Pharrell estreia na Louis Vuitton com continuidade da excelência negra
Na noite dessa terça-feira (20/6), Pharrell Williams apresentou a coleção de primavera/verão 2024 em Paris, na França
atualizado
Compartilhar notícia
O posto de mente criativa por trás de uma grande casa de moda ainda é um espaço predominantemente branco. Ao longo da história, poucas personalidades negras conseguiram alcançar o cargo relevante. Na noite dessa terça-feira (20/6), Pharrell Williams se juntou a essa curta lista ao apresentar pela primeira vez sua visão para linha masculina da Louis Vuitton. Com um desfile apoteótico — no qual reuniu um time de artistas e celebridades para conferir as criações —, o designer evoluiu o trabalho do ex-diretor da grife francesa, Virgil Abloh, que faleceu em 2021, e entregou uma coleção repleta de personalidade.
Vem conferir!
Desde que foi anunciado como o novo diretor criativo da Louis Vuitton, Pharrell conquistou toda a atenção do mundo da moda. Afinal, o rapper iria ocupar um cargo deixado por um dos mais relevantes nomes da indústria da última década. Entre críticas e apoios, o artista não deixou se abater pela responsabilidade e entregou uma visão que celebra o talento negro na moda.
Apesar de não ter uma formação oficial em moda, Pharrell flerta e trabalha com o segmento há anos. Ao lado do amigo e estilista Nigo, ele lançou a marca de streetwear Billionaire Boys Club, em 2003, além de ter colaborado com grifes como Chanel, Moncler e a própria Louis Vuitton.
O artista comentou a respeito das críticas que recebeu ao ser anunciado como novo nome à frente da Louis Vuitton. “Não fui à Central Saint Martins. Mas, você sabe, eu não fui à Julliard para estudar música. E eu fiz tudo certo. Como pessoas negras nesse planeta, estamos acostumados com isso, a nos dizerem o que você pode ou não fazer”, afirmou, em entrevista à Vogue.
Sob o guarda-chuva de bastante pressão, Pharrell estreou o trabalho na Louis Vuitton com um desfile repleto de ousadia, elegância e novidades direto da Ponte Nova, ponto famoso de Paris que corta o Rio Sena, na França. O compilado foi intitulado LV for Lovers.
Excelência
Com um coral como plano de fundo, os modelos desfilaram pela ponte enquanto uma plateia de artistas, como Beyoncé, Rihanna e Anitta, conferiram de perto a novidade masculina para a temporada primavera/verão 2023/24 da Louis Vuitton. Pharrell optou por reformular as cores famosas da grife. O verde, que lembra um tom camuflado, foi o destaque.
Características marcante de Virgil Abloh, como a imaginação e o humor, seguem presentes, mas, agora, menos literal. O novo designer trouxe um aspecto de streetwear para as peças unidos à elegância. Jaquetas estudantis, camisetas de time, shorts de alfaiataria e um preppy mais sofisticado marcaram a estreia de Pharrell.
O couro também esteve presente em conjuntos monocromáticos ou sóbrios. Atento a inovações, o designer apostou em uma estampa pixelada, que remetiam a jogos como o Minecraft. Acessórios divertidos — ora volumosos ora micros —, adicionavam o toque final para a nova etapa da Louis Vuitton sob o comando de Pharrell.
Ao fim do desfile, Pharrell comprovou que a própria excelência não precisa ser comprovada com diplomas ou títulos. Sua visão a respeito da vida, e, consequentemente, da moda estão bem definidas. Os que amam o segmento para além das tendências vão entender que o que está em jogo é algo muito maior.
Ver essa foto no Instagram