metropoles.com

Paris lança programa para se tornar capital da moda sustentável

Governo francês, Federação de Alta-Costura, Galerias Lafayette e grupo LVMH serão os responsáveis pelo pacote de medidas socioambientais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Victor Boyko/Getty Images
Capa-Paris-Sustentável-3
1 de 1 Capa-Paris-Sustentável-3 - Foto: Victor Boyko/Getty Images

A investida da moda na sustentabilidade é real! Depois de Stella McCartney convocar seus colegas a se unirem para diminuir os danos ambientais causados pela indústria têxtil e o Conselho de Estilistas de Moda da América lançar um guia de medidas socioambientais, a prefeitura de Paris anunciou um pacote de ações para tornar a cidade a capital da moda sustentável até as Olimpíadas de 2024.

Vem saber mais sobre isso comigo!

Reunidos no Instituto Francês de Moda, Frédéric Hocquard, vice-prefeito de Paris, Antoinette Guhl, secretária de Economia Social e Solidariedade, e Isabelle Lefort, jornalista de moda, lançaram o programa Paris Good Fashion, iniciativa que visa impulsionar a indústria da moda a adotar práticas mais sustentáveis.

Nos próximos cinco anos, um comitê formado pela Federação de Alta-Costura e Moda, o governo francês, a loja de departamentos Galerias Lafayette, a incubadora de moda Les Ateliers de Paris e o grupo LVMH irá traçar uma série de metas e ações para redirecionar o mercado local a um futuro ecologicamente consciente, sem descartar a Semana de Moda de Paris e seus participantes.

Peter White/Getty Images
Paris vislumbra título de capital da moda sustentável

 

Peter White/Getty Images
Projeto prevê mudanças drásticas até 2024

 

Vincent Isore/IP3/Getty Images
Bernard Arnault, CEO do grupo LVMH

 

A iniciativa será norteada por três objetivos: criar uma economia circular, aperfeiçoar a supervisão dos processos terceirizados e adaptar a distribuição, geração de energia e comunicação. “Paris Good Fashion é uma comunidade aberta que reagrupa profissionais de moda, marcas, empresários, designers e especialistas para estabelecer um roteiro de passos que farão Paris a capital sustentável da moda”, disse Lefort.

O roteiro de sustentabilidade para 2019 será apresentado em junho, durante um grande evento, que reunirá um ciclo de conferências, um prêmio de design inclusivo e uma campanha de reciclagem.

“Quando comecei na moda, há 20 anos, ninguém falava sobre sustentabilidade, mas o mundo mudou. Estamos em uma situação de desastre ecológico. Essa é uma grande preocupação para as gerações mais jovens, que estão apelando às marcas de moda para que mudem seus processos. Precisamos criar um diálogo entre esses dois mundos”, disse a ex-editora-chefe da revista Jalouse.

Dominique Charriau/WireImage
Desfile da Louis Vuitton no Louvre

 

Pascal Le Segretain/Getty Images
Desfile da Louis Vuitton no Palácio Real, em junho de 2018

 

Victor Boyko/WireImage
Outro belo cenário de Paris, em desfile da Chanel em 2016

 

Pascal Le Segretain/Getty Images
Primavera/verão 2017 da Christian Dior

 

Embora não haja, atualmente, um padrão de sustentabilidade imposto aos designers e empresários da moda, algumas das maiores cidades do mundo estão se esforçando para instruir os estilistas sobre as práticas socioambientais. No início de janeiro, o Conselho de Estilistas de Moda da América fez um alerta às labels, incentivando-as a levar a sustentabilidade a sério.

Catwalking/Getty Images
Stella McCartney é uma das estilistas que mais têm tocado no tema sustentabilidade atualmente

 

SAV/Getty Images
Stella McCartney levou propostas à 24ª Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

 

Divulgação/Levi's
Levi’s também trabalha o viés socioambiental

 

O relatório do Council of Fashion Designers of America (CFDA) tem 233 páginas e é dividido em quatro partes: um guia para estratégias sustentáveis, um kit de ferramentas para colocar essas ações em prática, um índice de materiais e um diretório de sustentabilidade, que lista as organizações especializadas que se destacam no segmento verde.

“Atualmente, a indústria da moda não é sustentável. Estamos usando recursos naturais e explorando pessoas, impactando na lucratividade futura e nas oportunidades de negócios. Para que o mercado mude, precisamos trabalhar juntos. Este guia está disponível para o público como um recurso educacional crítico. Por meio deste projeto, procuramos mudar as práticas sustentáveis entre os membros, assim como em todo o segmento fashion”, diz o documento.

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Danillo Costa

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?