelos inéditos são apresentados. Ou, então, peças clássicas são atualizadas nas passarelas. Dentre as novidades da próxima temporada, a coluna selecionou seis tendências que possivelmente serão vistas nos feeds do Instagram (ou nas ruas, se a pandemia permitir) em 2021, como bolsas com aspecto de rede ou de gaiolas, tote bags em tamanho máxi e textura de couro de crocodilo.
Vem comigo conferir!
Estilo rede (ou gaiola)
Grifes como Burberry, Dior e Simone Rocha trazem bolsas com detalhes vazados que dão um aspecto de rede de pesca. Claro que nada poderia ser tão óbvio: elas são decoradas com pedras, contas transparências e tassels. Funcionam como um acessório despojado e, dependendo do modelo, um truque válido é carregar outros modelos menores por dentro.
A dica se aplica ainda mais nas opções que têm um design mais estruturado, a exemplo do que fizeram a Fendi e a Chanel. No caso da marca francesa, o próprio styling do desfile sugeriu essa ideia. A marca italiana, por sua vez, usou PVC reciclado para criar as cestas de compras.
Palha
As últimas temporadas provaram que os acessórios confeccionados com palha ou junco deixaram de ser itens de praia para invadirem as ruas. Na primavera/verão 2021, não será diferente. As bolsas apareceram nos formatos tote e bucket nas passarelas de marcas como Etro, Ulla Johnson e Altuzarra. Tom Ford apostou em uma opção bem discreta com fechamento flap, enquanto a Fendi traz uma opção retangular estruturada, que funciona como mala.
Totes em tamanho maxi
As tote bags, modelos superfuncionais, chegam em tamanhos ainda maiores, para guardar uma imensidão de objetos do dia a dia. A Tod’s, por exemplo, apresentou uma versão em formato de trapézio que oferece, ainda, as divertidas e trendy estampas de vaca.
Na Altuzarra, o acessório ganhou textura, enquanto a Valentino encheu um modelo laranja com tachas. O tamanho máxi das bolsas tote também aparece nas coleções da Khaite e da Balmain, que apostou na logomania.
Detalhes franzidos
Falando em um ar mais despojado e descontraído, as bolsas com detalhes franzidos são perfeitas para isso, pois contrastam com o tom mais sério dos modelos estruturados e de linhas limpas. Para a próxima temporada, as ondulações aparecem em modelos de etiquetas como Eudon Choi, Chloé e Mark Fast. Este último faz uma escolha de cores interessante, com um efeito grafitado. Na Isabel Marant, destaque para um acessório franzido e prateado, enquanto a Loewe traz uma opção que imita as dobraduras de um acordeon.
Textura croc
A textura sofisticada e cheia de presença do couro de crocodilo também deu as caras em algumas bolsas da temporada, seja em matéria-prima verdadeira ou não, com opções texturizadas. Na Givenchy, que teve a coleção de estreia do estilista Matthew M. Williams na direção criativa, vale ficar de olho nas versões oversized da bolsa Antigona. O detalhe aparece também nos acessórios de labels como Loewe, Tod’s e Peter Do.
Variações do fechamento flap
Os últimos desfiles de spring/summer foram repletos de bolsas do tipo flap, com uma aba de fechamento, detalhe pelo qual a Chanel é conhecida. A maison, inclusive, tem uma bolsa chamada Classic Flap.
Na seleção da coluna, há vários estilos: alça de pérolas da Chanel; corrente de ombro, da Versace; uma carteira para usar na cintura, da Balmain; um modelo leve da Chloé; e, por fim, uma bolsa Devotion gigante, da Dolce & Gabbana.
As bolsas de primavera/verão 2021 chegam às lojas só no ano que vem, mas, até lá, muitos detalhes ainda podem ser observados nas coleções para a temporada. A coluna continuará de olho nas apostas para as estações quentes!
Colaborou Hebert Madeira