metropoles.com

Paris 2024: uniformes da Mongólia apresentam irmãs estilistas ao mundo

O traje da delegação, que viralizou antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, foi feito pela marca Michel & Amazonka

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michel & Amazonka/Divulgação
Homem e mulher posa para a foto. O homem veste um colete azul com bordado dourado e vermelho. A mulher veste o mesmo colete porém com na cor branca.
1 de 1 Homem e mulher posa para a foto. O homem veste um colete azul com bordado dourado e vermelho. A mulher veste o mesmo colete porém com na cor branca. - Foto: Michel & Amazonka/Divulgação

Entre tantos uniformes apresentados para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, celebrada na última sexta-feira (26/7), a delegação da Mongólia conseguiu destaque por meio de um design histórico e sofisticado. Desenvolvido pela grife Michel & Amazonka, fundada em Ulaanbaatar, capital do país, o traje representou o país como uma nação viva em tradição cultural.

Vem entender!

Duas mulheres posam para a foto. Vestidas em branco, ambas combinam seus visuais com um colete estampado com bordados em dourado, vemelho e azul.
O uniforme da delegação da Mongólia para a abertura das Olimpíadas de Paris foi feito pela marca Michel & Amazonka

 

Da Mongólia para o mundo

Fundada em 2015 pelas irmãs Michel e Amazonka Choigaalaa, a label homônima reinterpreta o vestuário mongol tradicional para a moda atual. Sob a liderança comercial da CEO e terceira irmã, Munkhjargal  [MJ] Choigaalaa, a dupla de designers conquistou o prestígio nacional antes dos uniformes da delegação.

No entanto, a oportunidade de criar os trajes olímpicos surgiu por acaso, após a marca previamente escolhida rescindir o contrato com o comitê mongol. Com o prazo de apenas três meses, a nova label escolhida pesquisou e produziu os trajes que colocariam o trabalho em evidência mundial.

Desde que foram reveladas, as peças viralizaram nas redes sociais e acumularam elogios. Com diversos simbolismos nacionais espalhados nos bordados, o look remete a uma vestimenta mongol conhecida como Deel, geralmente feita em seda, lã ou algodão. Tradicionalmente, o modelo se assemelha a um sobretudo, porém com as abotoaduras na lateral.

Dois homens posam para a foto. Olhando para a câmera, cada um veste um conjunto em branco. Na esquerda, o rapaz veste um conjunto de calça e camisa branca, enquanto o da esquerda veste uma túnica na mesma tonalidade. Ambos combinam seus visuais com um colete azul com bordados em dourado, branco e vermelho.
Datado no século 3, a peça é uma vestimenta básica do vestuário no país. Nos trajes das Olimpíadas, o Deel chega como um colete

 

A imagem exibe uma mão segurando uma bolsa azul com bordados dourados e detalhes vermelhos. A personagem segurando a bolsa veste um roupa branca com o pulso da manga na cor azul com bordado dourado.
O look incorpora uma bolsa potli, também famosa na Índia

 

Time Mongólia na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris - Metrópoles
Time Mongólia na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, no dia 26 de julho

 

A relação de irmandade na marca

O estilo de bordados surge na estética das designers como herança da mãe, que costumava decorar e estampar os tecidos de casa. Outra influência direta, além da nacionalidade, vem do avô materno, que foi um monge na Mongólia e costumava vestir roupas ornamentadas com a técnica.

As irmãs rotulam os trabalhos da grife como colaborações, por se tratarem de uma dupla na qual cada uma tem talentos e deveres individuais. Enquanto Michel entende de modelagens e cortes, Amazonka foca em estamparia e na iconografia da marca. MJ fica por conta das atividades executivas.

Mulher posa para a foto. Sentada pela lateral de uma cadeira, ela cruza suas pernas e apoia seu braço direito sobre o joelho esquerdo. O braço esquerdo está apoiado na cadeira enquanto ela olha para o chão. Vestindo um terno preto com camiseta branca, ela completa o visual com um óculos preto.
Amazonka Choigaalaa, diretora criativa

 

Mulher posa para a foto. Com sua mão esquerda apoiando seu rosto, ela cruza as pernas e põe sua direita sobre o joelho enquanto olha para a câmera.
Michel Choigaalaa, diretora criativa

 

Mulher posa para a foto. Vestida por um visual parcialmente transparente, ela olha para a foto com as roupas em preto e branco.
Todos os trabalhos são produzidos no ateliê da label em Ulaanbaatar

 

Ritmo de lançamentos

Com lançamentos recorrentes, a grife é considerada renomada na Mongólia há alguns anos. Ao longo de 2018, lançou 12 coleções, apresentando em cada mês um compilado de peças.

No ano seguinte, a etiqueta inaugurou a linha Cashmere & Wool, com vestidos compostos apenas pela caxemira. Retirado da cabra selvagem, esse tipo de lã costuma ser de alto padrão na região, próprio para os invernos severos no país.

Mulher posa para a foto. Olha diretamente para a câmera ela veste um casaco preto sobreposto por uma espécie de colete nas cores laranja, azul e branco. A modelo também veste uma calça e luvas pretas combinando com o casaco.
Michel e Amazonka combinam a moda com a cultura mongol

 

A imagem mostram uma mulher como foco ao centro da foto. Acompanhada de clones no mesmo cenário, ela veste uma camisa regata com uma saia bege, calça e luvas pretas e um colar.
A marca moderniza referências nacionais nas coleções

 

Mulher posa para a foto. Com um boné preto sob a cabeça, ela veste um sobretudo com manchas pretas e brancas junto a uma meia-calça e salto preto
A marca Michel & Amazonka trabalha várias técnicas em estamparia

 

Além das peças sob medida, a marca oferece uma linha de ready-to-wear, disponível no e-commerce, aberto em 2021. Além do site, a grife tem dois pontos físicos de vendas, ambos no centro da cidade de Ulaanbaatar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?