Para além das tendências “core”: saiba como ter um armário atemporal
Em meio a uma avalanche de trends nas redes sociais, a moda ainda pode ser abordada como forma de demonstrar individualidade
atualizado
Compartilhar notícia
Na era das tendências de moda altamente presentes nas redes sociais — e que têm surgido quase na “velocidade da luz” —, a reflexão que fica é: quão necessário é se importar tanto com a estética “core” da vez? Barbiecore, grandpacore e blokecore, por exemplo, ganharam destaque com o tempo, mas, a cada mês, é fácil sentir a sobrecarga da pressão de acompanhar o ritmo alucinante do mundo fashion atual.
No entanto, é hora de repensar a abordagem e focar na construção de um guarda-roupa versátil e atemporal, que reflita a própria autenticidade e o estilo pessoal. As trends do momento não precisam ser deixadas de lado, mas é fundamental ter consciência sobre o que comprar para que não haja um descarte frenético de roupas em um curto período de tempo. Por isso, a coluna traz dicas para você iniciar esse processo. Vem conferir!
Como ter um armário atemporal e apenas introduzir as tendências
Um guarda-roupa que se adapta a diferentes estações, ocasiões e tendências é essencial. Para começar, peças básicas em cores sóbrias, como branca, preta e cinza, são ideais. Elas podem ser combinadas com outras roupas, desde camisas até blazers, o que garante versatilidade a qualquer momento.
Regatas, calças jeans e camisas não podem faltar no armário, já que transitam facilmente do escritório a eventos mais descontraídos. Com isso, vale lembrar: o que dá um toque diferencial ao look é como ele será montado. O poder do styling é visto como a chave para elevar qualquer produção.
Personalidades brasileiras que mostram ideias para personalizar os visuais são as influenciadoras Laura Brito, Ana Júlia Ardito, Lelê Burnier e Maria Braz, por exemplo. Todas elas costumam mostrar como aproveitar o máximo de combinações com uma só peça do guarda-roupa, além de ensinar técnicas de customização para dar uma nova “cara” aos itens.
Acessórios são os detalhes finais que podem transformar um simples visual em algo extraordinário. Lenços, colares, brincos, gravatas e óculos de sol complementam qualquer produção. Atualmente, a tendência dos laços tem sido bastante explorada. O adereço pode ser usado como enfeite de cabelo, brincos ou até mesmo como aplicações nas roupas — tudo depende do estilo que cada um deseja apostar.
Contudo, é notório que, para garantir autenticidade, as trends “core” lançadas nos últimos meses não precisam ser esquecidas; é necessário apenas ter conhecimento sobre os próprios gostos para não cair em compras desnecessárias. Saber como adaptá-las no dia a dia é o diferencial, e isso só ocorre caso você experimente cada hit de diferentes formas até que achar como prefere usar.
Até porque, como tudo muda rapidamente, pode ser que na semana seguinte aquele novo item hypado (gíria popularmente utilizada para descrever algo que está sendo muito comentado) já tenha caído no gosto de grande parte do público e não seja mais considerado — ironicamente ou não — a tendência do momento. Assim, o que vale é se apegar ao próprio estilo. Só você pode ditar o que é ou não relevante.
A chave para ter looks estilosos é autoconhecimento — além de criatividade, é claro. Seguir tendências não é errado, mas manter consistência nas escolhas mostra maturidade e autenticidade. A ideia principal é incorporar as trends de acordo com a própria personalidade. O importante é experimentar, ousar, divertir-se, e, acima de tudo, ser fiel a si mesmo em termos de gostos.