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Oscar 2019: conheça o trabalho das indicadas a Melhor Figurino

Sandy Powell concorre com dois filmes, mas a estatueta deve ir para Ruth E. Carter, por seu trabalho em Pantera Negra

atualizado

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Divulgação/Marvel Studios
Oscar Capa
1 de 1 Oscar Capa - Foto: Divulgação/Marvel Studios

A premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já é neste domingo (24/2) e, neste ano, as estilistas que concorrem a Melhor Figurino trazem trabalhos bem interessantes, o que tem atiçado minha curiosidade para saber quem levará a estatueta de Best Costume Design. Minhas apostas estão com Pantera Negra e A Favorita, mas há outros trabalhos brilhantes que podem surpreender!

Vem saber mais sobre os indicados comigo!

 

A maior indicada na história da categoria de Melhor Figurino, Sandy Powell, mais uma vez conquistou os olhares da Academia, repetindo o feito de concorrer por dois filmes no mesmo ano. Em 2015, Powell foi nomeada por Carol e Cinderella, enquanto neste ano ela pode ser condecorada por A Favorita e O Retorno de Mary Poppins.

O contraste entre os dois longas mostra bem a versatilidade de Sandy. Em O Retorno de Mary Poppins, por ser uma obra de fantasia, a designer trabalha uma cartela de cores mais viva. Ela foi encarregada de recriar parte da magia do filme original, adaptando as vestes para a década de 1930.

Divulgação/Disney
Sandy foi encarregada de recriar parte da magia do filme original

 

Divulgação/Disney
Vestes remetem à década de 1930

 

A maior conquista do longa são as roupas da cena do Royal Doulton Bowl, a tigela mágica de Mary Poppins. Powell pintou à mão cada traje, para combinar com as sequências animadas. Dessa forma, ela garantiu um efeito plano aos trajes tridimensionais.

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Cena do Royal Doulton Bowl, com trajes pintados à mão

 

Divulgação/Disney
Looks são impecáveis, mas não devem ser premiados

 

Em contraponto a isso, temos a neutralidade das peças de A Favorita, que se passa em meio à pompa da corte inglesa do século 18. Os vestidos luxuosos e cheios de volume foram confeccionados em preto e branco, com forte presença da alfaiataria.

Os terninhos de Sarah Churchill (Rachel Weisz) sozinhos são dignos de reconhecimento. Eles demonstram a dinâmica de poder nas relações da história e oferecem um contraste com os trajes de Abigail (Emma Stone) e Queen Anne (Olivia Colman).

Divulgação/Fox
Figurino de A Favorita gira em torno do preto e branco

 

Divulgação/Fox
Detalhe do vestido da rainha Anne

 

Divulgação/Fox
História se passa no século XVIII

 

Divulgação/Fox
Roupas demonstram a dinâmica de poder nas relações da história

 

A continuação do clássico que conta a história da babá mágica, embora tenha roupas primorosas, não deve levar o troféu, mas os belos vestidos da rainha Anne e suas súditas têm tudo para dar mais uma estatueta a Sandy, que já foi reconhecida por A Jovem Rainha Vitória, O Aviador e Shakespeare Apaixonado.

Kevork Djansezian/Getty Images
Sandy Powell já tem três Oscars

 

Tasia Wells/Getty Images for Trunk CLub
Designer exibe figurino de O Retorno de Mary Poppins

 

Contudo, para garantir seu tetra, a veterana tem uma grande pedra em seu sapato. Ruth E. Carter, responsável pelas peças de Pantera Negra, é apontada como a grande favorita ao prêmio. Os looks futuristas e cheios de cor, inspirados por tribos africanas, são sensacionais e devem ser uma importante representação da abertura da Academia aos filmes de super-heróis.

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Ela criou uma África futurista inspirada por tribos do continente africano

 

Divulgação/Marvel Studios
Trajes são cheios de cor

 

Ao longo de sua carreira, Carter provou ser uma grande entusiasta do cinema negro. A estilista já foi indicada duas vezes, por seu trabalho em Malcolm X e Amistad, e mais recentemente colaborou nos filmes Marshall, Selma e O Mordomo da Casa Branca.

Paras Griffin/Getty Images for Essence
Ruth é uma grande entusiasta da cultura negra

 

Alberto E. Rodriguez/Getty Images for Disney
Ruth E. Carter na pré-estreia de Pantera Negra

 

Com Pantera Negra, ela chega ao Oscar tendo criado 1.500 figurinos, o maior concorrente em números. Se Carter ganhar a condecoração, a designer não só dará um troféu da categoria a um filme de super-herói pela primeira vez, mas também será a primeira mulher negra a levar a estatueta.

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Estilista fez 1.500 figurinos para o filme

 

Há ainda uma terceira opção, que pode surpreender a todos e sair a grande vencedora de 2019. Como os jurados da premiação têm uma queda por filmes de época, não podemos descartar as produções de Duas Rainhas, assinadas por Alexandra Byrne.

Divulgação/Focus Features
Vestidos de Duas Rainhas são cheios de detalhes preciosos

 

Divulgação/Focus Features
Cartela de cor é mais sóbria

 

Divulgação/Focus Features
Essa é a terceira vez que Alexandra Byrne participa de uma montagem sobre o período elisabetano

 

Divulgação/Focus Features
Designer teve mais liberdade criativa do que nos filmes anteriores

 

Com bastante experiência no período elisabetano, Byrne faturou o Oscar por seu trabalho em Elizabeth: The Golden Age, em 2007, e foi indicada por Elizabeth, em 1998. Desta vez, no entanto, ela teve mais controle criativo no projeto, pois Duas Rainhas é uma versão mais ficcional da história.

Embora Alexandra Byrne seja conhecida por seus filmes de época, a estilista assinou grande parte do universo cinematográfico da Marvel. Ela é a designer por trás de Os Vingadores I e II, Dr. Estranho, Guardiões da Galáxia e Thor.

Dan MacMedan/WireImage
Byrne venceu o Oscar em 2007 por Elizabeth: The Golden Age

 

Rachel Murray/Getty Images for Vanity Fair
Alexandra Byrne ao lado das roupas de Duas Rainhas

 

A escolha menos provável para a categoria de Melhor Figurino é The Ballad of Buster Scruggs. A designer Mary Zophres mais uma vez se juntou aos irmãos Coen na esperança de repetir o sucesso de Bravura Indômita, que deu a ela seu único Oscar.

Divulgação/Netflix
The Ballad of Buster Scruggs traz seis esquetes de faroeste…

 

Divulgação/Netflix
… porém, graças aos figurinos, histórias são bem distintas

 

Divulgação/Netflix
Essa é a segunda colaboração de Mary Zophres com os irmãos Coen

 

Divulgação/Netflix
Figurino é mais simples, se comparado com os demais

 

O filme reúne uma série de esquetes, e coube à designer diferenciar a estética de cada uma. Todas as cenas são distintamente ocidentais, mas cada história tem uma aparência única. Como inspiração, Zophres usou ilustrações de NC Wyeth, textos e diários do final de 1800, bem como filmes antigos. Mary foi nomeada por La La Land, em 2016, e respondeu pelos looks de O Grande Lebowski, Interestelar, Prenda-me se For Capaz e O Primeiro Homem.

Michael Kovac/Getty Images for AFI
Mary Zophres posa com a equipe de The Ballad of Buster Scruggs

 

Jeff Kravitz/FilmMagic
Ela assinou o figurino de La La Land

 

Os estilistas desta temporada são todos veteranos, com várias indicações em seu portfólio, mas três deles repetem um estilo de trabalho já apresentado antes. Pantera Negra é a opção mais criativa e sua vitória representaria uma modernização do olhar dos jurados. Será que eles vão continuar premiando mais do mesmo ou vão dar lugar à inovação?

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Colaborou Danillo Costa

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