Peças íntimas expostas são a tendência da vez? Veja exemplos recentes
Os últimos tapetes vermelhos e as semanas de moda de primavera/verão 2022 apontam que a resposta é “sim”
atualizado
Compartilhar notícia
A ousadia foi o dress code dos tapetes vermelhos mais recentes. Entre silhuetas irreverentes, brilho e fendas, a sensualidade dos vestidos transparentes com lingeries expostas foi um dos destaques. A lista de celebridades que investiram em looks com as peças íntimas expostas vai de Megan Fox a Olivia Rodrigo. Será que essa aposta vai colar no cenário pós-pandemia? Se depender das famosas e das coleções de primavera/verão 2022, será.
Vem saber mais detalhes!
Aposta pós-pandêmica
Depois de todos os meses de isolamento social entre 2020 e 2021, em meio à volta gradual das atividades presenciais, é natural que surja o desejo de apostar em produções mais ousadas. Há quem esteja a fim de mostrar bastante pele depois do confinamento, a exemplo das celebridades em premiações do show business e eventos de gala recentes.
Em alguns casos, as transparências deixam a lingerie roubando a cena como o statement do visual. Já em outros, como o vestido Gucci com cristais que Dakota Johnson vestiu no Festival de Veneza deste ano, as peças íntimas aparecem como detalhes sutis. Em um terninho preto, também da grife italiana, a atriz dispensou a camisa e apostou na sutileza sexy do sutiã por baixo do blazer.
MTV Video Music Awards 2021
O VMA é um dos eventos mais aguardados da cultura pop, com presença dos artistas mais bombásticos da música e do entretenimento. Alguns deles aproveitam a ocasião para exibir looks que esbanjam personalidade, como foi o caso da edição deste ano.
Um dos visuais mais chamativos foi o da atriz Megan Fox, um vestido Mugler para lá de transparente, com linhas onduladas e assimétricas, dando um grande destaque para a calcinha fio dental e um top no mesmo tom da pele. As cantoras Ciara e Charli XCX vestiram modelos rendados.
Quando subiu ao palco da premiação para introduzir a performance de Kacey Musgraves, Hailey Bieber usou um vestido branco Alaïa que marcava a calcinha e cobria o busto. Avril Lavigne, por sua vez, evidenciou o top com cristais da marca Christalea a bordo de um terninho, com blazer recortado, da Area.
Met Gala 2021
No Met Gala 2021, a tendência ganhou continuidade nos visuais de nomes como Kendall Jenner, que homenageou Audrey Hepburn (no filme Minha Bela Dama, de 1964) com um vestido transparente da Givenchy, e Zoë Kravitz, com um modelito da Saint Laurent, trajando uma calcinha fio dental por baixo.
A cantora Olivia Rodrigo elegeu um visual com renda e hot pants aparentes. Ousada como sempre, Rihanna fechou o tapete vermelho do Met Gala com um traje all-black da Balenciaga que deixou a cantora completamente coberta do pescoço para baixo. A pele à mostra foi a escolha para a festa pós-evento, com outro look totalmente preto, mas agora com uma camiseta e uma saia transparente, deixando a calcinha em evidência.
A Harper’s Bazaar norte-americana destacou que looks como esses, no contexto atual, funcionam como uma espécie de mensagem. “O que é interessante sobre essa tendência é que ela não é apenas alimento para o olhar masculino”, analisou a especialista em roupas íntimas Cora Harrington, em citação feita pela revista.
“O Met Gala não está sendo lançado para universitários heterossexuais que querem apenas olhar para as meninas! Mugler e Givenchy não estão sendo apresentados dessa forma. O que você está vendo agora é uma escolha feminina individual”, completou a especialista.
Em contrapartida, Harrington avalia que ainda existe uma resistência de padrões de beleza patriarcais que valorizam a magreza. “As expectativas que a sociedade coloca em corpos femininos maiores e com mais curvas são, infelizmente, mais rígidas. Não deveria ser assim, mas, quando você mostra dobras ou seu corpo não tem a forma de uma ampulheta, fica de alguma forma desagradável para certas pessoas na internet.”
Emmy Awards 2021
Na premiação mais importante da televisão norte-americana, o Emmy Awards, os visuais estavam mais recatados. A sensualidade ainda aparecia em vestidos com silhuetas justas, decotes e rendas. Contudo, de maneira geral, os looks caminharam mais para o lado da elegância clássica, com direito a produções monocromáticas, tecidos finos, capas e caudas.
Mesmo assim, a lingerie exposta marcou presença no red carpet da noite em looks pontuais. Nesse aspecto, vale mencionar os visuais de Taraji P. Henson, Our Lady J e Issa Rae, que apostaram em transparências e tecido telado (no caso de Issa Rae) que deixavam a parte de baixo da lingerie à mostra.
Exemplos icônicos
Além dos looks recentes, existem vários exemplos emblemáticos de vestidos que beiravam à nudez, ou deixavam peças íntimas bem expostas, ao longo da história. Em 1974, por exemplo, a cantora Cher compareceu ao Met Gala com uma escolha nessa pegada. O mesmo modelito inspirou o look de Kim Kardashian na edição de 2015 do evento, que também teve visuais reveladores de Beyoncé e Jennifer Lopez.
Ver essa foto no Instagram
Em 1993, Kate Moss causou com um vestido transparente na festa do Look of The Year Contest, da agência Elite Model. Rose McGowan causou no MTV Video Music Awards em 1998, trajando um slip dress Maja Hanson com lingerie somente na parte de baixo, com tiras extremamente finas.
Já no Grammy de 2000, J.Lo vestiu um vestido Versace com decote profundo, que deixava a calcinha aparente. Vale destacar, também, um estilo de calça que Christina Aguilera usou em meados de 2002, com recorte vazado na região da virilha, para exibir a peça íntima propositalmente.
Outro modelito que deu o que falar foi o vestido com cristais que Rihanna elegeu para o CFDA Fashion Awards 2014, com calcinha nude e mamilos aparentes. Em 2018, J.Lo resgatou a tendência da calcinha exposta quando combinou a peça a uma calça.
Primavera/verão 2022
Simultaneamente aos últimos eventos fashionistas, diversas grifes estão apresentando coleções de primavera/verão 2022 neste mês, durante as quatro principais semanas de moda do mundo: Nova York, Londres, Milão e Paris.
Naturalmente, a temporada de calor pede peças mais frescas. Por isso, algumas marcas exibiram vestidos transparentes com tecidos leves, que deixam as peças íntimas à mostra, além de sugerir o sutiã em evidência como um truque de estilo.
Colaborou Hebert Madeira