Nike e Gucci são as marcas de moda favoritas da geração Z. Veja lista
A geração Z tem duas marcas queridinhas: a esportiva Nike e a grife Gucci. O ranking do Business of Fashion aponta ainda Adidas e Zara
atualizado
Compartilhar notícia
O portal de negócios de moda Business of Fashion (BoF) divulgou, nesta semana, uma pesquisa que traça o perfil consumidor da geração Z. O grupo, composto por jovens entre 12 e 25 anos, tem como marcas favoritas a esportiva Nike e a grife italiana Gucci. Nomes como Adidas e Zara também aparecem na lista.
Vem ver!
Os adolescentes de hoje são os clientes de amanhã. Por isso, as marcas precisam modernizar seus produtos e sua estratégia de marketing para alcançar novos públicos. Para ajudar essas empresas, o Business of Fashion publicou o relatório Gen-Z and Fashion in the Age of Realism (Geração Z e a Moda na Época do Realismo, em tradução livre).
O objetivo? Entender o perfil desses consumidores – o que os influencia a comprar, por exemplo, e quais as suas marcas favoritas. A pesquisa ouviu mil adolescentes dos Estados Unidos e foi feita em parceria com a empresa Juv Consulting.
Após a coleta de dados, o BoF chegou ao ranking de marcas favoritas da geração Z. A esportiva Nike ganhou de lavada. A Gucci, que ficou sem segundo lugar, foi a única do segmento luxo a aparecer no top 10.
Análises possíveis
O Business of Fashion acredita que o sucesso da Nike entre os adolescentes e jovens adultos se deve ao design casual, mas elegante e criativo, das roupas e dos acessórios. O preço acessível também entra na conta.
À fama da Gucci, o BoF credita a parceria da grife italiana com a empresa de jogos Roblox. A presença de itens da label em games como The Sims, Pokémon Go e Animal Crossing gerou identificação e desejo na geração Z.
Pesquisas anteriores destacaram que os adolescentes levam em conta questões como sustentabilidade e diversidade na hora de consumir. A quantidade de nomes do fast fashion na lista, porém, reforça que o discurso nem sempre tem respaldo na realidade. Marcas que procuram ser mais sustentáveis tendem a ter preços mais altos, o que pode afastar o consumidor.