metropoles.com

O que faz de alguém um ícone fashion? O padrão de beleza ainda é regra

O reconhecimento como ícone fashion é frequentemente mais influenciado por padrões de beleza do que pelo impacto na moda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
bella hadid
1 de 1 bella hadid - Foto: Reprodução/Instagram

O que diferencia uma pessoa que se veste bem de um ícone fashion? A inovação e a singularidade do estilo são suficientes, ou características físicas também são consideradas? A verdade é que esse reconhecimento é, em parte, reservado a um padrão de beleza, enquanto pessoas fora do tipo dominante são desconsideradas nos elogios.

Vem entender!

bella hadid padrão de beleza esilo icone fashion icon - metrópoles
Considerada por muitos como fashion icon, Bella Hadid pouco apresenta inovações na moda

A magreza dos corpos, a raça ou os traços vistos como ideais frequentemente são considerados atrativos para que a pessoa receba mais destaque e elogios por seus looks. Muitas vezes, combinações simples, como jeans e camiseta, são enaltecidas quando usadas por quem se enquadra nesses padrões.

Ser considerado um ícone da moda é algo frequentemente reservado a quem já ocupa um lugar de privilégio, mesmo que as escolhas de estilo sejam pouco ousadas ou inovadoras. Um exemplo pôde ser visto recentemente, quando as redes sociais exaltaram, sem descanso, a finalista do MasterChef 2024 Giorgia Paladini como uma referência de estilo, mesmo que esse nunca tenha sido o objetivo da catarinense.

Giorgia se veste bem, sem dúvida: ela combina peças clássicas e básicas de forma natural, mas nada disruptivo ou inovador. Para muitas mulheres negras ou gordas, essa mesma construção visual poderia ser ignorada e tratada apenas como mais um estilo entre todos os outros no programa.

georgia masterchef padrão de beleza esilo icone fashion icon - metrópoles
Giorgia foi a vice-campeã do MasterChef 2024

 

georgia masterchef padrão de beleza esilo icone fashion icon - metrópoles
Estilo da participante é exaltado pela audiência

Fashion sim, mas ícone?

Essa diferença de percepção é baseada em um sistema que privilegia determinados corpos e desqualifica outros. A mesma camiseta branca e jeans que são vistos como fashion em corpos magros e brancos podem ser considerados sem graça, inadequados ou, até mesmo, vulgares em corpos que fogem ao padrão.

Isso fica evidente quando analisamos outras figuras da moda. Bella Hadid, por exemplo, é celebrada globalmente por seu estilo, mesmo que simples. Será que suas escolhas seriam igualmente enaltecidas em corpos fora dos padrões? Da mesma forma, celebridades como Lizzo, apesar de serem extremamente criativas e impactantes em suas escolhas de moda, enfrentam críticas muito mais severas e menos validação unânime.

bella hadid padrão de beleza esilo icone fashion icon - metrópoles
Bella Hadid

 

lizzo padrão de beleza esilo icone fashion icon - metrópoles
Lizzo transmite personalidade nos looks

 

lizzo padrão de beleza esilo icone fashion icon - metrópoles
A artista já chamou os críticos de “gordofóbicos”

Ser um ícone fashion é muito mais fácil para quem já ocupa um lugar de validação social. Esse reconhecimento deveria ser conquistado pela capacidade de ir além do que se espera na moda, comunicada de forma única, mas é, em grande parte, limitado a quem atende a um conjunto restrito de critérios visuais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?