Potência na música e na moda: confira o perfil fashion de Adele
Os álbuns da cantora britânica formam uma linha do tempo não apenas das fases da vida dela, mas também do visual
atualizado
Compartilhar notícia
Voz potente e dramática, recordes nos lançamentos de novas produções e letras que falam sobre desilusão amorosa: a cantora Adele conquistou o seu lugar na música, na cultura pop e na moda. Com o quarto álbum recém-lançado, a britânica de 33 anos registrou as fases de sua vida nas músicas que compõem e na estética desses trabalhos. A cada lançamento, Adele nos apresentou não só novas histórias, mas também novo estilo.
Vem conhecer a trajetória!
“19”: o começo
Adele começou a escrever as músicas do seu primeiro disco ainda no Ensino Médio. Lançado oficialmente em janeiro de 2008, “19” reflete a transição da cantora para a vida adulta. No quesito beleza, a franjinha trazia uma ideia de inocência, mas a maquiagem já evocava o drama das letras autorais. Ela já investia, nessa época, no que virou uma marca registrada do seu look: o delineador preto.
Talvez por estar no início da carreira, Adele não tinha um estilo definido e não se preocupava em se expressar por meio da moda. Os looks dessa época eram, em sua maioria, pretos. A artista investia em sobreposição e em peças compridas, sem decote, com um visual sóbrio e discreto.
As peças vintage também estavam presentes. Como ainda não tinha contato com stylists e estilistas, a cantora apostava em vestidos de segunda mão, o que reforçava a estética retrô dessa fase inicial. Aplicações, brocados e bordados traziam um up para os produções, porém sempre na paleta escura e neutra, como preto, dourado e prateado.
“21”: nasce uma estrela
Com “21”, seu segundo álbum, veio o single Rolling In The Deep e o reconhecimento mundial. Em 2011, agora mais madura, Adele parece ter trazido as influências do blues e do jazz não só para as músicas, mas também para o seu estilo. Começou a apostar em vestidos elegantes, que, apesar de serem em cores sóbrias, são cheios de aplicações e com cortes diferenciados.
A maquiagem segue clean e minimalista, com uma pele glow e boca apagada, além de batons rosados ou nude. O delineado, no entanto, fica mais dramático, assim como o cabelo. Penteados altos e volumosos ganham vez, evocando aquela imagem de diva dos anos 1950. A aposta no estilo mais sóbrio mostra que a cantora quer se apresentar já como mulher adulta.
Com uma carreira estabilizada e hits emplacados no mundo todo, Adele começou a ter uma relação mais próxima com estilistas e grandes marcas. Entram em cena nomes britânicos, como a Burberry, e grandes casas, a exemplo da Valentino, Giorgio Armani e Givenchy.
“25”: casamento e maternidade
O sucesso de “21” trouxe muitos frutos para Adele: recordes de vendas e muitos prêmios, como o Oscar de Melhor Canção em 2013 por Skyfall, música tema do filme 007 – Operação Skyfall. Na contramão de qualquer artista que tivesse chegado a tal patamar, a britânica resolveu se afastar dos holofotes para preparar o novo álbum com calma.
Em outubro de 2015, o single Hello chegou às plataformas de streaming, dando início à era “25”. No álbum, músicas mais animadas fazem companhia às clássicas baladas da cantora, mostrando que as coisas tinham mudado, mesmo que não de forma dramática.
“Adeus”, cabelo volumoso anos 1950; “oi”, long bob ondulado e mais louro. O delineado gatinho segue firme, mas o batom vermelho dá o ar da graça e mostra uma Adele mais ousada e livre, pronta para se mostrar sem tantas amarras. Vestidos esvoaçantes, decotes e glitter – muito glitter – marcam o look da nova fase.
Apesar de menos sóbrio que o anterior, o novo momento fashion da cantora resgata elementos antigos: o apreço por um visual mais polido e atemporal. Adele não se arrisca em grandes tendências ou modismos e segue optando por vestidos clássicos, com mangas cumpridas, mas que agora se destacam por cores mais vivas e por estampas e aplicações.
“30”: reinvenção
Em 15 de outubro de 2021, após um hiato de seis anos, chegou às plataformas o single Easy On Me. A música faz parte do álbum “30”. O tempo em que se afastou da mídia representa uma série de reviravoltas na vida de Adele, que incluem casamento, maternidade e divórcio. As mudanças, presentes nas letras do trabalho, são visíveis no quesito fashion.
A cantora parece estar se divertindo mais com a moda. Quem segue Adele no Instagram viu a artista apostar na tendência das mangas ultrabufantes, na estampa de meia-lua da francesa Marine Serre – a mesma que Beyoncé usa no clipe de Already, do álbum Black Is King – e até com uma camiseta da seleção inglesa de futebol.
Quem ainda tem a imagem da Adele de “19” ou “25” na cabeça se surpreende com a capa da Vogue britânica de novembro. A cantora aparece na publicação original do seu país com um vestido da também inglesa Vivienne Westwood. Amarelo e decorado, o visual é totalmente oposto ao que estávamos acostumados.
Ver essa foto no Instagram
Mas o que, definitivamente, coroou o novo momento fashion da cantora foi o full look Schiaparelli, em setembro deste ano. O tubinho preto com mangas bufantes brancas, que partiam do vestido na região do peito, formando o desenho de uma rosa, é de uma das coleções assinadas por Daniel Roseberry para a marca.
Seguindo a vertente vanguardista e surrealista de Elsa, fundadora da casa, Roseberry trouxe acessórios inusitados, como o brinco que imita um dente gigante. E foi a escolha de Adele para arrematar a produção! Em outra ocasião, o show Adele One Night Only, da CBS TV, em novembro, ela também elegeu um visual da grife italiana. Dessa vez, um vestido preto com o busto bordado e volume nas costas.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Depois desse dossiê fashion, só nos resta correr para as plataformas de streaming e ouvir o novo álbum na ordem original. Foi um pedido da cantora que a opção “aleatório” fosse removida, para que a história das letras não perdessem o sentido. Já estamos ansiosos para os videoclipes e as premiações, nos quais conseguiremos ver o estilo da Adele se manifestar com mais força. A era “30” vem com tudo!
Colaborou Carina Benedetti