metropoles.com

Pantys contempla homens trans com lançamento de cuecas menstruais

Conhecida pelas calcinhas absorventes, a marca também lançou o primeiro absorvente interno totalmente orgânico e biodegradável do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pantys/Divulgação
Alexandre Kiyohara e Jonas Maria com cuecas menstruais da Pantys
1 de 1 Alexandre Kiyohara e Jonas Maria com cuecas menstruais da Pantys - Foto: Pantys/Divulgação

Referência em calcinhas absorventes, a Pantys é a primeira marca brasileira a lançar cuecas menstruais. O produto contempla pessoas que menstruam, mas não se identificam com os produtos femininos, como homens trans e pessoas não binárias. O modelo Boxer está disponível com tamanhos do P ao XXGG, na cor preta, e oferece a mesma tecnologia absorvente e a pegada sustentável das calcinhas da marca. Outro lançamento recente da Pantys é o primeiro absorvente interno totalmente orgânico e biodegradável do Brasil, apelidado de Safe.

Vem saber mais detalhes!

Giphy/Pantys/Divulgação

Cuecas menstruais

As cuecas Boxer da Pantys são reutilizáveis e têm toda a parte externa trabalhada em modal natural. Por dentro, a marca utilizou a mesma tecnologia das calcinhas, que têm alta capacidade de absorção. Maria Eduarda Camargo, sócia-fundadora da Pantys, enfatizou que o objetivo é permitir que todos se sintam acolhidos durante os ciclos menstruais.

“Hoje, os produtos menstruais disponíveis no mercado são feitos para mulheres e reforçam a comunicação pensada para um público feminino, porém, essa é uma questão séria para os homens que menstruam”, afirmou, em comunicado. Dessa forma, também traz visibilidade para os homens trans.

Com a cueca Boxer, já disponível on-line e nas lojas físicas, a Pantys espera inspirar outras marcas a fazerem o mesmo. A peça é vegana, atende ao fluxo menstrual moderado, tem selo de carbono neutro e tecnologia antimicrobiana que bloqueia odores. O modelo é biodegradável e dura cerca de dois anos, período equivalente a 50 lavagens. Após descartado em aterro sanitário, decompõe-se em seis meses, segundo a empresa.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por pantys (@pantys)

Durante todo o processo de desenvolvimento, que levou mais de um ano, a marca teve o apoio de um time de homens trans. Eles compartilharam detalhes sobre a rotina menstrual, auxiliaram na escolha de modelagem e cores, e testaram a peça finalizada. A campanha fotográfica do lançamento, de acordo com a Pantys, é a primeira do Brasil a ser totalmente feita com homens trans.

As imagens são estreladas pelo DJ e produtor musical Joseph Rodriguez; o escritor, podcaster e influenciador digital Jonas Maria; e o publicitário Alexandre Kiyohara, que comentou: “Muitos homens trans não usam hormônios e seguem menstruando e é exatamente por isso que esse produto é muito importante, pois a partir do momento que a gente se identifica como um homem trans e somos lidos como homens, parece que as nossas bagagens femininas são esquecidas, porém, essa é uma necessidade”.

Jonas Maria, Joseph Rodriguez e Alexandre Kiyohara com cuecas menstruais da Pantys
Jonas Maria, Joseph Rodriguez e Alexandre Kiyohara estrelam a campanha das cuecas menstruais da Pantys

 

Cueca menstrual da da Pantys
O produto foi pensado para todas as pessoas que menstruam, incluindo homens trans, pessoas não binárias e mulheres que quiserem optar por esse modelo

 

Joseph Rodriguez com cueca menstrual da Pantys
A cueca Boxer atende ao fluxo menstrual moderado

 

Absorvente interno

Agora, o catálogo da Pantys também inclui o absorvente interno Safe, biodegradável e feito com algodão 100% orgânico. Além de beneficiar a saúde do público que menstrua, o produto é uma opção mais amigável para o meio ambiente e a biodiversidade terrestre e marinha. A composição do Safe dispensa “químicas”, perfume, plástico, cloro, pigmentos, preservantes e agrotóxicos.

Após descartado, o produto se decompõe em seis meses. Esta é a primeira opção orgânica, biodegradável e clinicamente testada do Brasil, desenvolvida em um processo que levou dois anos. Maria Eduarda Camargo destaca que várias mulheres preferem usar o absorvente interno na prática de exercícios físicos ou momentos de lazer que envolvem água, como praia e piscina. O modelo também auxilia o controle do fluxo mais intenso.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por pantys (@pantys)

“Entendemos também que cada mulher tem suas preferências durante os ciclos menstruais, portanto, queremos empoderá-las e ajudá-las a fazerem escolhas sustentáveis”, acrescentou a sócia-fundadora Emily Ewell. “Trazer inovações que facilitam a rotina menstrual das mulheres, possibilitando que elas façam escolhas conscientes dentre as opções de produtos menstruais disponíveis no mercado, é a nossa missão.”

Entre as vantagens do uso de algodão 100% orgânico no absorvente interno Safe, a Pantys argumenta que o produto evita a exposição prolongada a componentes químicos das opções tradicionais e às possíveis substâncias tóxicas do algodão cultivado com inseticidas e pesticidas. Dessa forma, beneficia os trabalhadores envolvidos no processo de cultivo, que não estarão expostos a esses produtos. O Safe está disponível no e-commerce e nas lojas físicas da label.

Absorvente Interno da Pantys
Recentemente, a Pantys também lançou o primeiro algodão totalmente orgânico e biodegradável do Brasil

 

Absorvente Interno da Pantys
O produto é feito em algodão 100% orgânico e se decompõe após seis meses

 

Absorvente Interno da Pantys
O desenvolvimento do absorvente interno Safe levou dois anos, segundo a Pantys

 

Plantar a lua

Outro detalhe que a marca destaca sobre o absorvente interno Safe é a facilidade de praticar o hábito chamado de “plantar a Lua”. Esse é o nome dado ao costume de coletar o sangue menstrual e depositar na natureza. Por ser orgânico e biodegradável, o próprio absorvente pode ser enterrado, sem contaminar o solo.

“Diluí-lo [o sangue] em água e depositá-lo na natureza, é o modo mais conhecido, mas não existe regra, pois é algo intuitivo e muito individual. Há meninas que fazem ao final de cada dia do fluxo menstrual, há outras que preferem fazer somente quando a menstruação acaba”, explicou Emily Ewell.

Lançada por Emily e Maria Eduarda em 2017, a Pantys foi a primeira marca brasileira a oferecer calcinhas absorventes, as únicas clinicamente testadas no mundo. Além disso, foi a primeira etiqueta de moda no país a compensar as emissões de carbono do processo de confecção. A marca também oferece a tecnologia absorvente em shorts, sutiãs e biquínis, e já fez colaborações com labels como Farm e Loungerie.


Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?