Os acessórios mais marcantes da moda dos anos 1980 estão de volta
Inspirados na década mais exagerada da história, brincos, colares e óculos ganham versões repaginadas e cheias de estilo. Vem comigo!
atualizado
Compartilhar notícia
Os acessórios enfeitam, diversificam o look, são indicadores de estilo e transformam o guarda-roupa. Seguindo a tendência das bolsas, trajes e sapatos, os aparatos vieram com um revival colorido, exagerado e alegre dos anos 1980.
A década responsável por trazer novos valores e tendências para toda uma geração exerce, ainda hoje, forte influência nos mais diversos acessórios. Nesta temporada, a maioria deles tem força para compor um look cheio de atitude e personalidade.
De um lado, pulseiras e colares. Do outro, minióculos de gatinho com pegada futurística. Headbands (tiaras) e cintos marcando a cintura são apenas algumas das tendências. Alguns acessórios trazem acabamento envernizado ou em acrílico, enquanto outros apostam em shapes geométricos (círculos, triângulos e quadrados). Não há regra. Brincos, por exemplo, podem ser descombinados e os chapéus abrangem os mais diversos estilos.
Os acessórios estão bem coloridos e exagerados. Das tiaras na passarela da Dolce & Gabbana aos brincos de Saint Laurent, eles vão dar o que falar.
Ah, não podemos esquecer das meias. Eu simplesmente adorei as usadas com scarpins nas mais diversas passarelas. São os acessórios mais indispensáveis da temporada.
Vem comigo e veja do que estou falando!
1- Brincos: quanto maior, melhor.
Os brincos vieram em tamanho maxi, com muita cor e pérola. O que isso tem a ver com os anos 1980? Bem, na época, as mulheres estavam entrando no mercado de trabalho e aderiram a um guarda-roupa mais masculino: blazers oversized, calças baggie e taillers. Consequentemente, acessórios como brincos aparecem em tamanhos exagerados e coloridos para contrastar com a masculinidade das peças. Na readaptação para a temporada Primavera/Verão 2018, eles não precisam combinar: misture.
Stella McCartney apostou em brilho e pedraria. Já a grife Alexander McQueen abusou de correntes em ouro contrastando com pérolas. Marc Jacobs fez verdadeiros ornamentos caprichando no comprimento das peças.
No desfile de Prabal Gurung, peças combinadas com penteados wet look (que são a cara dos anos 1980) davam um edge extra à passarela. Enquanto a Chloé manteve pegada artesanal, Saint Laurent investiu no exagero. A Chanel se superou na criatividade e aderiu ao tema do desfile. A maison lançou um brinco maravilhoso em formato de gota d’água.
Stella McCartney
Alexander McQueen
Saint Laurent
Marc Jacobs
Chloé
Prabal Gurung
Chanel
2- Pulseiras e colares
Pulseiras e colares trouxeram detalhes complementares em volumes e pesos oscilantes. As joias podiam ser mais delicadas, como as vistas no pescoço das modelos que desfilaram para Chloé, ou bem extravagantes, como a peça borboleta da Bottega Veneta e as produzidos pela grife Alexander McQueen.
No mais, Prabal Gurung imitou delicadas amarrações, sendo a mesma proposta de Oscar de la Renta – que usou a concepção nas suas pulseiras.
Além desses, as gargantilhas da Versus e da Moschino chamaram atenção pela memória afetiva da década conhecida pelos excessos. Complementando o quesito volume, Phillip Lim trouxe um maxibracelete de acrílico e a Miu Miu optou por pulseiras românticas para fazer uma desconexão com os looks futuristas.
Chloé
Bottega Veneta
Alexander McQueen
Gucci
Prabal Gurung
Versus
Moschino
Oscar de la Renta
Miu Miu
Phillip Lim
3- Minióculos e de gatinho
Enquanto os brincos chegaram grandes, os óculos diminuíram nas principais passarelas. Os modelos maxi continuam em alta, mas os menores se destacaram. Vieram no estilo futurístico e em pegada mais esporte, como os que foram vistos nas passarelas da Louis Vuitton e Fenty x Puma.
A Prada trouxe um lance matrix. Os outros eram mais angulosos com formato de gatinho – por exemplo, os modelos da Prabal Gurung, com lentes amarelas e azuis. Além disso, na Miu Miu e na Stella McCartney, as peças apareciam espelhadas – tão 80´s.
A Dolce & Gabbana optou por algo mais colorido, grande e divertido. A Gucci, é claro, apresentou diversos modelos e estilos maravilhosos, sempre na vibe dos anos 1980.
Fenty x Puma
Louis Vuitton
Prada
Prabal Gurung
Miu Miu
Gucci
Stella McCartney
Dolce & Gabbana
4- Cinto com marcação de cintura
Assim como os maxibrincos, marcar a cintura era um detalhe superfeminino nos anos 1980. Na modelagem mais masculina e oversized, o corpo feminino precisava ser valorizado. O retorno da cintura alta apareceu em passarelas da Victoria Beckman à Versace. Em alguns casos, como no da Bottega Veneta, os cintos são duplos; já em outros desfiles, as peças vieram no estilo pochete, por exemplo, na Jill Stuart.
Os tamanhos eram variados. A Céline apostou em modelos finos e grossos, já a Saint Laurent investiu no acessório como um detalhe-chave das produções. Uma concepção diferente veio da Balmain, que caprichou no tamanho e espessura.
Os cintos são usados com saias, calças, vestidos, macacões e camisas. A tendência é investir em um look de cintura bem marcada.
Versace
Victoria Beckham
Gucci
Bottega Veneta
Jill Stuart
Saint Laurent
Céline
Balmain
5- Chapéus, tiaras, coroas, headbands e outros acessórios criativos para o cabelo
Faixas no cabelo eram indispensáveis nos anos 1980. Desde as passarelas de Nova York até os últimos desfiles em Milão, os acessórios de cabelo chamaram atenção. Entre chapéus elegantes, que misturavam diversos tecidos, e as coroas em rubi da Dolce & Gabbana, tudo era escandaloso, diversificado e colorido.
As pedras da Dolce & Gabbana enfeitavam também as tiaras e faixas da marca. Simplesmente maravilhosas! A inspiração estava nas coroas e arcos de rainhas. Moschino trouxe um estilo mais punk-chic e também investiu em maxiflores. Alguns headpieces eram em couro, outros em tecidos e tinha inclusive de plástico. Alexander Wang colocou as modelos na rua com arcos divertidos e brilhantes que diziam “Party Animal” e “Wangover”.
A Miu Miu usou e abusou das faixas em veludo. Assim como a Gucci, a marca trouxe de volta o estilo mais icônico dos anos 1980: a faixa sobre a testa. Havia também muitos acessórios no estilo grampo de cabelo. Alguns com pérolas e outros com shapes redondos marcaram presença no desfile da Versace. A Chanel optou por chapéus de plástico, a Moschino manteve o estilo punk-chic e a Dior apostou nos mais diversos estilos.
Dolce & Gabbana
Moschino
Miu Miu
Gucci
Versace
Dior
Chanel
Alexander Wang
6- Meias
A tendência que tem reinado nas passarelas desde a temporada resort é apenas uma: as meias. Disponíveis nos mais diversos tamanhos e estilos, elas vieram bordadas e, geralmente, usadas com scarpins. São chiques, sensuais e sofisticadas.
As meias da Gucci trazem a logo da marca em tamanho maxi e, além de coloridas, algumas eram bordadas com pedraria. No caso da Prada e Miu Miu, dominou a pegada mais esportiva, misturando meias grossas com sapatos delicados. A Prada também investiu em tecidos mais espessos, complementando o look com shoes de fecho em velcro ou em fivela.
Assim como a Fendi, a Bottega Veneta investiu em uma vibe mais chic e as meias vieram em tecidos finos acompanhando sapatos de noite. Na passarela da Fendi, as peças apareceram em diversos tamanhos. O look aqui era bem sofisticado.
Até a maison Valentino apostou nessa tendência complementando seus sapatos de salto alto com meias listradas. Na passarela da Dolce & Gabbana, os acessórios chegavam à altura dos joelhos. As marcas Alexander Wang e Moschino confirmaram que as meias arrastão continuam em alta!
Gucci
Prada
Miu Miu
Fendi
Dolce & Gabbana
Moschino
Alexander Wang
Use, abuse e divirta-se com os mais diversos acessórios da temporada. É possível brincar, exagerar e misturar.
Veja mais imagens das tendências e até a próxima!