metropoles.com

Paris Fashion Week: programação digital começa nesta segunda (6/7). Confira

Chamado de Whispers of Paris, evento on-line dedicado à alta-costura e ao menswear reunirá dezenas de grifes nos próximos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vittorio Zunino Celotto/Getty Images
Desfile de Iris Van Herpen
1 de 1 Desfile de Iris Van Herpen - Foto: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images

No início da pandemia, os eventos franceses destinados aos segmentos masculino e de alta-costura, que normalmente acontecem entre junho e julho, chegaram a ser cancelados. Todavia, após especialistas e estilistas começarem a questionar a capacidade de reinvenção das semanas de moda, com grifes de grande importância ameaçando abandonar o formato, a Federação de Alta-Costura e Moda decidiu deixar o tradicionalismo de lado para investir no Whispers of Paris, primeira versão completamente digital do Paris Fashion Week, que acaba de ganhar uma extensa programação de desfiles e ações entre os dias 6 e 13 de julho.

Vem comigo saber quando serão os shows mais aguardados do projeto!

Giphy/Balmain/Divulgação

Como adiantamos neste sábado (4/7), a etiqueta francesa Balmain tomará as águas do rio Sena com um espetáculo que abrirá alas para as primeiras edições on-line da semana de moda de Paris, a acontecerem entre os dias 6 e 13 de julho, em duas plataformas criadas exclusivamente para a iniciativa Whispers of Paris.

A Federação de Alta-Costura e Moda, que coordena os grandes eventos da moda francesa, anunciou uma série de acordos com YouTube, Google, Instagram e Facebook para garantir a difusão da plataforma nas redes sociais, além de assinar uma parceria com a Launchmetrics para desenvolver um novo centro digital que será implementado nas ações da organização nas próximas temporadas. Enquanto os shows de alta-costura acontecem entre 6 e 8 de julho, a temporada masculina irá ao ar de 9 a 13 do mesmo mês.

Desfile Outono/Inverno 2018 da Chanel
O Whispers of Paris é a primeira edição digital do Paris Fashion Week e englobará os segmentos masculino e de alta-costura

 

Desfile da Givenchy
As maisons mostrarão suas novidades entre os dias 6 e 8 deste mês

 

O menswear será exibido dos dias 9 a 13 do mesmo mês

 

Haute Couture

No setor mais exclusivo da indústria fashion, 33 marcas mostrarão suas novidades no decorrer da programação. No primeiro dia, o mais movimentado, os destaques são a Schiaparelli, que exibirá um curta-metragem às 5h (horário de Brasília); Iris van Herpen, às 6h; Christian Dior, às 9h30; Ralph & Russo, às 10h; e Giambattista Valli, às 14h30.

Na terça-feira (7/7), as apresentações mais aguardadas são a da Chanel, às 7h; e da Alexandre Vauthier, às 11h30. Fechando o cronograma da alta-costura, no dia seguinte, temos a Maison Margiela, às 5h; Elie Saab, às 7h30; Viktor & Rolf, às 11h; e Valentino, às 13h.

A Givenchy, que acaba de nomear um novo diretor criativo após o término do contrato de Clare Waight Keller, não participará da temporada virtual, assim como a Jean Paul Gaultier, que exibiria o resultado de sua parceria com Chitose Abe, da Sacai. Em janeiro, as labels retomam seu lugar no calendário.

À medida que a imprensa já começa a receber por e-mail os convites para as ações, a expectativa é que a maioria das maisons abram suas apresentações ao público. Na China, por exemplo, o Paris Fashion Week recorreu à Hylink, maior agência de comunicação digital independente do país, para difundir os desfiles virtuais nas redes sociais de lá.

Desfile da Schiaparelli
A Schiaparelli exibirá um curta-metragem às 5h do dia 6 de julho

 

Desfile Iris Van Herpen
Iris van Herpen se apresenta no mesmo dia, às 6h

 

Desfile Christian Dior
Às 9h30, é a vez da Christian Dior

 

Desfile Ralph & Russo
A Ralph & Russo é o próximo destaque, às 12h

 

Desfile Giambattista Valli
Giambattista Valli finaliza o dia de abertura, às 12h30

 

Desfile da Chanel
A Chanel é a grife mais aguardada do segundo dia, entrando às 7h da manhã (horário de Brasília)

 

Desfile Maison Margiela
No dia 8 de julho, a Maison Margiela inicia a programação, às 5h

 

Desfile da Elie Saab
O show de Elie Saab é logo depois, às 7h30

 

Desfile da Givenchy
A Givenchy pulará esta temporada

 

Desfile Jean-Paul Gaultier
Assim como a Jean-Paul Gaultier, que exibiria o resultado de sua parceria com Chitose Abe, da Sacai

 

Moda masculina

No segmento masculino, a aderência ao novo formato foi ainda maior, com 68 eventos programados para o fim desta semana. A Études, etiqueta que investe em colaborações com marcas conhecidas, como Adieu, Porter, Keith Haring e Wikipedia, abre o calendário de menswear na próxima quinta-feira (9/7), às 5h (horário de Brasília). JW Anderson, às 8h, e Berluti, que encerra o primeiro dia do evento digital, às 12h, também são destaques.

Na sexta-feira (10/7), os shows mais aguardados são de Issey Miyake, às 6h30; Louis Vuitton, às 9h30; Ungaro, às 11h; Rick Owens, às 13h; e Dries van Noten, às 14h. No dia seguinte, os holofotes são todos da Balmain, que, a partir das 15h30, tentará superar a bela apresentação de outono/inverno 2020.

Loewe, às 7h; e Hermes, às 15h, são as grandes estrelas do quarto dia, enquanto, na segunda-feira (13/07), Lanvin (às 5h), Dior (às 9h30), Thom Browne (às 10h), e Lemaire (às 14h30) formam o time de highlights do encerramento.

Desfile da Louis Vuitton
Desfile masculino da Louis Vuitton é no dia 10, às 9h30

 

Rick Owens
Rick Owens se apresenta no início da tarde, às 13h

 

Desfile Dries van Noten
A grife Dries Van Noten entra na sequência, às 14h

 

Desfile da Balmain
A Balmain é o grande destaque do terceiro dia, a partir das 15h30

 

Desfile Loewe
A Loewe mostrará suas novidades em 12/7, às 7h

 

Desfile Hermes
Show da Hermès é no mesmo dia, às 15h

 

Desfile da Lanvin
A Lanvin entra em cena às 5h do dia 13/7

 

Desfile Dior Homme
A Dior será no mesmo dia, às 9h30

 

Oito novas marcas estrearão no evento de moda masculina em sua chegada ao mundo digital. A japonesa Kolor, a já renomada Isabel Marant, a portuguesa Ernest W Baker, as norte-americanas Kidsuper e Reese Cooper, além das menos conhecidas Alled-Martinez, CoolTM e Egonlab, viram na ação uma oportunidade de desbravar o mercado internacional. A Dunhill House, por sua vez, deixa de ser etiqueta convidada e passa a integrar os calendários oficiais como membro da Federação de Alta-Costura e Moda.

Uma revista virtual, criada em colaboração com o Institut Français de la Mode, oferecerá conteúdos adicionais, como entrevistas, bastidores e debates aos espectadores, mas as ações paralelas aos desfiles não param por aí. Os organizadores do Paris Fashion Week  prometeram diversas conferências, conversas, shows e visitas culturais, algumas restritas à mídia especializada.

O Sphère, showroom da federação francesa dedicado aos novos talentos, também será reinterpretado para as plataformas digitais durante a programação masculina do Whispers of Paris. “Estamos no auge desta revolução digital que foi acelerada pela crise da Covid-19. A ações digitais nunca substituirão os eventos presenciais, mas enriquecerão e ampliarão bastante as experiências criativas e de comunicação”, afirmou Pascal Morand, presidente executivo da FHCM, reafirmando o retorno dos shows físicos em setembro.

Desfile Isabel Marant
Isabel Marant agora faz parte da semana de moda masculina

 

Campanha Dunhill
A Dunhill House passou a integrar os calendários oficiais como membro da federação

 

Os conselhos de moda de Londres, Paris e Milão, que apostaram no planejamento de semanas de moda digitais para junho e julho, preferiram recorrer a plataformas próprias para transmitir os desfiles virtuais. Porém, existem dúvidas sobre os novos espaços.

Os maiores influenciadores da indústria se mantêm em silêncio perante às iniciativas, ao passo que a semana de moda digital inglesa não teve uma boa resposta em termos de audiência. Pouco se comentou sobre o que aconteceu entre os dias 12 e 14 de junho no portal do British Fashion Council.

De olho nisso, o Instagram, uma plataforma com dados comprovados e que já reúne um número considerável de usuários, lançou um guia para transmitir desfiles na rede social, na esperança de que as grandes grifes do universo fashion migrem para o aplicativo. A Milão Fashion Week, que também irá reunir ações em seu endereço, acontece logo após o Whispers of Paris, entre 14 e 17 de julho.


Colaborou Danillo Costa 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?