metropoles.com

Nike acusa Skechers de copiar seus tênis pela quarta vez

Em processo movido nessa segunda-feira (28/10/2019), gigante dos esportes voltou a sugerir que a concorrente se apropria de seus designs

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem/Divulgação/Nike/Skechers
Capa-Nike-x-Skechers1
1 de 1 Capa-Nike-x-Skechers1 - Foto: Montagem/Divulgação/Nike/Skechers

A Nike acaba de mover seu quarto processo contra a rival Skechers. Segundo a gigante dos esportes, a etiqueta norte-americana teria usado recursos patenteados pela empresa em seus produtos. O novo litígio chega com ares de vingança, já que, recentemente, a label perdeu um embate judicial contra a concorrente que durava cinco anos.

Vem comigo saber mais!

Em 2014, o grupo Nike acusou a Skechers de se apropriar de uma tecnologia patenteada pela Converse, que integra o catálogo de etiquetas do conglomerado. De acordo com a gigante dos esportes, os modelos Twinkle Toes, Daddy’$ Money e Hydee Hi-Top teriam uma entressola muito parecida com as usadas pela sua subsidiária.

Reprodução/Skechers
O modelo Twinkle Toes é um dos calçados que têm entressola parecida com a da Converse

 

Reprodução/Skechers
Já o Daddy’$ Money lembra um modelo com salto embutido da tradicional etiqueta

 

Reprodução/Converse
Este é modelo que teria originado a criação da Skechers

 

Depois de perder a disputa em duas instâncias, em 2015 e 2016, a Nike resolveu apelar à Comissão de Comércio Internacional. Mas, no dia 17 deste mês, o juiz Charles E. Bullock concordou com os colegas que avaliaram o caso anteriormente.

Para ele, a patente não foi violada por qualquer um dos itens mencionados na reclamação da Nike e, ainda que isso tivesse acontecido, os produtos foram lançados antes de 2001, ano em que a companhia registrou a entressola.

“Estamos satisfeitos com a decisão do juiz Bullock, que reconheceu que a Skechers já usa este tipo de entressola muito antes de a Converse adquirir quaisquer direitos de marca. Inúmeros julgamentos reconheceram, repetidamente, que os modelos Twinkle Toes e Bobs da Skechers são claramente diferentes do Chuck Taylor, e é improvável que um dia os consumidores confundam os produtos”, disse Michael Greenberg, presidente da Skechers, em comunicado.

Após a acusação ter sido julgada em três instâncias, a Nike parece ter desistido da briga, mas não da guerra. Em uma ação movida em 30 de setembro, a label alegou que a rival estava apostando em “versões skecherizadas” dos modelos VaporMax e Air Max 270.

Reprodução/Skechers
Tênis da Skechers teria tecnologia de amortecimento e design parecidos com o VaporMax, da Nike

 

Reprodução/Nike
Modelo VaporMax. Realmente, existem algumas semelhanças

 

Reprodução/Skechers
Outra tecnologia alegadamente inspirada na gigante dos esportes

 

Reprodução/Nike
O modelo que teria servido de referência para o tênis anterior

 

A Skechers respondeu com um anúncio de página inteira no New York Times, no qual chamou a concorrente de “valentona” e afirmou que a empresa se aproveita de “seus vastos recursos para reprimir a concorrência na sala de audiências, em vez de competir no mercado”.

Agora, em um processo iniciado nessa segunda-feira (28/10/2019), mais um capítulo da confusão ganha forma, pois a Nike voltou a sugerir que a concorrente copia suas criações. Para a gigante dos esportes, os modelos Dots e Mega da linha Skech-Air Jumpin’ usam o mesmo sistema de amortecimento desenvolvido pela Nike.

Reprodução/Skechers
Skech-Air Jumpin’ Dots é o novo alvo da Nike

 

Reprodução/Skechers
A variação Mega da linha Skech-Air Jumpin’ também teria violado uma patente da empresa

 

“Em vez de inovar em seus próprios visuais e tecnologias, a Skechers prefere copiar os designs de seus concorrentes, ao usar tecnologias criadas por terceiros para ganhar participação de mercado”, afirmou a empresa na denúncia. Será que desta vez a Nike ganha uma?

 

Colaborou Danillo Costa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?