metropoles.com

Otimismo na moda: quais são as estimativas para o futuro?

Em um bate-papo especial, Paula Merlo e Vivian Sotocórno, da Vogue Brasil, mapeiam o que podemos esperar do segmento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Brasília Shopping/Divulgação
Brasília Shopping Fashion Days Paula Merlo e Vivian Sotocórno
1 de 1 Brasília Shopping Fashion Days Paula Merlo e Vivian Sotocórno - Foto: Brasília Shopping/Divulgação

Como a moda irá reagir no pós-pandemia? Quem trabalha ou consome conteúdo do segmento sabe bem que essa pergunta foi protagonista de conversas – e mais de uma vez. Contrariando as apostas, a resposta para o questionamento surge de maneira clara e cheia de cores: com otimismo. Em um talk no Brasília Shopping Fashion Days, evento promovido pelo centro de compras, Paula Merlo, diretora de conteúdo da Vogue Brasil, e Vivian Sotocórno, editora sênior de moda, capitanearam um painel sobre as estimativas para o universo da moda e as previsões para o setor de agora em diante.

Vem conferir os highlights dessa conversa! 

Giphy/Brasília Shopping/Divulgação

Mudanças estruturais

A moda é, em sua essência, uma ferramenta que capta e reflete as mudanças de seu tempo. Em meio a todas as adaptações e transformações dos últimos 18 meses, a vestimenta estampou o desejo coletivo para o momento: conforto, aconchego e segurança. Com o isolamento social, saíram os saltos e entraram as pantufas. O dress code de trabalho ganhou fluidez e flexibilidade. Na ausência do street style, a timeline das redes sociais tornou-se termômetro para as tendências em ascensão.

“Analisando a história, observamos que a moda sempre encontra uma maneira de se expressar em momentos turbulentos. Após a Primeira Guerra Mundial, por exemplo, veio a efervescência dos anos 1920. Já no fim da Segunda Guerra, onde todos previam simplicidade, Christian Dior propôs o New Look, com muita feminilidade e sofisticação”, pontuou Vivian Sotocórno no bate-papo.

A jornalista avaliou que, nesse período de inflexão, as marcas “olharam para dentro” e questionaram o seu propósito. A partir da compreensão do que precisava ser modificado, testemunhamos o início de uma nova era na moda, em que sustentabilidade, equilíbrio e transparência deixaram de ser pautas abstratas e tornaram-se pilares nas organizações. Foi necessário reinventar-se com valores mais coerentes.

A digitalização foi outro fator de importante destaque. Até as grifes mais conservadoras precisaram migrar para as redes sociais e conseguir manter o relacionamento com o público. “Algumas labels sequer tinham e-commerce ou presença digital. Vimos esse cenário mudar de figura em poucos meses e consolidar o relacionamento entre on e off”, assinalou Vivian.

Brasília Shopping Fashion Days
O evento reuniu talks e ações voltadas para a moda

 

Brasília Shopping Fashion Days
No painel capitaneado pela Vogue Brasil, o tema debatido foi otimismo na moda

 

Brasília Shopping Fashion Days
Paula Merlo e Vivian Sotocórno pontuaram como a pandemia influenciou o universo fashion

 

Moda dopamina

Contrapondo a longa temporada de pijamas, a alegria no vestir tem ensaiado a sua volta. Como mecanismo de escapismo, as fashionistas têm apostado em peças com cores vibrantes, mangas bufantes, acessórios divertidos e maximalismo nas produções. Apelidado de dopamine dressing, esse hit ilustra bem como moda e comportamento andam de mãos dadas — ainda mais em tempos tão incertos.

A dopamina é um neurotransmissor responsável por levar informações para várias partes do corpo e, quando é liberado, provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação. Nesse contexto, a moda dopamina abre caminho para expressar os desejos de um futuro mais esperançoso.

“Com o avanço da vacinação global, estamos finalmente vendo uma luz no fim do túnel. Respeitando o momento, que ainda não acabou, vivemos uma fase de otimismo cauteloso e bem pé no chão. E como celebrar a vida ganhou novos significados, não queremos sair dessa de moletom”, refletiu Paula Merlo, diretora de conteúdo da Vogue Brasil.

Para ela, os looks usados pelos artistas nos últimos tapetes vermelhos estampam bem a tendência. Do Met Gala às passarelas, do street style às premiações, temos visto elementos que incentivam a criatividade e ânimo. Paetês, plumas, volumes e cores estampam alegria em detalhes ou grandes proporções.

Sem regras determinadas, a aplicação do conceito varia de pessoa para pessoa – afinal, a vivência e o estilo influenciam em quais peças remetem boas sensações. “A moda é para todos, e não há mais espaço para exclusão. Ela se adapta ao seu público, e não o contrário. A nossa preocupação, hoje, é fazer uma leitura do contexto em que estamos inseridos e passarmos adiante. Mas é uma escolha pessoal e intransferível decidir se aquilo faz sentido para você ou se você vai usar. Chega de imperativos. Divirta-se e se permita”, concluiu Merlo. 

Brasília Shopping Fashion Days
Contrapondo o cenário de instabilidade e mudanças, a moda tem trilhado um caminho otimista

 

Vivian Sotocórno
O maximalismo da moda dopamina é a previsão para este verão

 

Palestra Brasília Shopping
O evento vai até dia 25 de setembro e é gratuito

Com foco em cores e proporções que despertem alegria, a moda dopamina tem sido vista não somente nas produções de street style como também nos tapetes vermelhos de premiações do cinema e da música. Confira galeria com alguns exemplos:

6 imagens
A moda dopamina incentiva a expressão e criatividade
Em um vestido com shape fluido, a atriz Rosamund Pike traduziu a tendência no red carpet de Cannes 2021
O conceito dopamine dressing imprime jovialidade e leveza
A cantora Camila Cabello foi um dos destaques do VMA 2021 com vestido que somou cores vibrantes e maxi laço
O vestido usado por Eva Chen no Met Gala 2021, assinado por  Christopher John Rogers, ilustra a trend
1 de 6

Babados, tons alegres e peças com toque divertido estão bombando no street style

Pietro Recchia/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
2 de 6

A moda dopamina incentiva a expressão e criatividade

Jared Siskin/Getty Images for Moschino SS22 show via Getty Images
3 de 6

Em um vestido com shape fluido, a atriz Rosamund Pike traduziu a tendência no red carpet de Cannes 2021

Marc Piasecki/FilmMagic via Getty Images
4 de 6

O conceito dopamine dressing imprime jovialidade e leveza

by Jeremy Moeller/Getty Images via Getty Images
5 de 6

A cantora Camila Cabello foi um dos destaques do VMA 2021 com vestido que somou cores vibrantes e maxi laço

Rob Kim/FilmMagic via Getty Images
6 de 6

O vestido usado por Eva Chen no Met Gala 2021, assinado por Christopher John Rogers, ilustra a trend

Sean Zanni/Patrick McMullan via Getty Images

Brasília Shopping Fashion Days

Antecipando as novidades da primavera/verão 2022, o Brasília Shopping realiza o Vogue Indica: Brasília Shopping Fashion Days. Da última quinta-feira (23/9) até este sábado (25/9), foram realizados talks com convidados especiais, desfiles comentados, live shops e masterclasses exclusivas.

Prezando pela segurança dos clientes, colaboradores e convidados, a programação presencial terá o limite de 40 pessoas por sessão — com espaçamento entre os assentos e reforço dos protocolos sanitários nas imediações. O conteúdo é transmitido em tempo real no telão do shopping e nas redes sociais do Brasília Shopping.

 

 

Colaborou Marcella Freitas

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?