Off-White foi a marca mais quente nos meses finais de 2019
A plataforma de pesquisas de moda Lyst divulgou o ranking das marcas e dos produtos mais procurados no último trimestre da década passada
atualizado
Compartilhar notícia
O estilista Virgil Abloh acha que o streetwear “vai morrer” nos anos 2020. Entretanto, pelo que indica o levantamento trimestral da plataforma de pesquisas de moda Lyst, ele está bem vivo por enquanto. No último trimestre de 2019, a Off-White ocupou novamente o primeiro lugar entre as 20 marcas mais quentes do ranking, que também compila os produtos femininos e masculinos mais desejados. Entre eles, os queridinhos foram o cinto da Gucci com a logo GG e o casaco Maya, da Moncler.
Vem comigo saber os destaques do último trimestre da década de 2010!
Assim como a Off-White, Balenciaga e Gucci continuam no top 3 das marcas mais populares. Uma das líderes no segmento street de luxo, a grife de Virgil Abloh prossegue no radar de quem procura por camisetas, moletons e tênis, fatores que garantiram a coroa de 1º lugar mais uma vez.
A label se destacou entre outubro e dezembro de 2019 pelo novo logotipo e a abertura de uma nova loja em Miami. Além disso, foi escolhida como a marca do vestido de casamento de Hailey Bieber, cujas fotos foram divulgadas em outubro.
Em 2º lugar, a Gucci também teve algumas novidades durante esse período. Entre elas, a abertura das pop-up stores Gucci Pin, as camisetas para a linha comercial do novo álbum de Harry Styles, bem como a iniciativa CEO Carbon Neutral Challenge, lançada por Marco Bizzarri.
A Balenciaga ficou em 3º e lançou a bolsa Hourglass (7º item feminino mais popular). Também vestiu Emma Watson na premiere de Adoráveis Mulheres e revelou produtos em parceria com o World Food Programme. Sob a direção de Demna Gvasalia (ex-Vetements), a label se tornou uma das maiores representantes do streetwear na lista.
Confira o top 20:
1. Off-White (posição anterior: 1)
2. Gucci (3)
3. Balenciaga (2)
4. Moncler (14)
5. Versace (4)
6. Fendi (7)
7. Prada (5)
8. Valentino (6)
9. Saint Laurent (9)
10. Burberry (8)
11. Stone Island (11)
12. Nike (12)
13. Givenchy (13)
14. Bottega Veneta (16)
15. Vetements (10)
16. Yeezy (25)
17. Acne Studios (24)
18. Canada Goose (32)
19. Dr. Martens (31)
20. Loewe (20)
A Lyst descreve o segmento street como “a força mais poderosa da moda”, mas reconhece que o futuro da indústria seguirá um rumo mais sustentável e menos street. Inclusive, iniciativas sustentáveis impulsionaram o interesse por marcas como Prada, Burberry e a própria Gucci. Outras já recorrentes no top 10, como Fendi, Valentino e Saint Laurent, continuam em posições de destaque.
Mesmo com as promoções de Black Friday e do Singles Day, e a temporada de festas de fim de ano, várias marcas da lista se destacaram pelas compras de preço total, explica a plataforma. Enquanto isso, algumas etiquetas foram procuradas pela demanda de produtos sazonais, como Canada Goose, Dr. Martens e Acne Studios. A Moncler saltou 10 posições, e foi para o 4º lugar.
A metodologia desta edição do levantamento consistiu em analisar “o comportamento de compras on-line de mais de nove milhões de compradores mensais [durante três meses] pesquisando, navegando e comprando moda de 12 mil designers e lojas virtuais”. Também leva em conta dados de pesquisas no Google, no próprio site da Lyst e fatores como menções nas redes sociais e taxas de conversão e vendas.
Produtos mais populares
O cinto Gucci com a logo GG já pode ser considerado um clássico do Lyst Index. Esta é a 9ª vez que a peça aparece na lista de femininos em menos de três anos, e a segunda em que ocupa o primeiro lugar. Nos últimos três meses do ano passado, a busca pelo item best-seller teve uma média de 165 mil pesquisas mensais.
Em 2º lugar, as sandálias Gilda, da marca Amina Muaddi, fazem sua primeira aparição na lista. Elas conquistaram celebridades como Kendall Jenner e Hailey Bieber. O hype gerou um aumento de 73% nas visualizações da grife e 60,5 mil buscas mensais pelo calçado. Por falar em footwear, as botas de solado tratorado Monolith (3º lugar), do outono/inverno 2019 da Prada, também fizeram sucesso.
Um dos destaques da Bottega Veneta no trimestre, a versão mini da bolsa The Pouch aparece na 4º posição. Jennifer Lopez, que se apresentou no intervalo do último Super Bowl, ajudou a alavancar o interesse pelos chinelos Scuffette II, da Ugg. Na Lyst, as pesquisas pelo calçado aumentaram 474%, garantindo o 9º lugar na lista.
Entre as peças masculinas, o maior destaque foi o casaco Maya, da Moncler. O ranking inclui tênis das marcas Alexander McQueen, Yeezy e Nike, casacos Diag e Barbour, colete Moncler, gorro Acne Studios, calça cargo Stone Island e um cachecol de lã da Gucci. De maneira geral, houve muito interesse em peças pretas e de alta performance.
Colaborou Hebert Madeira