metropoles.com

Piñatex: conheça Carmen Hijosa, idealizadora do “couro” de abacaxi

A empresa atende grandes marcas do mercado, incluindo Hugo Boss, Chanel, Mango e a brasileira Insecta Shoes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Piñatex/Divulgação
Empresária Carmen
1 de 1 Empresária Carmen - Foto: Piñatex/Divulgação

O abacaxi, fruta tropical que encanta pelo aroma e sabor adocicado, também ganhou potencial como alternativa mais sustentável ao couro pelas mãos da empresária espanhola Carmen Hijosa. Aos 69 anos e com uma vasta experiência no ramo têxtil, a profissional é responsável pela patente de “couro” ecológico Piñatex, que utiliza as folhas desse fruto como matéria-prima. Atualmente, a empresa já trabalhou com mais de 3 mil marcas ao redor do mundo, incluindo Hugo Boss, Chanel, Mango e a brasileira Insecta Shoes.

Vem conferir!

Giphy/Pinatex/Divulgação

A carreira de Hijosa foi construída sobre os pilares da moda. Ainda com 19 anos, a jovem se mudou para Irlanda, na Europa, onde reside atualmente. Não demorou para abrir a sua primeira empresa, focada em acessórios de couro, onde atuou por 15 anos.

Sua expertise no setor rendeu o convite para ser consultora têxtil do World Banc, European Union, atuando em vários países do globo e atendendo etiquetas de luxo, a exemplo da Harrods, Liberty e Takashimaya. Em suas viagens a trabalho, em busca dos melhores couros do mercado para seus clientes, Carmen desembarcou nas Filipinas, na Product Development and Design Center of the Philippines (PDDCP).

Couro ecológico
Entre as alternativas de “couro” de abacaxi disponíveis no mercado, está o Piñatex

 

Couro ecológico
O tecido é patenteado por Carmen Hijosa

 

Couro ecológico
É proveniente das folhas do fruto

 

Couro ecológico
A empresa atende grandes etiquetas, inclusive a brasileira Insecta Shoes

E foi nessa viagem quando ela decidiu abandonar a carreira promissora, em 1993. No país asiático, Carmen pôde acompanhar o processo de fabricação do couro e conferir de perto o quão poluente e químico os métodos eram. Além de degradarem o meio ambiente e intoxicarem profissionais que trabalham nas fábricas, as condições de trabalho análogas às de escravidão espantaram a consultora.

“Não tinha plano B nem nada, mas prometi a mim mesma que não trabalharia mais com couro. E foi então que minha vida mudou”, destacou, em entrevista ao portal Insider.

A viagem foi uma divisora de águas em sua trajetória. Abriu os olhos de Carmen para enxergar um potencial no país. Aliás, ela também queria ajudar a população local,  tendo como base as plantações de abacaxi, parte fundamental da economia filipina, e que coloca o país entre os três principais produtores da fruta, ao lado de Brasil e Costa Rica.

Couro ecológico
As folhas de abacaxi normalmente são descartadas pela indústria agrícola

 

Couro ecológico
Para chegar ao Piñatex, elas são recolhidas

 

Couro ecológico
Higienizadas e recebem tratamentos de cores e vilico

 

Couro ecológico
É uma alternativa mais sustentável para a indústria da moda

Há mais de 12 anos, a empresária estuda fibras sintéticas e chegou a um tecido similar ao couro, desenvolvido a partir das fibras das folhagens do abacaxi e com características similares ao couro bovino, como a impermeabilidade e flexibilidade. Contudo, apresenta credenciais ambientais melhores, não usa água, químicos nem fertilizantes.

Foi em 2016 que a Piñatex lançou seu primeiro protótipo do material e conquistou um lucro de US$ 363 mil. Mesmo na pandemia, a empresa cresceu. Segundo dados publicados no site, o empreendimento expandiu 40% em 2020, em relação ao ano de 2019.

Colaborou Sabrina Pessoa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?