Por que Jonathan Anderson é um dos designers mais ousados da moda
Além da marca homônima, JW Anderson, o estilista irlandês atualmente comanda a etiqueta espanhola Loewe
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecido por criações ousadas e instigantes, o designer Jonathan Anderson faz história na moda. Aos 39 anos, o irlandês está no imaginário fashionista globalmente, por meio de peças que misturam referências culturais, criatividade e inovação. Além de comandar a própria marca britânica, intitulada JW Anderson, o estilista está à frente da direção criativa da etiqueta Loewe há 10 anos. Foi ele quem transformou a tradicional label espanhola em uma das mais cobiçadas e admiradas da atualidade.
Vem saber mais!
Sucesso de Jonathan Anderson
No Lyst Index Q1 2023, a JW Anderson estreou no ranking de marcas mais quentes da moda, em 20º lugar. Simultaneamente, a Loewe, também comandada pelo estilista Jonathan Anderson, ocupou a quinta posição na lista. Com isso, o designer foi o terceiro diretor criativo a liderar duas das empresas de moda mais admiradas do Lyst Index no mesmo trimestre, seguindo os passos de Virgil Abloh e Miuccia Prada.
A etiqueta espanhola consecutivamente integra o relatório. No ranking de labels mais quentes do segundo trimestre de 2023, a empresa subiu 13 posições e conquistou o topo supremo pela primeira vez. De lá para cá, não saiu do top 3. Na edição mais recente do Lyst Index, divulgada em janeiro de 2024, referente ao último trimestre do ano passado, a Loewe foi a terceira colocada, atrás apenas da Prada e da Miu Miu.
Por meio de um DNA criativo que mescla ambição comercial e autenticidade, Jonathan Anderson se consolidou como um visionário. Fundada em 1846 e associada ao trabalho com couro, a Loewe passou nos últimos anos por uma mudança expressiva de posicionamento perante as novas gerações, graças à perspicácia do irlandês. Vale destacar que a grife é a aquisição mais antiga do grupo francês LVMH, o maior conglomerado fashion do mundo.
“Sempre pensei que JW Anderson é uma agitadora cultural, enquanto Loewe é uma paisagem cultural”, comparou o diretor criativo, em entrevista à Another Magazine. “Uma existe para criar anarquia e a outra existe para destilá-la. Acho que a mulher JW Anderson é quem eu sonharia ser; adoraria andar na rua com chapéu, capa. Quero ter o corpo, a ideia, a convicção para fazer isso. Considerando que eu sinto que a Loewe é, na verdade, muito próxima de mim ‘como mulher’, de alguma forma. É mais facilitado”, definiu.
Um dos trunfos de Jonathan Aderson são os calçados surrealistas. Sob o olhar do designer, formas inusitadas, como ovos, flores , bexigas e até esmaltes, viram saltos altamente desejados e usados por celebridades.
Outono/inverno 2024
Em mais uma temporada fashion, Jonathan Anderson participou de duas das principais semanas de moda. Nessa sexta-feira (1º/3), a Loewe se apresentou no Paris Fashion Week. A coleção de outono/inverno 2024/25 mesclou peças clássicas, como itens de alfaiataria, a modelagens ousadas. Nas estampas, apareceram elementos florais e desenhos descontraídos.
Anteriormente, no London Fashion, um dos destaques foi a JW Anderson. Apresentada no Seymour Leisure Centre, na capital britânica, a coleção foi inspirada na estética vintage esportiva, com direito a uma paleta vibrante de cores. Segundo o próprio Jonathan Anderson, o novo trabalho da label homônima é mais “fundamentado” do que os anteriores, mas não minimalista.
Carreira
Jonathan Anderson nasceu em 1984, na Irlanda do Norte. Inicialmente, estudou para ser ator, no Studio Theatre, em Washington, nos Estados Unidos. No entanto, o interesse por figurinos o levou a cursar design de moda. Formou-se na London College of Fashion, na capital britânica, em 2005.
Na indústria fashion, a trajetória profissional começou como visual merchandiser da Prada. Foi em 2007 que ele definitivamente iniciou a carreira como designer de moda e lançou a própria marca, batizada de JW Anderson. Com forte influência na arte e na cultura pop, o trabalho do estilista rapidamente ganhou destaque.
Em 2010, com patrocínio do comitê NewGen do British Fashion Council (Conselho de Moda Britânico), estreou na Semana de Moda de Londres. Em setembro de 2013, o grupo LVMH adquiriu uma participação minoritária na JW Anderson e contratou o fundador para assumir a direção criativa da Loewe.
De lá para cá, acumulou prêmios. Em 2015, por exemplo, Jonathan Anderson venceu no British Fashion Awards como Melhor Designer nas categorias de moda feminina e masculina. Ele foi o primeiro a receber os dois troféus simultaneamente. Em 2023, ele foi condecorado como Designer do Ano.
Atualmente, Anderson divide o tempo entre a Inglaterra, onde cria para a marca homônima, e Paris, na França, de onde comanda a etiqueta espanhola Loewe. Em breve, ele será presidente honorário da festa mais badalada da moda, o Met Gala 2024.