Polêmica no figurino: atrizes pedem fim de corsets nas séries de época
Relatos apontam náuseas e machucados devido ao uso prolongado das peças durante as gravações. A Netflix se pronunciou e baniu o item
atualizado
Compartilhar notícia
Símbolo de status e poder na era vitoriana, o corset passou a ter o uso abolido ao longo dos séculos. Polêmica, a peça de vestuário teve retorno no radar da moda de forma repaginada, com status fashion e também virou protagonista nos figurinos de famosas séries de sucesso, como Bridgerton, Marie Antoinette e Downton Abbey. Entretanto, atrizes elencadas para as atuações passaram a reclamar de dores e desconfortos ao utilizarem os figurinos. Os relatos resultaram na proibição do item em gravações, inclusive pela Netflix.
Vem conferir!
De acordo com informações obtidas pelo portal The Sun, o movimento iniciado já tem respostas. Os produtores da série Bridgerton, da Nextlix, informaram recentemente que o elenco não é mais obrigado a usar os espartilhos durante o trabalho. Logo, os figurinistas responsáveis pelos visuais estão sendo instruídos a procurarem alternativas de roupas íntimas ou até mesmo permitir que os atores utilizem as peças pessoais.
Uma fonte revelou ao jornal britânico que o corset é notoriamente restritivo. “Muitas atrizes reclamaram aos departamentos de figurinos sobre danos, tanto a curto quanto a longo prazo, ocorridos após um longo dia de 12, 14 horas usando-os no set.”
“Essencialmente, havia preocupações de saúde sobre manter as mulheres em um espartilho por semanas de trabalho. Muitas estrelas relataram hematomas e até problemas respiratórios. No mundo cada vez mais acordado de hoje, também não é uma boa ótica encorajar as mulheres a terem cinturas mais finas. Pode muito bem ter refletido a época, mas as emissoras e os streamers querem ser vistos como progressistas”, complementou a fonte na entrevista.
Vale relembrar que, em 2022, a britânica Simone Ashley, uma das protagonistas da série Bridgerton, também se manifestou sobre o uso do corset durante as gravações. Em outra entrevista ao tabloide, comentou que sentia náuseas e pressões no corpo.
Corset
A história da moda e do vestuário, em geral, é marcada por padrões obsoletos, que acompanharam a história da sociedade. O item da moda ocidental começou a ser usado no século 16 para definir a silhueta e acentuar a cintura das mulheres. Na era vitoriana, os corsets eram símbolo de status e poder. Depois, tornaram-se uma ferramenta de opressão e controle durante a era eduardiana.
Ao longo dos séculos, passou por várias mudanças significativas, desde sua forma e material até a função e o significado. Após mudanças e reinvindicações, medidas foram adotadas para quebrar tradições que passaram a ser consideradas antiquadas.