Piauiense se une à Farm em coleção com cores e sabores da caatinga
Savio Drew leva história pessoal e representatividade para novo compilado da etiqueta carioca. Em entrevista, o profissional conta detalhes
atualizado
Compartilhar notícia
Nascido no Piauí, Savio Drew leva a própria história e trajetória diretamente para a nova coleção da marca Farm. Com multicores, acabamentos manuais e modelagens amplas, o compilado é costurado em memórias e representatividade para a mulher preta piauiense. O resultado é um verão ensolarado, confeccionado em matéria-prima responsável, para vestir com conforto, cores e sabores da caatinga.
Vem conferir!
Com 27 anos, o designer de moda carrega uma longa trajetória e conquistas na bagagem. Após passar oito anos estudando e trabalhando em Brasília, atualmente reside na Espanha e é o nome por trás do projeto Brazil R$ 1,99.
Falando com propriedade, o piauiense diz se identificar com a caatinga. “O Nordeste é muito rico! Inclusive, o caju só se manifesta na sequidão e eu me vejo assim também. De onde eu vim e conquistei as coisas, mesmo na escassez. Eu não tive muitas oportunidades na vida”, introduz Savio.
O nome e o trabalho de Savio não passaram despercebidos pela equipe criativa da Farm, que investiu no reflorestamento de 1.500 cajueiros no Piauí, como parte da iniciativa sustentável da empresa que, desde 2020, planta 1.000 árvores diariamente. Assim, cumpre o compromisso de reduzir o impacto de emissão de gases e alcançando o título de 100% carbono neutro.
Como mente criativa da coleção, o estilista traz toda a cultura cajueira para as estampas. O pseudofruto é sagrado na região e também faz parte da história pessoal de Drew. “O caju é tudo para mim, tinha no quintal da casa onde eu cresci e o cheiro me remete a infância. Inclusive, trouxe um pé para plantar aqui na Espanha”, relembra.
Um dos prints também carrega o nome da bisavó. “Na minha região, colocamos o nome de pessoas queridas nos melhores pés de cajus. Trouxe, ainda, essa ideia de falar sobre a cultura do sol, das mulheres guerreiras nordestinas! Tem uma outra estampa que é a minha avó saindo de dentro de uma flor e também tem literalmente as casas da minha vida bordadas ali no centro nas estampa”, celebra Savio.
O compilado da Farm com Savio entrega peças feitas em algodão e nylon reciclado, enquanto as modelagens são amplas e tecnologias foram implementadas na construção dos itens, como a saia rodada. Bordados manuais arrematam os acabamentos no compilado, trazendo a essência interiorana e o trabalho feito à mão.
A coleção também é composta por camisetas, vestidos longos e jaqueta corta-vento. A cartela de cores entrega tons vibrantes, traduzindo o conceito e a história do compilado. Segundo a marca, o objetivo é levar o caju para o mundo, com direito a mix de estampas e texturas.
Meu lugar no mapa
Savio nasceu em uma vila no Piauí que não está no mapa do Brasil, mas, nas estampas da coleção, a região ganha ilustração e nome marcado. “Na coleção, eu fui muito nesse lugar. Cedi a minha história e visão sobre essa cultura. Fugindo sempre do magnético miserável, trazendo sol, cores e, claro, o potencial criativo da cidade”, rememora.
Colaborou Sabrina Pessoa