Peças de brechós repletas de germes? Veja 5 dicas para a higienização
O mercado de brechós cresce ao atrair fashionistas para a moda sustentável e destaca a importância de higienizar peças de segunda mão
atualizado
Compartilhar notícia
O aumento no interesse pela moda de segunda mão levou os brechós ao centro das atenções da moda sustentável, com cada vez mais lojas e clientes aderindo ao método. Além de possibilitar descobertas, as peças de segunda mão carregam histórias — e, por vezes, pequenas marcas do tempo. Por isso, a higienização adequada é essencial para garantir que sua experiência com moda sustentável seja segura e agradável.
Vem saber mais!
Do brechó ao guarda-roupa
Para você que é adepto de garimpos ou está começando a explorar o universo dos brechós, listamos cinco dicas para transformar suas compras de segunda mão em peças prontas para o uso.
Lave antes de usar
Mesmo que o brechó garanta que a peça já foi lavada, é sempre recomendável higienizá-la em casa. Prefira sabão neutro e água morna, que ajudam a remover sujeiras e odores, sem danificar os tecidos mais delicados. Para roupas de couro ou camurça, um pano úmido é a solução ideal.
Aposte no vinagre branco
O vinagre é um aliado contra odores e bactérias. Adicione uma xícara na máquina de lavar ou em um balde com água durante a lavagem. O cheiro do vinagre desaparece após o enxágue, e suas propriedades antibacterianas propiciam mais segurança.
Exponha ao sol
A luz solar não apenas elimina possíveis micro-organismos, como também ajuda a dissipar odores. Pendure suas roupas em local arejado por algumas horas, mas evite exposição direta para tecidos coloridos ou sensíveis, que podem desbotar.
Higienize acessórios com cuidado
Para sapatos e bolsas, use um pano com álcool 70% ou soluções específicas para o material. No caso de joias ou bijuterias, deixe-as de molho por alguns minutos em água morna com detergente.
Vaporizadores e ferro de passar
O calor é excelente para eliminar germes. Use um vaporizador de roupas ou ferro de passar com cuidado, respeitando as etiquetas de cada peça para não danificá-las.
Da lavagem simples aos vaporizadores, essas práticas podem prolongar a vida útil das roupas e acessórios, bem como garantir que a experiência com a moda circular seja tão segura quanto estilosa. Com os cuidados certos, cada peça garimpada pode ser vestida como nova, sem medos para quem está usando e ajudando na luta pela moda sustentável.