No dia do Oscar 2020, veja o estilo das indicadas a Melhor Atriz
Cythia Erivo, Charlize Theron, Renée Zellweger, Scarlett Johansson e Saoirse Ronan são as concorrentes da 92ª edição
atualizado
Compartilhar notícia
A 92ª edição da principal premiação do cinema acontece neste domingo (09/02/2020). Uma das estatuetas mais cobiçadas e aguardadas da cerimônia é a de Melhor Atriz. No Oscar 2020, concorrem na categoria as talentosas Cythia Erivo, Renée Zellweger, Charlize Theron, Scarlett Johansson e Saoirse Ronan. A coluna preparou o perfil fashion de cada uma. Você já tem a sua favorita?
Vem comigo!
A coluna já mostrou que a categoria de Melhor Figurino promete. Entre os concorrentes, estão os longas O Irlandês, Jojo Rabbit, Coringa, Adoráveis Mulheres e Era Uma Vez em… Hollywood.
Além disso, a expectativa é alta para saber o destaque de Melhor Documentário. Afinal, há uma produção brasileira na disputa. Diretora de Democracia em Vertigem, Petra Costa só vai usar marcas nacionais no red carpet do evento, da roupa até as joias.
Todo mundo sabe que a premiação não atrai só os olhares de quem curte filmes e documentários. Há, também, quem acompanhe a cerimônia só para ficar de olho nos melhores e piores looks dos convidados, principalmente das concorrentes à categoria de Melhor Atriz.
Veja o estilo de cada indicada e saiba o que esperar:
Cythia Erivo
Filha de nigerianos, Cynthia Erivo nasceu em Londres, na Inglaterra. Ela é atriz, cantora e compositora. A primeira chance ao Oscar veio neste ano. Além de Melhor Atriz, a britânica pode levar o prêmio de Melhor Canção Original, por Stand Up, do mesmo filme.
Única negra indicada nas categorias de atuação, Erivo estrelou o longa Harriet. A produção dirigida por Kasi Lemmons conta a história de uma mulher que escapou da escravidão e depois se transformou em ativista política abolicionista, ajudando outros escravos a fugirem dos Estados Unidos durante a Guerra Civil.
Em entrevista à BBC, a atriz abordou a falta de diversidade e representatividade na premiação. Ela afirmou que está na hora de a indústria cinematográfica fazer um balanço e “descobrir como isso acontece”. “Espero que este ano seja um ponto de virada para todos, porque estamos falando sobre isso em voz alta e agora podem começar a fazer algumas mudanças”, opinou.
Quando o assunto é moda, Cynthia Erivo arrasa. A artista sabe quais modelagens e cores funcionam extremamente bem para ela.
Com a ajuda do stylist Jason Bolden, ela escolhe looks impactantes, que misturam modernidade e exuberância. Volumes e texturas compõem os visuais quase performáticos.
Charlize Theron
Nascida em Joanesburgo, na África do Sul, Charlize Theron é uma das celebridades do momento. Ela se tornou uma das atrizes mais requisitadas de Hollywood.
Quando interpretou a serial killer Aileen Wuornos, em Monster – Desejo Assassino (2003), ganhou seu primeiro Oscar. Recentemente, fez o papel da jornalista Megyn Kelly em O Escândalo, que rendeu a possibilidade de ser selecionada como Melhor Atriz na cerimônia deste ano.
O stylist Leslie Fremar trabalha com a atriz desde 2008. O profissional contou à Vogue que os papéis de Charlize no cinema influenciam as escolhas para red carpets.
Além disso, os dois têm um relacionamento de longa data com a Dior. “Eles realmente se importam e sabem o que funciona para ela, por isso é sempre um alívio fazer roupas com eles para a noite”, afirmou Fremar. A atriz também escolhe peças de outras grifes.
Ao longo da carreira, Charlize Theron passou por várias transformações de estilo. Atualmente, a sul-africana prioriza uma pegada minimalista e elegante. Contudo, nesta temporada de premiações, a atriz experimentou formas surpreendentes e cores vibrantes.
Renée Zellweger
No que depender da crítica especializada, Renée Zellweger é a preferida para levar Oscar. Pela performance em Judy: Muito Além do Arco-Íris, a atriz já levou o Bafta 2020 de Melhor Atriz e também o Independent Spirit Awards.
Renée viveu uma história baseada em fatos reais: transformou-se para viver Judy Garland e interpretou as músicas sem dublagem. O filme mostra vivências profissionais e também pessoais, como abusos e o vício em remédios. A cantora homenageada no longa morreu em 1969.
Há cerca de 20 anos, a norte-americana era uma das queridinhas de Hollywood. Foi indicada ao Oscar por três anos consecutivos e recebeu a estatueta pelo trabalho em Montanha Gelada (2004).
Em 2010, ela deu um tempo na carreira e ficou afastada da indústria. Voltou ao cinema com o lançamento de O Bebê de Bridget Jones, em 2016. No ano passado, além de Judy, protagonizou a série Dilema.
No quesito fashion, Renée Zellweger tem o auxílio da consultora de moda Petra Flannery. Em eventos, investe em shapes rebuscados e até esculturais. A silhueta marcada sempre consta. No dia a dia, não dispensa uma boa calça jeans.
Scarlett Johansson
O talento de Scarlett Johansson é inegável. Ela começou a atuar durante a infância e estreou no cinema aos 9 anos de idade, como filha do personagem de John Ritter na comédia O Anjo da Guarda (1994). De lá para cá, o sucesso só aumentou.
Em 2020, a norte-americana foi indicada pela primeira vez ao Oscar e mostrou que não brinca em serviço. Devido à atuação em Jojo Rabbit, ganhou destaque a ponto de disputar a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante. Já o troféu de Melhor Atriz pode vir por História de um Casamento, produção em que ela encara o drama de uma separação e participa de diálogos marcantes.
Vale destacar que conquistar duas indicações em um mesmo ano não é algo tão comum. Só aconteceu 12 vezes em mais de 90 edições do Oscar.
Na moda, Scarlett demonstra que é versátil. Vai do clássico ao extravagante, passando pelo sexy, com facilidade. Mais uma prova de que a atriz não se prende a apenas uma versão de si mesma.
Em aparições recentes nas premiações, preferiu vestidos trabalhados e cheios de detalhes, como plumas, bordados e caudas volumosas. Para eventos menos formais, ela se jogou na combinação de cropped e calça.
Saoirse Ronan
A jovem Saoirse Ronan concorre ao prêmio de Melhor Atriz pela personagem em Adoráveis Mulheres. A trama é sobre quatro irmãs que crescem enquanto os EUA atravessam a Guerra Civil.
Trata-se da quarta indicação que ela recebe, com apenas 25 anos. A primeira, de Melhor Atriz Coadjuvante, foi pelo filme Desejo e Reparação, de 2007.
Irlandesa radicada nos Estados Unidos, Ronan tem um estilo romântico e delicado, mas não perde a intensidade. A stylist Elizabeth Saltzman contou que, durante a turnê de Little Women, os looks de Saoirse foram pensados para refletir a personagem Jo March: “Uma mulher forte e feminina, com um pouco de masculinidade misturada”, destacou a consultora em entrevista à Variety.
“Saoirse não é uma boneca, então, garanto que ela esteja sempre confiante e confortável”, completou Elizabeth. Em geral, as combinações da atriz incluem texturas e materiais suaves, como renda, seda e tricô.
O tempo para assistir às produções indicadas e dar o seu palpite está terminando. Na categoria mais importante, a de Melhor Filme, nove trabalhos disputam o troféu: 1917, Parasita, Ford vs Ferrari, O Irlandês, Jojo Rabbit, Coringa, Adoráveis Mulheres, História de um Casamento e Era Uma Vez Em… Hollywood.
Colaborou Rebeca Ligabue