O Ponto Firme: documentário detalha coleção de crochê criada por detentos
Dirigido por Laura Artigas, o filme mostra os bastidores da produção de peças desfiladas no São Paulo Fashion Week N45
atualizado
Compartilhar notícia
Durante a 45ª edição do São Paulo Fashion Week, o Projeto Ponto Firme veio à tona. No evento, o público de moda nacional conheceu a iniciativa, idealizada pelo estilista Gustavo Silvestre, que ensina crochê para detentos em São Paulo. Todo o processo de produção da primeira coleção foi registrado e será revelado em um documentário, lançado no mês que vem.
Vem comigo!
O Projeto Ponto Firme foi criado em 2015. Desde então, Gustavo Silvestre ministra workshops de crochê para homens sentenciados, dentro da Penitenciária II Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos. O objetivo é gerar transformação. Por meio das aulas, os participantes caminham rumo à ressocialização e garantem remissão de pena.
Com roteiro e direção de Laura Artigas, o documentário O Ponto Firme foi produzido pela BR153 Filmes. Durante nove meses, o trabalho manual foi gravado e clicado. A fotografia é assinada por Freddy Leal, Karla da Costa e Felipe Bentivegna.
“Foi a experiência mais intensa e transformadora que já vivi. Quis trazer para o filme um registro fiel do que aconteceu lá, com o mínimo de interferência possível – em um clima meio slice of life – uma história bem demarcada em um espaço e em um período de tempo”, destacou a diretora, em entrevista ao portal FFW.
As gravações começaram em 2017. Apresentado em abril do ano seguinte, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, o compilado foi inspirado no dia a dia dos presos e no anseio por liberdade. O resultado é repleto de cores e texturas.
O fundador do São Paulo Fashion Week celebrou a participação. “Ter esse projeto dentro do evento reafirma nosso compromisso com a sociedade de mostrar que a moda, o design e o fazer criativo podem realmente mudar a vida das pessoas”, declarou Paulo Borges, na época.
O filme será exibido no São Paulo Fashion Week N50, que acontecerá entre 4 e 8 de novembro. Contudo, é possível se inscrever digitalmente para assistir ao conteúdo previamente.
Neste ano, a semana de moda completa 25 anos. Devido à pandemia, a programação será inteiramente digital. Vale destacar que, anteriormente, a organização havia cancelado a edição N49, de abril, por causa do novo coronavírus.
“Chegamos a desenhar um formato híbrido, observando todos os protocolos de saúde, com uma estrutura física reduzida e restrição de público. Mas concluímos que seria inevitável a concentração de inúmeros profissionais que atuam nos bastidores dos desfiles e que, apesar de todos os cuidados, ficariam expostos a riscos”, informou o evento em comunicado, divulgado em setembro.
Assista ao trailer:
Colaborou Rebeca Ligabue