Nike acusa Skechers de copiar seus tênis pela quarta vez
Em processo movido nessa segunda-feira (28/10/2019), gigante dos esportes voltou a sugerir que a concorrente se apropria de seus designs
atualizado
Compartilhar notícia
A Nike acaba de mover seu quarto processo contra a rival Skechers. Segundo a gigante dos esportes, a etiqueta norte-americana teria usado recursos patenteados pela empresa em seus produtos. O novo litígio chega com ares de vingança, já que, recentemente, a label perdeu um embate judicial contra a concorrente que durava cinco anos.
Vem comigo saber mais!
Em 2014, o grupo Nike acusou a Skechers de se apropriar de uma tecnologia patenteada pela Converse, que integra o catálogo de etiquetas do conglomerado. De acordo com a gigante dos esportes, os modelos Twinkle Toes, Daddy’$ Money e Hydee Hi-Top teriam uma entressola muito parecida com as usadas pela sua subsidiária.
Depois de perder a disputa em duas instâncias, em 2015 e 2016, a Nike resolveu apelar à Comissão de Comércio Internacional. Mas, no dia 17 deste mês, o juiz Charles E. Bullock concordou com os colegas que avaliaram o caso anteriormente.
Para ele, a patente não foi violada por qualquer um dos itens mencionados na reclamação da Nike e, ainda que isso tivesse acontecido, os produtos foram lançados antes de 2001, ano em que a companhia registrou a entressola.
“Estamos satisfeitos com a decisão do juiz Bullock, que reconheceu que a Skechers já usa este tipo de entressola muito antes de a Converse adquirir quaisquer direitos de marca. Inúmeros julgamentos reconheceram, repetidamente, que os modelos Twinkle Toes e Bobs da Skechers são claramente diferentes do Chuck Taylor, e é improvável que um dia os consumidores confundam os produtos”, disse Michael Greenberg, presidente da Skechers, em comunicado.
Após a acusação ter sido julgada em três instâncias, a Nike parece ter desistido da briga, mas não da guerra. Em uma ação movida em 30 de setembro, a label alegou que a rival estava apostando em “versões skecherizadas” dos modelos VaporMax e Air Max 270.
A Skechers respondeu com um anúncio de página inteira no New York Times, no qual chamou a concorrente de “valentona” e afirmou que a empresa se aproveita de “seus vastos recursos para reprimir a concorrência na sala de audiências, em vez de competir no mercado”.
Agora, em um processo iniciado nessa segunda-feira (28/10/2019), mais um capítulo da confusão ganha forma, pois a Nike voltou a sugerir que a concorrente copia suas criações. Para a gigante dos esportes, os modelos Dots e Mega da linha Skech-Air Jumpin’ usam o mesmo sistema de amortecimento desenvolvido pela Nike.
“Em vez de inovar em seus próprios visuais e tecnologias, a Skechers prefere copiar os designs de seus concorrentes, ao usar tecnologias criadas por terceiros para ganhar participação de mercado”, afirmou a empresa na denúncia. Será que desta vez a Nike ganha uma?
Colaborou Danillo Costa