Grife Jacquemus realiza desfile no Palácio de Versalhes
Com inspiração em ícones fashion da monarquia, como Maria Antonieta e Lady Di, a coleção Le Chouchou provoca e moderniza trajes da realeza
atualizado
Compartilhar notícia
Uma realeza modernizada, provocativa e até irônica foi retratada na passarela da grife Jacquemus. Com desfile no clássico Palácio de Versalhes, em Paris, na França, a marca revelou a coleção Le Chouchou, nessa segunda-feira (26/6). As inspirações foram principalmente ícones fashionistas de diferentes períodos da monarquia europeia, como Maria Antonieta e Lady Di.
Vem saber mais!
A apresentação no Palácio de Versalhes era um sonho de infância do estilista Simon Porte Jacquemus. “Fui tão inspirado por esse lugar histórico durante o processo de design que me levou a explorar novas possibilidades criativas, diferentes dos meus shows anteriores, mas ainda muito Jacquemus”, contou, em entrevista ao portal WWD.
Para assistir ao show, convidados foram transportados em pequenos barcos a remo no Grande Canal, com a grandeza do castelo a distância. A música barroca soava em alto-falantes enquanto as embarcações eram alinhadas, para flutuar ao lado da passarela vermelha com 400 metros de percurso.
Nos looks, o estilo rococó fica evidente, embora a coleção passe longe do tradicional, a começar pelas lingeries com transparência. As silhuetas de renda, as saias espalhafatosas e os laços típicos da realeza, sobretudo do século 18, aparecem reinventados. Já as pumpkin pants surgem como calcinhas volumosas.
Na paleta de cores, tons sóbrios, como o preto e o branco, são protagonistas em meio à energia do vermelho e do azul. Para compor os visuais, sapatilhas de balé de bico quadrado e meias de renda branca até o joelho bordadas com estampas florais.
Além da rainha consorte da França, Maria Antonieta, e da Corte de Versalhes, o designer homenageou a princesa Diana. Volumosas mangas de tafetá e poá estão no repertório, assim como joias de pérolas e safira, que fazem referência à gargantilha usada pela britânica na década de 1990 com o “vestido de vingança“. Alfaiataria e suéteres complementam o compilado da Jacquemus.
Segundo Bastien Daguzan, CEO da Jacquemus, o show no Palácio de Versalhes faz parte de uma estratégia de longo prazo para elevação da marca no mercado de luxo. Com expectativa de 500 milhões de euros em receitas até 2025, a expansão inclui planos para um lançamento de varejo internacional.
“O objetivo é criar, no inconsciente coletivo, significantes de marcas de luxo cada vez mais fortes em torno de Jacquemus. Pode não ser luxo no sentido tradicional do termo – talvez seja uma nova forma de abordar o luxo”, disse Daguzan ao WWD. “Também queríamos sinalizar uma abordagem mais cultural, artística e de longo prazo que coloca a marca em um ecossistema diferente.”
O desfile na capital francesa foi prestigiado por celebridades como Victoria e David Beckham, Claire Foy, Emily Ratajkowski, India Amarteifio, Aron Piper e Eva Longoria, entre outras. A coleção Le Chouchou já está disponível no e-commerce da Jacquemus.