Prêmio especial do LVMH é rebatizado como Karl Lagerfeld
A cerimônia, que premia designers iniciantes, acontece nesta quarta-feira (04/09/2019), na Fundação Louis Vuitton, em Paris
atualizado
Compartilhar notícia
Controlador de grifes como Givenchy, Dior e Celine, o grupo LVMH realiza anualmente uma premiação para descobrir estilistas em ascensão. Além do vencedor principal, outro designer é agraciado com o Special Prize. Em 2019, a honraria especial foi rebatizada com o nome de Karl Lagerfeld. O ex-diretor criativo da Chanel e da Fendi morreu em fevereiro deste ano.
Vem comigo!
Karl Lagerfeld fez parte da banca de jurados da premiação desde a primeira edição, em 2014. Atualmente, o colegiado é composto por Maria Grazia Chiuri (Dior), Clare Waight Keller (Givenchy), Jonathan Anderson (Loewe), Kris Van Assche (Berluti), Nicolas Ghesquière (Louis Vuitton), Marc Jacobs (grife homônima), Humberto Leon (Kenzo) e Carol Lim (Kenzo), além dos executivos Delphine Arnault, Jean-Paul Claverie e Sidney Toledano.
A mudança do nome da condecoração é uma homenagem ao legado de Lagerfeld. “Ele sempre esteve totalmente comprometido, desde o primeiro dia, transportando-nos com seu entusiasmo e energia, compartilhando sua cultura e paixão pela moda com todos, fossem outros membros do júri ou candidatos”, disse Delphine Arnault, uma das organizadoras da competição, ao WWD. “Sempre celebraremos estes momentos”, completou a diretora e vice-presidente-executiva da Louis Vuitton.
O júri do LVMH escolhe talentos emergentes da moda de até 40 anos. Os candidatos precisam ter produzido pelo menos duas coleções. Edições anteriores do Special Prize agraciaram nomes como Simon Porte Jacquemus e Rok Hwang.
O vencedor do prêmio Karl Lagerfeld ganha 150 mil euros e uma tutoria feita por uma equipe de especialistas. Durante um ano, receberá orientação em áreas como marketing, pesquisa, produção, distribuição, imagem e comunicação.
Em 2019, a organização recebeu cerca de 1.700 candidatos de mais de 100 países. As inscrições são feitas on-line. O prêmio principal oferece 300 mil euros e um ano de treinamento com especialistas do LVMH.
Os finalistas são Emily Adams Bode, Kunihiko Morinaga, Bethany Williams, Hed Mayner, Kenneth Izedonmwen, Spencer Phipps, Stefan Cooke (junto com Jake Burt) e Thebe Magugu. A cerimônia acontece nesta quarta-feira (04/09/2019), na Fundação Louis Vuitton, em Paris.
Colaborou Rebeca Ligabue