Paris Fashion Week: de Disney a Olimpíadas, veja 5 melhores momentos
Entre surpresas e criações ousadas, o Paris Fashion Week mostrou que a moda continua a explorar novos territórios
atualizado
Compartilhar notícia
Durante nove dias, a capital francesa foi palco de mais uma edição do Paris Fashion Week. O aguardado evento reuniu algumas das maiores marcas de moda da Europa, e grandes nomes do luxo se destacaram ao longo da programação. Veja cinco dos melhores momentos do Paris Fashion Week.
Madrepérola da Loewe
Um dos destaques da Semana de Moda de Paris foi a coleção inovadora de Jonathan Anderson para a Loewe, que explorou o conceito de “novidade” na moda. Uma das peças mais comentadas foi um trench coat feito de madrepérola, um material natural explorado em uma nova forma pela grife.
O processo de criação da peça envolveu a limpeza, corte e aplicação manual de cada pedaço de madrepérola, que foram então unidos como um quebra-cabeça. Esta peça única questiona as definições tradicionais de materiais e silhuetas na moda.
Espírito olímpico não saiu de Paris
Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior, trouxe a energia dos Jogos Olímpicos para a passarela com uma coleção inspirada nas amazonas, guerreiras da mitologia grega. A influência esportiva apareceu em bombers e calças parachute cheias de detalhes, além da presença da artista e arqueira Sagg Napoli, que atirou flechas em um alvo no meio da passarela durante o desfile.
Quem também não perdeu o espírito olímpico foi Christian Louboutin, que simulou uma performance de nado sincronizado com os sapatos da grife, na Piscina Molitor, em Paris. Ele reuniu atletas olímpicas e bailarinas para um show que uniu moda, dança e atletismo.
Miu Miu e gen z
A Miu Miu se consolidou como um termômetro da cultura jovem ao reunir um time de estrelas da geração Z em seu desfile. Nomes como Kiernan Shipka, Camila Cabello e Barbara Palvin assistiram à apresentação de peças que prometem ditar tendências em 2025. Jaquetas esportivas, saias e bolsas de camurça, e maiôs usados como tops foram alguns dos destaques.
A marca explorou ainda o impacto da era da informação na moda, criando um cenário que simulava uma gráfica e apresentando peças com uma estética “descolada”, representando a busca por autenticidade em meio à saturação digital.
Bolsa mais cara do mundo
Na quarta-feira (25/9), a Rabanne apresentou, em seu desfile na capital francesa, uma bolsa constituída de mais de 100 medalhas de ouro 18 quilates. Chamada pela maison de “a bolsa mais cara do mundo”, a peça foi inspirada no “vestido mais caro do mundo”, item icônico criado por Paco Rabanne em 1968 e usado exclusivamente pela cantora francesa Françoise Hardy, que faleceu em 2024.
A bolsa é uma edição especial da 1969 Nano Bag e foi fabricada manualmente em produção que durou 100 horas de trabalho, fruto da parceria da grife com a joalheria francesa Arthus Bertrand.
Coperni, Disney e Kylie Jenner
Fechando a Semana de Moda de Paris com um espetáculo grandioso, a Coperni levou a magia da Disney para a passarela, em um desfile realizado no parque Disneyland Paris. Modelos desfilaram em frente ao Castelo da Bela Adormecida com minivestidos, trench coats e peças com mangas bufantes, enquanto a marca explorava uma estética futurista com suas bolsas já conhecidas bolsas.
O ponto alto do desfile, realizado na terça-feira (1°/10), foi a aparição surpresa de Kylie Jenner, que fechou o desfile a bordo de um vestido bufante de tafetá preto. A participação da modelo, que já havia desfilado para outras marcas, reforçou o elo entre a moda, a cultura pop e a imagem da Disney como um ícone fashion.
Paris Fashion Week
Esta edição do Paris Fashion Week ajudou a fortalecer a certeza de que o evento mantém sua relevância como um dos mais importantes da indústria, unindo luxo, inovação e cultura pop. Entre surpresas e criações ousadas, as coleções mostraram que a moda continua a explorar novos territórios, mantendo o público atento a essa indústria tão imprevisível e cobiçada.