Peça Rara celebra 16 anos como referência no segmento de brechós
Com origem brasiliense, a marca cresceu e tem mais de 60 franquias espalhadas pelo Brasil. Saiba detalhes da história de sucesso
atualizado
Compartilhar notícia
Há 16 anos, surgiu em Brasília uma marca que iria contribuir para novas formas de consumo. Com o propósito de criar um brechó que atendesse às principais demandas do público, em 2007, a Peça Rara estreou. Sob o comando de Bruna Vasconi, a empresa se tornou referência no mercado nacional de vendas de segunda mão. Com lojas próprias espalhadas pela cidade, a etiqueta expandiu e hoje tem franquias por todo o Brasil.
Vem conhecer mais!
Reutilizar uma peça é um propósito que faz parte dos que entendem o mercado da moda. Com uma cadeia produtiva cada vez maior, especialistas afirmam que o consumo desenfreado tende a contribuir para danos no meio ambiente. Com um custo-benefício melhor, os brechós são uma alternativa para o meio de compra convencional.
Consciente das demandas do mercado e com a vontade de encontrar uma forma de renda para sustentar a família, Bruna Vasconi “uniu a fome com o desejo de comer”. Assim, perto de encerrar a graduação no curso de psicologia, a empresária, em parceria com uma amiga, lançou um negócio que, futuramente, iria se transformar em um case de sucesso.
“Abrimos o primeiro brechó exclusivamente infantil, em dezembro de 2006. A loja foi um sucesso, no entanto, com poucos dias de operação, comecei a entender que os nossos interesses iriam divergir’, explica, em entrevista à Coluna Moda Fora dos Padrões.
Por saber que não havia chances de erro, pois tinha os filhos para criar, Bruna revela que saiu da parceria e abriu o próprio brechó: Peça Rara. Desde 2007, a empresa tem funcionado como um espaço de moda circular e que, ao longo dos anos, foi passando por transformações.
Com o empreendedorismo como característica forte desde jovem, Bruna Vasconi observou que havia uma demanda a ser suprida na cidade, e investiu em um brechó que atendesse ao público infantil e feminino. Com sete lojas espalhadas por Brasília, a empresa Peça Rara se expandiu e atingiu outros ares e opções para o consumidor.
Expansão nacional
Referência na capital há mais de 10 anos, o brechó Peça Rara deu um salto maior no processo de expansão do negócio em 2019. Com o apoio de uma empresa de consultoria, a marca vendeu a primeira franquia. Inaugurada em Taguatinga, a loja foi o início de um processo que se firmaria nos próximos anos.
A transformação em uma rede nacional foi concluída com a chegada do grupo SMZTO ao projeto. Com o investimento, a Peça Rara rompeu as barreiras do Distrito Federal e ganhou franquias espalhadas pelo país.
“Hoje, são 60 lojas em 15 estados. Temos pelo menos 20 para serem inauguradas até o final de 2023”, conta. Outro ponto importante no processo de ampliação da Peça Rara foi a entrada de Deborah Secco como uma das sócias da empresa.
A atriz acrescentou as experiências individuais com a vontade de contribuir para o debate de um estilo mais sustentável na indústria fashion. “Eu já consumia brechó antes, mas nunca imaginei a real importância de não precisar consumir algo novo e o quanto isso interfere na maneira como nos relacionamos com a natureza”, explica a global à coluna.
Brechó referência
O consumo de peças de segunda mão tem entre as características estigmas e preconceitos por parte dos consumidores. No entanto, Bruna Vasconi revela que apostou no diferencial para conquistar o público. “Desde o início, nossas lojas são organizadas, setorizadas e grandes. A gente procura harmonizar da melhor forma possível, algo que conquistou os clientes”, aponta.
Com o avanço da Peça Rara na cidade, a empresária compreendeu que o público cada vez mais estava aceitando o projeto. “A aceitação foi sensacional. Brasília aderiu ao brechó, especialmente a Peça Rara, de uma forma incrível”, lembra.
O funcionamento de um projeto tão grande tem os seus desafios. Contudo, a experiência de ser uma mulher à frente do business tem especificidades próprias. Bruna evidencia que é necessário conciliar várias funções ao mesmo tempo.
“É um desafio diário. Cobrança em todos lados, principalmente interna. Sempre vai haver alguém para questionar se você realmente vai dar conta. É necessário ter uma estrutura psicológica e física para sustentar”, expõe.
Projeto social
Após conquistar espaços até então inimagináveis, Bruna Vasconi tem um projeto pessoal relacionado ao brechó Peça Rara. A empresária abriu a própria instituição social, que tem como propósito arrecadar fundos para custear as necessidades básicas, como itens de higiene e alimentação para creches.
Entre os desejos para os próximos anos, além de maior ampliação das franquias pelo país, Bruna Vasconi quer investir ainda mais nessa área. “Estamos na iminência de inaugurar a primeira creche com recurso 100% próprio. Espero que eu possa me dedicar, talvez até com exclusividade a esse trabalho social”, finaliza.
Moda Brasília
A Coluna Moda Fora dos Padrões deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.