metropoles.com

Paris Fashion Week: veja destaques de desfiles do outono/inverno 2024

Marcas como Saint Laurent, Balmain, Schiaparelli, Chanel, Miu Miu e Louis Vuitton, entre outras, integraram a programação da semana de moda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanshan Zhang/Getty Images
Na passarela da Saint Laurent, modelos desfilam com looks em tons terrosos. As duas usam toucas com meias - Metrópoles
1 de 1 Na passarela da Saint Laurent, modelos desfilam com looks em tons terrosos. As duas usam toucas com meias - Metrópoles - Foto: Yanshan Zhang/Getty Images

Os desfiles de outono/inverno 2024/25 do Paris Fashion Week foram realizados ao longo dos últimos dias. De 26 de fevereiro a 5 de março, o público conferiu as novas coleções de grifes renomadas. As estreias de Chemena Kamali e Seán McGirr no comando das marcas Chloé e Alexander McQueen, respectivamente, deram o que falar, assim como a bolsa da Coperni feita com 99% de ar na composição.

Além disso, entre os destaques nos shows da edição, estão a transparência da Saint Laurent; a inspiração em vinícolas da Balmain; o surrealismo renovado da Schiaparelli; o conceito cinematográfico da Chanel; a “viagem no tempo” da Miu Miu; e a celebração de uma década na Louis Vuitton. Vem saber mais!

Na passarela, look azul com transparência e touca de meia na cabeça - Metrópoles
O Paris Fashion Week de outono/inverno 2024/25 foi realizado entre 26 de fevereiro e 5 de março

Saint Laurent

A transparência foi a protagonista da coleção de fall/winter 2024 da Saint Laurent. Sob o comando de Anthony Vaccarello, a grife francesa levou ao Paris Fashion Week looks com meias de seda em destaque, inclusive como saias, blusas e tops.

“Eu queria fazer algo muito frágil”, disse o estilista ao WWD nos bastidores da apresentação. “Acho que meu trabalho é propor algo diferente que não seja necessariamente realista ou necessário.”

Peças de alfaiataria e itens acetinados também compõem o repertório. Na paleta, variações terrosas dividiram espaço com tons fechados de azul, vinho, verde, cinza e amarelo. Entre os acessórios, chamaram atenção bolsas felpudas e toucas com aspecto de meias.

Na passarela, look em cinza e vermelho com transparência e touca de meia na cabeça - Metrópoles
A transparência, que faz parte do legado deixado por Yves Saint Laurent, foi a protagonista das novas criações de Anthony Vaccarello

 

Na passarela, look mostarda com transparência e touca de meia na cabeça - Metrópoles
Meia-calça no look todo

 

Na passarela, look com vestido verde musgo acetinado e meia-calça cinza - Metrópoles
Elegância e sensualidade

Balmain

Para o outono/inverno 2024, a Balmain apostou em modelagens exuberantes, mas com uma dose a menos de maximalismo, conforme os parâmetros da etiqueta. Um conjunto de alfaiataria, com elegante calça cáqui e blazer amplo, ganhou um toque de opulência por meio de enfeites dourados de caracol.

O designer Olivier Rousteing se inspirou na própria cidade natal, Bordeaux, conhecida pelas vinícolas. As uvas aparecem em estampas e acessórios, como brincos, pingentes e bolsas. “É uma questão de elegância atemporal e uma homenagem à cultura francesa”, disse o diretor criativo.

Um dos destaques foi o casting diverso: a passarela foi preenchida por modelos de diferentes idades. Segundo Rousteing, trata-se de uma celebração a todas as mulheres.

Modelos mais velhas desfilando ao lado do estilista da Balmain, Olivier Rousteing - Metrópoles
Modelos de todas as idades passaram pela passarela da Balmain no Paris Fashion Week

 

Na passarela, look em preto e branco com estampa de uvas - Metrópoles
“Cachos de uvas e silhuetas esculturais prestam homenagem às referências clássicas e elegantes associadas à famosa região [Bordeaux]”, detalhou a label em comunicado
Na passarela, look com blusa preta e saia com estampa de uvas verdes. A modelo segura uma bolsa com pingente de uvas - Metrópoles
As uvas estão não apenas nas estampas, mas também em formas, como neste pingente da bolsa

 

Na passarela, look bege de alfaiataria com detalhe em dourado no peito - Metrópoles
A alfaiataria ganha um toque de opulência

Schiaparelli

Uma das grifes mais aguardadas no Paris Fashion Week, a Schiaparelli fez, mais uma vez, um ode ao próprio legado. O diretor criativo se inspirou em arquivos da fundadora da marca, com direito a uma releitura da colaboração icônica entre Elsa Schiaparelli e Salvador Dalí para a coleção de outono/inverno 1937/38.

Outro destaque foram as “gravatas” feitas com tranças de cabelo sintético. “Para comemorar o centenário do surrealismo, Daniel Roseberry prestou homenagem ao elemento surrealista do cabelo inspirado em Pippa Garner, Mimi Parent, e na icônica pulseira de pele de Meret Oppenheim para Elsa Schiaparelli”, explicou a maison em comunicado.

Na lista de acessórios, estão bolsas com adereços que remetem a fechaduras de portas e desenhos abstratos de rostos. Entre os materiais, destaque para o jeans, que não é usual na etiqueta, e a textura croco em tons terrosos.

Na passarela, modelo usa look jeans com saia e fenda - Metrópoles
O estilista norte-americano Daniel Roseberry é firme ao legado criativo da Schiaparelli

 

Na passarela, modelo usa look bege de alfaiataria com gravata de trança de cabelo - Metrópoles
Tranças de cabelo sintético surgiram como gravatas

 

Na passarela, modelo usa look preto com touca/chapéu em formato de sapato - Metrópoles
Touca inspirada no famoso shoe hat, fruto da parceria da década de 1930 de Elsa Schiaparelli com o pintor Salvador Dalí

 

Na passarela, modelo usa look marrom com textura croco - Metrópoles
Textura croco e bota de cano extremamente alto

Chanel

“Uma carta de amor a Deauville”: foi assim que a Chanel definiu a apresentação de outono/inverno 2024/25. A inspiração para o novo compilado criado pela designer Virginie Viard foi a “atmosfera romântica e cinematográfica” do balneário francês.

Para introduzir a coleção, a maison exibiu um curta-metragem estrelado por Penélope Cruz e Brad Pitt, sob direção de Inez & Vinoodh. A dupla de atores reencenou, em preto e branco, cenas do filme Un Homme et une Femme (Um Homem, Uma Mulher), lançado em 1966 por Claude Lelouch.

Nos visuais da passarela, o clássico tweed não poderia faltar. Assim como as estampas em xadrez, os acessórios foram protagonistas: de boinas a chapéus maximalistas, com abas enormes.

Modelos usam chapéus grandes na passarela da Chanel - Metrópoles
Os chapéus com abas grandes chamaram atenção no desfile da Chanel

 

Na passarela da Chanel, modelo usa boina preta com casaco marrom e calça jeans - Metrópoles
Boinas também estão no repertório

 

Modelo com boina e look todo xadrez na passarela da Chanel - Metrópoles
A inspiração de Virginie Viard para o novo trabalho foi a comuna francesa Deauville

Miu Miu

No cenário do show da Miu Miu, o Palais d’Iéna foi dominado por videoinstalações criadas pela artista belga-americana Cécile Evans. Por meio de uma “viagem no tempo”, o projeto traz o enredo fictício de uma mulher chamada Reception, que é uma das últimas tradutoras humanas na Terra.

Na coleção, os looks parecem uma intensa mistura de peças criadas para diferentes idades. Camisa social, suéter, cardigã, saia rodada e bota western, por exemplo, formam algumas combinações. Textura felpuda e estampas com estética pop art também integram o compilado.

“Um vocabulário de roupas, da infância à idade adulta. A coleção outono/inverno 2024 da Miu Miu de Miuccia Prada se inspira na amplitude e no alcance da vida das pessoas, suas mudanças nos tipos de roupas refletem o desenvolvimento do caráter, tanto pessoal quanto universal”, sintetizou a label em comunicado.

Gigi Hadid na passarela da Miu Miu usando sapato Mary Jane preto, vestido branco e casaco marrom felpudo - Metrópoles
Miuccia Prada assina as coleções da Miu Miu

 

Na passarela da Miu Miu, look com saia azul, suéter e cardigã, além de bota western - Metrópoles
A coleção foi pensada para mesclar características do vestuário de diferentes idades

 

Na passarela da Miu Miu, modelo usa saia amarela com estampa rosa, além de casaco azul com gola alta e jaqueta preta - Metrópoles
Na Miu Miu, as estampas são chamativas para esta temporada

Louis Vuitton

Neste ano, o estilista Nicolas Ghesquière celebra 10 anos no comando da linha feminina da Louis Vuitton. Recentemente, inclusive, a grife francesa lançou uma série on-line na qual o diretor criativo compartilha memórias com celebridades ligadas à própria trajetória.

Em mais um capítulo da comemoração, o desfile de fall/winter 2024 fechou o calendário do Paris Fashion Week. Montado no Cour Carrée, um dos pátios do Palácio do Louvre, o cenário foi pensado como uma “estufa futurista” adornada com lustres, fruto de uma colaboração do artista Philippe Parreno com o designer de produção James Chinlund.

Em uma cartela suave e divertida de cores, a apresentação reuniu peças esportivas, como jaquetas bomber, casacos corta-vento e trench coats casuais. Um dos pontos que mais chamaram atenção foram as luvas com franjas e plumas, assim como as toucas que simulam orelhas. O brilho também teve vez. Nos pés, coturnos e botas com aspecto maleável que remetem a meias.

Look preto com touca na passarela da Louis Vuitton - Metrópoles
A Louis Vuitton encerrou a programação do Paris Fashion Week

 

Look azul na passarela da Louis Vuitton. A modelo usa luvas com franjas - Metrópoles
O desfile é uma parte da comemoração de 10 anos do designer Nicolas Ghesquière no comando da marca

 

Look com estampa de logomania na passarela da Louis Vuitton - Metrópoles
Logomania na passarela

Paris Fashion Week: outono/inverno 2024/25

A Semana de Moda de Paris foi encerrada nessa terça-feira (5/3), com programação formada por mais de 70 desfiles. Ao longo de nove dias, ocorreram shows de marcas como Dior, The Row, Off-White, Rabanne, Loewe, Victoria Beckham, Vivienne Westwood, Balenciaga, Valentino, Mugler, Stella McCartney e  Lacoste, entre outras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?