Pesquisa aponta aumento de buscas na web por brechós e roupas alugadas
A plataforma de marketing digital Semrush revela mudanças no comportamento dos consumidores brasileiros em 2023
atualizado
Compartilhar notícia
O mercado de segunda mão, longe de perder vigor, vem conquistando novos patamares, impulsionado pela crescente busca por práticas sustentáveis, principalmente entre os jovens da geração Z. Em meio a transformações significativas, como a pandemia global, os brechós e as lojas de aluguel de roupas emergem como verdadeiras tendências no universo da moda. Uma pesquisa recente aponta aumento da procura por esse tipo de consumo, e destaca mudança de comportamento entre brasileiros em 2023.
Vem entender melhor!
Pesquisa da Semrush
A sustentabilidade na moda se tornou uma prioridade diante dos desafios ambientais e sociais associados à indústria têxtil que o mundo tem vivenciado ultimamente, em geral. Conscientes dos impactos negativos causados pela produção de roupas, os consumidores têm buscado então alternativas mais sustentáveis.
Segundo um estudo da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade on-line, a moda circular tem se destacado como uma escolha popular entre os brasileiros. O resultado é uma mudança no comportamento de consumo.
Segundo o estudo, entre setembro de 2022 e setembro de 2023, as buscas por “brechó perto de mim” cresceram 175%, enquanto “brechó roupas usadas baratas” teve um aumento de 128.6%. Paralelamente, as pesquisas por “aluguel de roupas” aumentaram 50%.
Os dados complementam também a crescente preocupação ambiental da sociedade, refletida em um outro ranking de buscas, no qual termos relacionados à sustentabilidade e às mudanças climáticas lideraram as questões sociais mais pesquisadas no Brasil em 2023. A média foi de 1.58 milhão de buscas mensais, conforme divulgado em novembro pela Semrush.
Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush no Brasil, aponta: “Os brechós têm se destacado como uma alternativa sustentável e econômica para os consumidores conscientes, o que proporciona uma maneira única de adquirir roupas estilosas e de qualidade a preços acessíveis.”
A pesquisa revela ainda que os consumidores buscam ativamente por marcas que adotam práticas sustentáveis. A Semrush observou um crescimento notável de 466.7% nas buscas por “marcas de roupas sustentáveis” no último ano.
“A consciência ambiental crescente tem impulsionado consumidores e líderes do setor a reexaminar práticas e adotar abordagens mais sustentáveis. Isso inclui a redução do desperdício, o uso de materiais eco-friendly, práticas de produção éticas e transparência ao longo da cadeia de suprimentos”, acrescenta Casagrande.
Geração Z como fator de impulsionamento dos brechós
Como a coluna já mostrou, a geração Z — composta por indivíduos nascidos após 1996 — desempenha um papel crucial nesse cenário consciente. Segundo a McKinsey & Company, empresa especializada em consultoria empresarial, ela representa 40% dos consumidores globais de brechós, e detém ainda um poder de compra de US$ 150 bilhões apenas nos Estados Unidos.
No mesmo sentido, um estudo da prestadora de serviços financeiros Piper SandlerPiper Sandler, realizado em 2020, confirma o protagonismo. Os dados revelam que 46% dos adolescentes entrevistados nos EUA compram produtos usados, enquanto 58% praticam o desapego.
Paralelamente, uma pesquisa do Instituto Akatu revela que, no Brasil, 50% dos millennials — pessoas nascidss após o início da década de 1980 até 1995 — nunca compraram em brechós, por exemplo. A justificativa muitas vezes é de receios em relação à qualidade e higiene das peças.
Metrópoles Fashion & Design Festival 2023
Ainda sobre consumo consciente, vale relembrar a segunda edição do Metrópoles Fashion & Design Festival, que ocorreu em setembro do ano passado, e foi recheada de novidades. Ilca Maria Estevão avançou no olhar para a capital e levou, com a proposta de movimentar a economia criativa e circular brasiliense, brechós ao Museu Nacional da República.
Ao todo, 15 empresas do segmento foram convidadas a participar. São elas: To Face, Bullseye, GG Garimpei, Reetiqueta, Bela Shop, Desapeguei Bonito, Choose Vintage, Reciclando Luxo, Lixo Mania, Pretty New, Peça Rara, Tela Ambulante, Brechó dos Óculos, Não Kero Maix e Bem QT Quis.
A jornada da moda em direção a um consumo consciente está em andamento — ainda aos poucos, mas está. O novo consumo é moldado pela influência dos jovens e pela necessidade de repensar as práticas tradicionais da indústria. Enquanto os brechós prosperam, e a geração Z lidera como impulsionadora dessa mudança, o futuro de um universo fashion mais sustentável tem sido cada vez mais promissor.