Pierpaolo Piccioli anuncia saída da grife Valentino após 25 anos
O estilista italiano publicou no Instagram, nesta sexta-feira (22/3), uma mensagem de despedida do cargo de diretor criativo
atualizado
Compartilhar notícia
Pierpaolo Piccioli, figura icônica na indústria da moda, revelou que sairá do comando da Valentino, nesta sexta-feira (22/3). O anúncio da despedida veio por meio de uma postagem no Instagram, que acompanha uma emocionante declaração. No texto publicado, o designer expressou gratidão pelos 25 anos de colaboração com a grife.
Vem saber mais detalhes!
Pierpaolo Piccioli na Valentino
Pierpaolo Piccioli esteve presente na Valentino desde 1999, nomeado posteriormente como codiretor criativo, em 2008, ao lado de Maria Grazia Chiuri. Com mais participação no processo criativo, o estilista desempenhou um papel fundamental na consolidação da marca como uma das mais influentes do mundo fashion.
Em 2016, assumiu o posto de diretor criativo solo na grife italiana, o que resultou em uma visão singular e inovadora nas coleções — dignas de “tirar o fôlego”. Na premiação anual Fashion Awards, promovida pelo British Fashion Council (Conselho de Moda Britânico), Piccioli levou para casa dois prêmios de Designer do Ano, um em 2018 e o outro em 2022.
A mente inovadora do estilista foi responsável por definir a cor da temporada outono/inverno 2022, com um desfile inteiramente rosa. O italiano se juntou à companhia Pantone Color Institute para desenvolver e registrar a tonalidade exata.
“O Pink PP é o resultado de muita pesquisa e de uma necessidade; só precisei de colocar todas as minhas esperanças, sonhos e basicamente tudo o que me faz sentir bem numa só cor,” relatou Piccioli à Vogue britânica.
O objetivo do estilista era criar um tom tão marcante quanto o Rosso Valentino (Vermelho Valentino, em tradução livre), mas de uma forma contemporânea. “Não se vê o gênero, a etnicidade, a idade: apenas o ser humano que está a usar o rosa monocromático. Assim que a nossa visão está acostumada à cor, a forma e pormenores tornam-se mais claros”, explicou.
Anuncio da saída
O anúncio da despedida foi feito por meio de uma postagem no Instagram, que acompanha uma emocionante declaração. No texto publicado, Pierpaolo Piccioli expressou gratidão pelos 25 anos de colaboração com a etiqueta e pelas pessoas que compartilharam a trajetória.
“Obrigado ao Sr. Valentino e Giancarlo Giammetti, que me deram os seus sonhos. Obrigado a cada pessoa que de uma forma ou de outra tornou isso possível, foi um privilégio e uma honra partilhar a minha jornada, e os meus sonhos, convosco”, escreveu.
Ao portal WWD, a grife italiana confirmou a notícia com um comunicado. “Somos gratos ao Pierpaolo por seu papel como diretor criativo e por sua visão, compromisso e criatividade, que trouxeram à Maison Valentino ao que é hoje em dia”, destacou Jacopo Venturini, CEO da empresa.
O último desfile de Pierpaolo Piccioli para Valentino
Conhecido pela habilidade marcante na hora de escolher a paleta de cores, o estilista apresentou criações de alta-costura que não apenas exaltam a exuberância das tonalidades, mas também as artesãs que dão vida ao artesanato.
A última coleção de Piccioli na Valentino, batizada de Le Salon, foi tomada por uma explosão de violetas, verdes vibrantes, vermelhos intensos e amarelos luminosos. Entretanto, mais do que as tonalidades, o compilado destacou-se por transparências estratégicas e inusitadas, em um tributo à liberdade do corpo.
O espetáculo visual foi marcado por fendas, rendas finíssimas e texturas felpudas. Os detalhes presentes nas peças se mostraram verdadeiras obras de arte em movimento.
Apesar de ser uma despedida inesperada, é inegável que Pierpaolo Piccioli deixa um legado repleto de criatividade, cores e sucesso na Valentino. Contudo, a comunidade da moda aguarda para ver quais serão os próximos capítulos do estilista, e da grife sob nova liderança.