Prada transforma campanha de inverno 2020 em catálogo da Sotheby’s
Peças dos dois últimos desfiles presenciais serão leiloadas e os recursos arrecadados terão como destino projetos educativos da Unesco
atualizado
Compartilhar notícia
A Prada firmou parceria com a casa de leilões Sotheby’s para a campanha de outono/inverno 2020. Em vez de fotos em estúdios ou lugares paradisíacos, a grife traz imagens que funcionam como se fossem páginas de um catálogo de leilões. De fato, as roupas e adereços de passarela dos desfiles de inverno, realizados no início do ano, serão leiloados e terão os recursos revertidos para programas educacionais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Vem comigo saber mais detalhes!
Campanha Tools of Memory
As imagens publicitárias da campanha Tools of Memory (Ferramentas de memória, em tradução livre), reveladas na segunda-feira (20/7), são fotos dos bastidores dos shows. Desta vez, não é um único fotógrafo que assina o trabalho. Os cliques foram feitos por nomes como Daniel Arnold, Phil Meech, Kevin Tachman e até pela top model Gigi Hadid. A direção criativa é de Ferdinando Verderi.
Nas imagens, modelos como Kaia Gerber e a própria Gigi dividem espaço com peças que, futuramente, serão leiloadas. O leilão está marcado para o mês de outubro e será virtual. Além das roupas, a curadoria incluirá convites, fotos raras, itens do backstage e peças decorativas que enfeitaram a passarela dos dois últimos desfiles presenciais, ambos realizados na Fondazione Prada em janeiro e fevereiro.
“A passarela mostra premonições de momentos a serem vividos, de estilos. Histórias futuras. Roupas são dispositivos mnemônicos – lembram o humor, a emoção e a experiência. São em si previsões de amanhã, objetos de desejo, ferramentas de memória”, afirmou a grife em comunicado à imprensa.
Segundo a marca, a campanha também é uma resposta à impossibilidade de fazer um shooting tradicional neste momento, devido à pandemia, sem sessões de estúdio e outros esforços necessários. “Um reflexo e uma lembrança desse período específico em que as pessoas não conseguiam se reunir, se comunicar com a criação”, acrescentou.
Leilão com recursos para a Unesco
Com o dinheiro arrecadado, a Prada ajudará a Unesco a levar educação para comunidades vulneráveis do mundo inteiro por meio dos programas da agência especializada, que tem sede na França. O catálogo completo será divulgado antes do início do leilão, previsto para acontecer entre os dias 2 e 15 de outubro. Até lá, a label deve revelar mais detalhes.
“Este leilão e esta campanha da Prada criam uma memória de um momento preciso, não apenas na moda mas na história”, descreveu a marca.
Outras ações
A Prada tem realizado diferentes ações para ajudar a Unesco. Em fevereiro, a grife anunciou outra parceria, com o objetivo de levar o tema da conservação dos oceanos a estudantes de ensino médio.
Recentemente, na Semana de Moda Digital de Milão, a marca apresentou as coleções de primavera/verão 2021 masculina e o resort 2021 feminino assinadas apenas por Miuccia Prada. A partir de setembro, o estilista belga Raf Simons dividirá a direção criativa da Prada com ela.
Veja abaixo o vídeo da campanha Tools of Memory:
Colaborou Hebert Madeira