metropoles.com

No aniversário de Bob Dylan, saiba mais sobre sua musa, Edie Sedgwick

Aproveito a data para lembrar a mulher que inspirou o artista. Além de atriz, ela foi pintora, modelo e ícone da década de 1960

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
1 de 1 - Foto: Getty Images

Edie Sedgwick era cheia de qualidades. Considerada a verdadeira it girl e ícone da moda e do cinema underground dos anos 1960, marcou uma geração. Ousada e charmosa, ela era puro estilo. Na intimidade, convivia com Andy Warhol e foi uma das grandes paixões do cantor e poeta Bob Dylan, vencedor do Oscar, Pulitzer e, mais recentemente, do Nobel de Literatura. Admirada por ambos os artistas, ficou famosa pelos vestidos trapézio, botas thigh high, cabelo curto e loiro. Mas principalmente pelas meias-calças usadas na época em que saia com Warhol.

Por dançar jazz e ballet, o look fazia parte do seu dia a dia. Usava a peça como legging, combinando apenas com um casaco por cima. Vem daí a minha paixão por meia-calça.

Ela era grunge antes de existir o grunge. Moderna para a época, Edie usava brincos enormes, vestidos curtos, collants e sobrancelhas marcadas.

Conheça mais sobre a it girl que sempre me inspirou. Vem comigo!

Nascida em 20 de abril de 1943, Edie Sedgwick teve uma trajetória relativamente curta e conturbada, mas os 28 anos vividos foram suficientes para se tornar um símbolo americano. Dona de um estilo único, ela participou de filmes como Poor Little Rich Girl, Kitchen, Vinyl e Ciao Manhattan.

Era a sétima de oito filhos de uma família tradicional e milionária. Passou a infância em um rancho na Califórnia e, desde cedo, enfrentou dificuldades: perdeu dois de seus irmãos e teve muitos problemas com o pai. Ao longo dos anos, desenvolveu vício em drogas e bebida.

Estudou arte em Harvard, Boston, e mais tarde mudou-se para Nova York, onde conheceu Andy Warhol por intermédio de Tennessee Williams. Foi o artista quem a transformou em superstar dos filmes underground. O estúdio dele, o Factory, ficava em um prédio antigo e era ponto de encontro entre músicos e socialites.

Entre 1963 e 1965, o estúdio foi reconhecido por veículos importantes da mídia, como Time e Vogue, graças ao talento de Sedgwick. No mesmo período, pintou o cabelo de loiro platinado para combinar com o de Warhol.

Nessa época, ela conheceu Bob Dylan. Juntos, viveram um love affair bastante conturbado, principalmente devido ao ciúme que Dylan sentia de Warhol. A relação não durou, mas a jovem americana continuou sendo musa do cantor.

Em 1971, ela se casou com Michael Post. Em novembro do mesmo ano, uma overdose deu fim à vida de Edie. Pouco antes de sua morte, fez aparições com a banda Velvet Underground. O grupo escreveu a música Femme Fatale sobre ela, que também adorava dançar.

O filme Factory Girl, lançado em 2007, levou para as telas a trajetória da atriz. Na época, Bob Dylan acionou seus advogados para tentar impedir a estreia. O cantor ficou incomodado, pois, no longa, Sedgwick é vista sendo abandonada por ele e passando por uma grave depressão.

Até hoje, há muitos mistérios e controvérsias sobre Edie Sedgwick. Mas há uma certeza: ela nasceu para brilhar e sempre será uma estrela.

Andy Warhol Archives/Reprodução
Edie com brincos enormes. Sua marca registrada

 

InStyle Magazine/Reprodução
Com Andy Warhol, ela usa um de seus looks clássicos: collant, meia-calça e brincos longos

 

Getty Images
Edie Sedgwick dançando com a banda Velvet Underground, uma das minhas favoritas

 

Bert Stein/Reprodução
Cílios postiços e pinta desenhada na bochecha

 

Getty Images
Foto de Edie Sedgwick em exposição na cidade Nova York, em 2005

 

Veja a galeria com mais fotos de Edie Sedgwick:

4 imagens
Andy Warhol e Edie Sedgwick
Andy Warhol checando a luz para Edie no set de gravação
Edie Sedgwick para Vogue, em 1966
1 de 4

Andy Warhol acendendo cigarro de Edie no set de filmagem

Getty Images
2 de 4

Andy Warhol e Edie Sedgwick

Getty Images
3 de 4

Andy Warhol checando a luz para Edie no set de gravação

Getty Images
4 de 4

Edie Sedgwick para Vogue, em 1966

Getty Images

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Rebeca Ligabue

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?