Olimpíada de Tóquio: veja 6 atletas que já lançaram collabs de moda
Na véspera da abertura oficial dos jogos, conheça as investidas de nomes como Naomi Osaka e Kevin Durant no segmento fashion
atualizado
Compartilhar notícia
Adiados para este ano por causa da pandemia, os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 começam oficialmente nesta sexta-feira (23/7). O evento, que inclui competidores de mais de 200 países, está ocorrendo sem público presencial e se encerrará em 8 de agosto. Antes mesmo da cerimônia de abertura, algumas partidas de categorias como softbol e futebol já foram realizadas. Dentre os milhares de atletas que disputarão esta Olimpíada, a coluna listou seis que assinaram coleções de moda nos últimos anos.
Vem saber mais!
Naomi Osaka, com várias marcas
A tenista japonesa de 23 anos, vencedora de quatro títulos Grand Slam, faz sucesso nas quadras e fora delas, incluindo parcerias com grandes marcas de moda. Aliás, essa é uma de suas paixões desde criança, como revelou à Marie Claire Argentina. Embaixadora da Louis Vuitton desde o começo deste ano, a jovem já lançou peças esportivas em colaboração com a Nike, celebrando suas raízes americanas, haitianas e japonesas.
Outras parcerias de moda de Osaka incluem uma collab entre ela e a Nike com a grife japonesa Comme des Garçons, para um modelo do tênis Nike Blazer; peças da coleção de outono/inverno 2020 da marca Adeam, inspiradas na herança japonesa da tenista; bolsas com a label escocesa Strathberry; e duas coleções de moda praia com a marca Frankies Bikini.
A próxima collab de Naomi Osaka, anunciada pelo New York Times em maio, é sua primeira coleção-cápsula com a Levi’s, marca da qual ela já havia participado de campanhas. Segundo a Nylon, o lançamento foca em peças feitas de jeans, incluindo espartilhos, shorts com franjas, quimonos e cinto. Vale destacar que, em setembro, ela será coanfitriã da próxima edição do Met Gala, um dos eventos de moda mais aguardados do ano.
Kevin Durant, com a Nike
O jogador de basquete Kevin Durant, de 32 anos, é a maior estrela da seleção de basquete masculino dos EUA (apelidada de “Dream Team”). Esteve nos jogos de 2012 e 2016, e está de volta para a edição em Tóquio. Na NBA, atualmente, ele joga pelo time Brooklyn Nets. Como vários jogadores de basquete ao longo da história, ele ganhou a própria linha de tênis em parceria com uma grande marca esportiva, aos 20 anos. Nesse caso, com a Nike, sua patrocinadora desde 2007.
A linha do jogador com a marca, Nike KD (originalmente Nike Zoom KD), teve o primeiro modelo lançado em julho de 2009 e ganhou mais 13 versões diferentes desde então; cada uma delas com uma série de variações de cores, as chamadas colorways. O KD 14, lançado em abril deste ano, trouxe um sneaker com cadarço, detalhe que os tênis assinados por Durant dispensavam desde o KD17. O designer Leo Chang é responsável por projetar as peças da linha.
Para este ano, Durant colaborou com o designer e amigo de infância Devonte Young, fundador da marca de streetwear Enspire, em duas colorways do modelo KD 13. A primeira collab havia sido em 2019, quando criaram uma coleção exclusiva do KD 12.
Masahiro Tanaka, com a Mizuno
Em abril do ano passado, a marca esportiva japonesa Mizuno lançou uma versão do tênis Mondo Control em parceria com o também japonês Masahiro Tanaka, jogador de beisebol. O esportista de 32 anos compôs o time New York Yankees ao longo de sete anos e retornou ao país de origem no início de 2021, onde agora joga pelo Tohaku Rakuten Golden Eagles.
O tênis assinado por ele para a Mizuno tem logotipos coloridos personalizáveis (destacáveis por meio de velcro) e foi pensado para manter qualidades como conforto, suporte e durabilidade. Entre os materiais, estão malha, couro, borracha e neoprene. Na parte traseira, carrega as letras MTXIX (pé esquerdo) e um desenho da silhueta de Tanaka (pé direito).
Allyson Felix, com a Athleta
A norte-americana Allyson Felix é a única representante do atletismo feminino com seis medalhas de ouro olímpicas para chamar de suas. Em sua quinta participação em uma Olimpíada, nos Jogos de Tóquio-2020 ela pode conquistar a sétima e se tornar a atleta mais premiada na modalidade.
Em sua primeira coleção para a marca Athleta, etiqueta esportiva que pertence à Gap, a atleta desenhou as peças junto com as designers da empresa. A primeira collab foi lançada em agosto de 2020 e a segunda, no último mês de junho.
“Em toda a minha carreira atlética, almejei criar uma linha de produtos para mulheres que as ajudasse a se sentirem confiantes e a verem seu valor”, afirmou Felix, em comunicado sobre a parceria. “Há mensagens nessas peças do Athleta que têm como objetivo inspirá-las e impulsioná-las.”
Nyjah Huston, com a Privé Revaux
O jovem norte-americano Nyjah Huston, de 26 anos, é uma dos grandes nomes do skate atualmente. Além de deter o maior número de medalhas de rua nos X Games, três dos quatro últimos títulos mundiais da categoria esportiva são dele. Aproveitando a estreia do skate como modalidade olímpica nos jogos de Tóquio, o astro skater criou uma coleção-cápsula de óculos em parceria com a marca Privé Revaux Eyewear.
A empresa de óculos, vale destacar, foi fundada por David Schottenstein (CEO da marca) em sociedade com o ator Jamie Foxx, a atriz Ashley Benson, e a atriz e cantora Hailee Steinfeld, em 2017. A label se destaca pelos preços acessíveis. Em comunicado, Huston comentou que descobriu a marca quando viu Foxx usando e, posteriormente, conheceu o proprietário. A partir daí, passou a criar a collab, que atrasou por causa da pandemia.
As armações foram desenvolvidas especialmente para permitir movimentos e manobras de skate sem que os óculos caiam do rosto e quebrem, situação que fazia Huston evitar usá-los. Na colaboração a paixão do skatista por Los Angeles, na Califórnia (EUA), inspirou três modelos de óculos nas cores preto e tartaruga, com opções de lentes em rosa, amarelo e azul.
Caeleb Dressel, com a Speedo
Com duas medalhas de ouro olímpicas, o nadador de 24 anos competirá nos Jogos de Tóquio nas categorias de 50 metros livres e 100 metros livres. A marca Speedo, especializada em acessórios para natação, é patrocinadora de Caeleb Dressel e lançou uma coleção de peças de banho em parceria com ele no mês de março. Pensado para o verão no Hemisfério Norte, o lançamento incluiu sungas, bermudas, biquínis e maiôs.
A estamparia dos produtos foi inspirada nas próprias tatuagens do nadador, criadas pelo artista James Cumberland, com elementos botânicos e águias no estilo conhecido como old school. “Foi realmente especial trabalhar com a Speedo para criar uma linha que me representa dentro e fora da água. Minha personalidade e uma obra de arte são perfeitamente retratadas com essa linha”, comentou Dressel.
Esta é a segunda vez que o Japão sedia os Jogos Olímpicos de Verão. A primeira foi em 1964. Além do skate, nesta edição tem a estreia de outros esportes: beisebol, caratê, escalada, softbol e surfe.
A próxima edição ocorrerá em Paris, na França, em 2024. Depois, a sede será Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. Nessa quarta-feira (21/7), a cidade australiana de Brisbane foi confirmada como a sede dos jogos de 2032.
Colaborou Hebert Madeira