metropoles.com

Nova York é a próxima parada de exposição com retrospectiva da Dior

Após passar por grandes cidades, a mostra Christian Dior: Designer of Dreams abre as portas nos Estados Unidos em setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Long Museum/Divulgação
Bar Suit na exposição Christian Dior - Designer of Dreams em Xangai
1 de 1 Bar Suit na exposição Christian Dior - Designer of Dreams em Xangai - Foto: Long Museum/Divulgação

Chegou a vez de Nova York, nos Estados Unidos, receber a grande e elogiada exposição Christian Dior: Designer of Dreams. A mostra estreou em Paris (França) e, desde então, passou por Londres (Reino Unido) e Xangai (China). Agora, uma versão atualizada e baseada nas anteriores ocupará o espaço Beaux-Arts Court do Brooklyn Museum entre 10 de setembro deste ano e 20 de fevereiro de 2022. Até então, a última exposição de retrospectiva da grife francesa em NY havia sido a do Metropolitan Museum of Art, em 1996.

Vem saber mais detalhes!

@dior/Giphy/Reprodução

Nova edição da exposição

A curadoria da versão nova-iorquina da mostra está sob os cuidados de Florence Müller, profissional especializada em arte têxtil e moda da Avenir Foundation no Denver Art Museum, que também trabalhou na edição de estreia, em Paris. O curador sênior de moda e cultura material do Brooklyn Museum, Matthew Yokobosky, também colaborou com a realização do projeto.

As novidades da versão atualizada da exibição inclui projetos de Christian Dior (1905-1957) expostos pela primeira vez, além de pinturas e trabalhos de renomados fotógrafos norte-americanos, como David LaChapelle e Annie Leibovitz. Criações do próprio Dior e de diretores artísticos que o sucederam, de Yves Saint Laurent (1936-2008) a Maria Grazia Chiuri (que ocupa o cargo atualmente), aparecerão “justapostos” com peças do próprio acervo do museu.

A evolução da label e a visão de cada designer que a dirigiu também serão detalhes explorados. Toda a mostra inclui mais de 200 produções de alta-costura da maison, a exemplo da famosa silhueta conhecida como New Look, além de arquivos em vídeo e foto, croquis, acessórios e elementos vintage de perfumes.

O átrio central do Beaux-Arts Court foi remodelado para simular um jardim encantado sob um céu estrelado, fazendo jus às inspirações de Christian Dior na natureza e na arte. A última sala exibe vestidos usados por grandes estrelas de Hollywood, a exemplo de Grace Kelly (1929-1982) e Jennifer Lawrence.

Exposição Christian Dior: Designer of Dreams
Clique da exposição Christian Dior: Designer of Dreams no Victoria & Albert Museum, em Londres

 

Exposição Christian Dior: Designer of Dreams
A exposição estreou em Paris, em 2017, e passou por Londres (2019) e Xangai (2020)

 

Exposição Christian Dior: Designer of Dreams
Agora, será a vez de Nova York recebê-la, no Brooklyn Museum

 

Exposição Christian Dior: Designer of Dreams
A versão atualizada da mostra e baseada nas anteriores tem curadoria de Florence Müller, em colaboração com Matthew Yokobosky

 

Relação com os EUA

Vale destacar que o Brooklyn Museum exibiu o trabalho de Christian Dior na mostra Dois Séculos de Elegância da Moda Francesa, de 1949. A atual diretora criativa da linha feminina da grife, Maria Grazia Chiuri, comentou em comunicado citado pelo WWD que, na época, o museu exibiu miniaturas de criações de grandes costureiros franceses, como ato de gratidão do órgão dirigente da alta-costura aos EUA. A boneca com o vestido do couturier é um dos itens que estarão em exibição em setembro.

Para Chiuri, levar uma nova mostra da marca ao país será uma forma de relembrar esse vínculo, já que a exposição de 1949 fez com que o museu fosse o primeiro a adquirir uma peça da Dior. “Acho maravilhoso reviver esse laço e esse legado cultural; é fundamental celebrar a ligação entre a Dior e os Estados Unidos, tão importante para transformar Monsieur Dior e sua marca em uma força internacional”, compartilhou a estilista italiana.

Detalhes da exposição Christian Dior - Designer of Dreams em Londres
O icônico Bar Suit, de Christian Dior

 

Detalhes da exposição Christian Dior - Designer of Dreams em Xangai
Este clique é da exposição em Xangai, assim como os dois abaixo

 

Detalhes da exposição Christian Dior - Designer of Dreams em Xangai
Em Nova York, a exposição vai de setembro deste ano a fevereiro de 2022

 

Detalhes da exposição Christian Dior - Designer of Dreams em Xangai
Christian Dior começou a fazer sucesso nos Estados Unidos logo no começo da maison

 

Prelúdio da fama

Christian Dior lançou a primeira coleção de sua casa de moda homônima em fevereiro de 1947 e, desde o começo, teve uma ótima recepção na imprensa dos Estados Unidos. O apelido “New Look”, por exemplo, foi atribuído às suas primeiras criações pela influente editora-chefe Carmel Snow, da Harper’s Bazaar.

Em 1948, o couturier viajou pelos Estados Unidos e abriu sua primeira filial em Nova York, na Quinta Avenida. A curadora Florence Müller considera esse como o “prelúdio da fama mundial” da maison.

Vale lembrar que, ano passado, a Dior disponibilizou um documentário gratuito no YouTube sobre os bastidores da mostra em Paris, que estreou em 2017. A obra tem quase uma hora de duração e legendas em português. Assista:

Colaborou Hebert Madeira

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?