Prêmio LVMH abre inscrições da 8ª edição. Saiba detalhes
Estilistas do mundo inteiro que cumprirem os requisitos podem se inscrever para a competição até o fim de fevereiro
atualizado
Compartilhar notícia
O renomado Prêmio LVMH (LVMH Prize for Young Fashion Designers), conhecido por prestigiar o trabalho de jovens talentos na indústria da moda, abriu, na última segunda-feira (11/1), as inscrições para a oitava edição. Estilistas que cumprirem os requisitos podem se inscrever no site oficial da premiação até o dia 28 de fevereiro. Neste ano, o concurso será realizado em um formato diferente, para cumprir medidas de segurança em relação à pandemia de Covid-19.
Vem saber mais detalhes!
Quem pode participar
O Prêmio LVMH, organizado pelo conglomerado de moda de mesmo nome, homenageia anualmente a nova geração de talentos na moda. Além do prêmio principal, LVMH Prize, existem mais duas categorias: o Prêmio Karl Lagerfeld e o Graduates Prize, concedido a três graduados em design de moda. Desde a primeira edição, lançada em 2013 e realizada no ano seguinte, milhares de candidatos do mundo inteiro tentaram a sorte até agora.
Estilistas de todo o mundo podem participar. Para concorrer às duas categorias principais, eles devem ter até 40 anos e precisam ter lançado pelo menos duas coleções, que podem ser femininas, masculinas ou unissex. O Graduates Prize, por sua vez, vale para estudantes que se formaram em 2020 ou concluirão o curso em 2021. Estes poderão se inscrever até o dia 15 de maio.
A situação da Covid-19 trouxe algumas mudanças para esta edição. Por causa das restrições impostas pela crise de saúde, a semifinal da competição será realizada excepcionalmente por meio de um fórum virtual, entre os dias 6 e 11 de abril. “Este fórum permitirá a cada um de nossos especialistas internacionais selecionar on-line os criadores participantes da competição”, revelou o grupo LVMH. Anteriormente, a seleção ocorria durante um evento, em um showroom físico, no mês de março.
Como funciona cada categoria
O estilista vencedor do LVMH Prize recebe 300 mil euros, além de uma mentoria especializada, pelo período de um ano, gerida por uma equipe do grupo LVMH. Para ganhadores do antigo Special Prize, rebatizado de Prêmio Karl Lagerfeld em 2019, são oferecidos 150 mil euros e a orientação de um ano, adaptada às suas necessidades. Já os três graduados escolhidos para o Graduates Prize ganham a oportunidade de trabalhar nos estúdios de design de uma das grifes do conglomerado durante um ano.
Passado o período de inscrições, um comitê faz a seleção de 20 semifinalistas, entre milhares de marcas. A partir daí, um grupo de 60 especialistas da indústria da moda global seleciona oito finalistas. Em seguida, um júri formado por diretores artísticos de marcas do grupo LVMH e personalidades ligadas ao conglomerado dá a palavra final sobre os dois vencedores das principais categorias.
Atualmente, o júri é formado por Virgil Abloh (linha masculina da Louis Vuitton), Stella McCartney (grife homônima), Rihanna (Fenty), Jonathan Anderson (Loewe), Kris Van Asche (Berluti), Maria Grazia Chiuri (Dior), Nicolas Ghesquière (Louis Vuitton), Marc Jacobs (grife homônima), Delphine Arnault (vice-presidente-executiva da Louis Vuitton), Jean-Paul Claverie (conselheiro do CEO Bernard Arnault) e Sidney Toledano (chairman e CEO da divisão de moda do grupo LVMH).
Vencedores de edições anteriores
Vários nomes que marcam presença na moda internacional venceram edições anteriores da competição. A lista de jovens talentos vencedores reúne estilistas respeitados como Marine Serre (2017), Grace Wales Bonner (2016) e a dupla Marta Marques e Paulo Almeida (2015). Entre os ganhadores do atual Prêmio Karl Lagerfeld, estão Simon Porte Jacquemus (2015) e Rok Hwang (2018).
Na edição do ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus, o conglomerado de moda francês cancelou o prêmio. Os 300 mil euros foram divididos igualmente entre as oito grifes finalistas (Ahluwalia, Casablanca, Chopova Lowena, Nicholas Daley, Peter Do, Sindiso Khumalo, Tomo Koizumi e Supriya Lele), que também receberam a mentoria. Além disso, a LVMH criou um fundo de apoio solidário para auxiliar os ganhadores de todas as seis edições passadas.
Colaborou Hebert Madeira