Prada mira na simplicidade no primeiro dia do Milão Fashion Week
Nesta quarta-feira (18/09/2019), a grife apresentou uma coleção de primavera/verão 2020 com foco no essencial, sem perder a elegância
atualizado
Compartilhar notícia
Foi dada a largada para a Semana de Moda de Milão, uma das mais prestigiadas do principal circuito fashion internacional. O primeiro dia de desfiles do calendário oficial incluiu o show da Prada. Para a primavera/verão 2020, a grife italiana apostou na simplicidade contextualizada pelo essencial.
Vem comigo saber mais!
O desfile aconteceu na Fundação Prada, uma das instituições de arte privada mais famosas do mundo. Criado pelo estúdio de pesquisa e design da AMO, o cenário montado foi vibrante e dinâmico. Padrões geométricos com azulejos de cerâmica formaram a passarela e os assentos entrelaçados.
“Simples, não minimalista”. Foi assim que a própria Miuccia Prada definiu a coleção. As criações de primavera/verão 2020 representam a vontade de reduzir o guarda-roupa ao essencial, materializando apenas o que é realmente significativo.
“Meu sentimento atual é que há muito de tudo e chegou a hora de se comprometer seriamente a produzir menos. O que é uma contradição, porque a imprensa, os compradores e o público estão constantemente procurando algo novo “, explicou a diretora criativa da label à imprensa internacional.
“A moda pega sua mão com facilidade e é preciso saber como distinguir o que é forte do que não é”, destacou Miuccia.
Baseada nesse conceito, a estilista desenvolveu roupas atemporais, sem deixar de lado a sofisticação e o DNA clássico da marca. Além de conjuntos de alfaiataria, tiveram destaque peças únicas, que sozinhas formam looks interessantes, como trench coats e vestidos. Em geral, a ideia foi proporcionar combinações fáceis e valorosas ao mesmo tempo.
Materiais aveludados, fluidos e outros mais rígidos fizeram um contraste harmonioso na passarela da Prada. Nervuras e plissados incrementaram as produções.
A paleta de cores transitou por tons de azul, preto, branco e cinza, dando espaço para outros pigmentos de laranja, rosa e dourado. Bordados em formas de elementos da natureza deram o toque final. Alguns tinham até lantejoulas.
Os acessórios também chamaram atenção. Bolsas de palha, bonés nada convencionais e chapéus assimétricos complementaram os visuais. Nos pés, calçados com pegada vintage dos anos 1920.
A programação oficial do Milão Fashion Week segue até 23 de setembro. No total, serão cerca de 170 coleções apresentadas. Um diferencial desta temporada é o foco em sustentabilidade.
Entre as marcas que vão se apresentar nos próximos dias, estão Fendi, Bottega Veneta, Moschino, Versace, Philosophy di Lorenzo Serafini e Gucci.
Colaborou Rebeca Ligabue